DIAGNÓSTICO LINGUÍSTICO E CONTRASTIVO DE ELEMENTOS PARAMENTAIS DE LEITURA E ESCRITA DA LIBRAS POR MEIO DO SISTEMA SIGNWRINTING POR DISCENTES DO CURSO DE LETRAS=LIBRAS: LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Radjalma da Silva Teixeira (UFAL)
Alice Noia da Silva (UFAL)
Letícia Alanna da Silva Santos (UFAL)
O presente trabalho surgiu a partir do interesse em compreendermos um pouco o processo de aprendizagem da leitura e escrita da Língua Brasileira de Sinais – Libras por meio do sistema SignWriting, (SW). Tem como objetivo geral apresentar reflexões a respeito desse processo no decorrer da oferta de duas disciplinas no curso de Letras-Libras: Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, e como objetivos específicos, identificar as maiores dificuldades dos discentes nesse processo, e fazer uma comparação com registros de sinais coletados na plataforma SignPuddle que apresentam erros, a fim de verificarmos se essas informações coincidem ou não com as dificuldades apresentadas pelos discentes. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de STUMPF, (2005) e BARRETO & BARRETO (2015). Esse trabalho é de natureza qualitativa-quantitativa (BRIMAN, 2008), e a investigação concentrou-se especificamente na turma que cursou as disciplinas Escrita de Sinais 1 e Escrita de Sinais 2, nos períodos letivos 2022.1 e 2022.2, ofertadas no 4º e 5° períodos, respectivamente e cada uma com carga horária de 72 horas. Nesse sentido, foi realizado um questionário via Google Drive, com 17 discentes, os quais responderam, mediante suas experiências de atividades de leitura e escrita promovidas por ambas disciplinas, sobre o grau de dificuldade em relação a três aspectos na compreensão e escrita dos sinais, a saber: Configuração de Mão; Setas Básicas de Movimento – mão esquerda x mão direita / plano parede x plano chão; Orientação da Palma da Mão. Além do questionário, foi realizada uma pesquisa na plataforma SignPuddle, onde foram selecionados 20 sinais registrados contendo erros em sua escrita nos três aspectos mencionados anteriormente. Dentre os aspectos escolhidos para o estudo dessa pesquisa, identificamos a complexidade do parâmetro Movimento, em que, os erros na escrita dos sinais, tanto nos dados com os discentes do curso quanto os encontrados nos registros da plataforma SignPuddle, demonstram um significativo dinamismo e complexidade desse parâmetro na Libras, requerendo, dessa forma, um olhar mais aguçado e analítico na leitura e escrita dos sinais. No contexto do ensino do SW no curso de Letras-Libras, fica claro que os discentes sentem a necessidade de aprofundamento no estudo desse sistema de escrita, e que ao final da segunda disciplina, ainda há dúvidas e dificuldades na leitura e produção de textos. As dimensões apresentadas neste contexto não são exaustivas e não se limitam às discussões existentes. Elas devem permanecer abertas a novas abordagens metodológicas que possam surgir, permitindo uma continuidade e aprofundamento dessa investigação, com novas perspectivas e ferramentas analíticas disponíveis.
Palavras-chave: Letras-Libras. Escrita de Sinais. SignWriting.
Comissão Organizadora
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Me. Thiago Bruno de Souza Santos (UFAL)
Comissão Científica
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Anderson Almeida da Silva (UFPE)
Dr. Bruno Gonçalves Carneiro (UFT)
Dra. Camila Tavares Leite (UFU)
Dr. Charley Pereira Soares (UFMG)
Dra. Dayane Celestino de Almeida (Unicamp)
Dr. Guilherme Lourenço de Souza (UFMG)
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dra. Lígia dos Santos Ferreira (UFAL)
Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)
Dra. Miriam Royer (UFCA)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima (UFAL)
congressointernellis@gmail.com
Publicação dos anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguística de Línguas de Sinais | Internellis - celebrando os 10 anos do curso de Letras-Libras da UFAL.
ISBN: 978-65-01-25702-0