A ESCRÍTA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

  • Autor
  • Joseane dos Santos do Espírito Santo
  • Resumo
  •  

    Nos últimos anos as políticas públicas favoreceram o ingresso dos estudantes surdos no ensino superior. Nesse contexto, esses estudantes são expostos a diversos gêneros textuais que impulsionam a escrita acadêmica. A proposta aqui apresentada neste trabalho corrobora com a inquietação que Fiad (2015, p. 28) apresenta: “Como seria possível a inserção, no letramento acadêmico, de sujeitos que têm histórias de letramentos variadas, com práticas de leitura e escrita variadas, considerando as relações de poder e os conflitos existentes?”. Pensando no sujeito surdo, compreende-se que requer uma análise para além das práticas de letramento. Esse trabalho tem como objetivo analisar o processo de letramento acadêmico do estudante surdo no ensino superior. A fim de desenvolver as etapas da pesquisa, o trabalho objetiva também analisar como ocorre o letramento acadêmico dos estudantes surdos do ensino superior e investigar quais são as práticas de letramento acadêmico dos estudantes surdos. Para o embasamento teórico, buscamos os estudos sobre a leitura, a escrita e o letramento como práticas sociais que são apresentados por alguns autores (tais como: BARTON, 1994; GEE, 2000; STREET, 1994, 1995) a partir da concepção da escrita socialmente contextualizada. No campo dos Estudos Surdos, Fernandes (2014) aponta algumas dificuldades e lacunas no processo de letramento dos Surdos concluintes do ensino médio, o que contribui para as reflexões sobre a escrita do surdo no ensino superior. Os caminhos metodológicos que esta pesquisa emerge da Linguística Aplicada e pesquisa qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Para realizar o levantamento dos dados esse trabalho apresentará um recorte da análise documental de documentos que norteiam a inclusão desses estudantes no ensino superior, os PPC´S dos cursos e dos planos de curso de uma universidade. O trabalho encontra-se em andamento verificando como os documentos versam sobre a escrita acadêmica do surdo desde a seleção até o final do curso e as implicações que apresentam nos sujeitos surdos.

     

  • Palavras-chave
  • Escrita acadêmica. Surdos. Ensino Superior.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linguística Aplicada e Línguas de Sinais
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