Nos últimos anos as políticas públicas favoreceram o ingresso dos estudantes surdos no ensino superior. Nesse contexto, esses estudantes são expostos a diversos gêneros textuais que impulsionam a escrita acadêmica. A proposta aqui apresentada neste trabalho corrobora com a inquietação que Fiad (2015, p. 28) apresenta: “Como seria possível a inserção, no letramento acadêmico, de sujeitos que têm histórias de letramentos variadas, com práticas de leitura e escrita variadas, considerando as relações de poder e os conflitos existentes?”. Pensando no sujeito surdo, compreende-se que requer uma análise para além das práticas de letramento. Esse trabalho tem como objetivo analisar o processo de letramento acadêmico do estudante surdo no ensino superior. A fim de desenvolver as etapas da pesquisa, o trabalho objetiva também analisar como ocorre o letramento acadêmico dos estudantes surdos do ensino superior e investigar quais são as práticas de letramento acadêmico dos estudantes surdos. Para o embasamento teórico, buscamos os estudos sobre a leitura, a escrita e o letramento como práticas sociais que são apresentados por alguns autores (tais como: BARTON, 1994; GEE, 2000; STREET, 1994, 1995) a partir da concepção da escrita socialmente contextualizada. No campo dos Estudos Surdos, Fernandes (2014) aponta algumas dificuldades e lacunas no processo de letramento dos Surdos concluintes do ensino médio, o que contribui para as reflexões sobre a escrita do surdo no ensino superior. Os caminhos metodológicos que esta pesquisa emerge da Linguística Aplicada e pesquisa qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Para realizar o levantamento dos dados esse trabalho apresentará um recorte da análise documental de documentos que norteiam a inclusão desses estudantes no ensino superior, os PPC´S dos cursos e dos planos de curso de uma universidade. O trabalho encontra-se em andamento verificando como os documentos versam sobre a escrita acadêmica do surdo desde a seleção até o final do curso e as implicações que apresentam nos sujeitos surdos.
Comissão Organizadora
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Me. Thiago Bruno de Souza Santos (UFAL)
Comissão Científica
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Anderson Almeida da Silva (UFPE)
Dr. Bruno Gonçalves Carneiro (UFT)
Dra. Camila Tavares Leite (UFU)
Dr. Charley Pereira Soares (UFMG)
Dra. Dayane Celestino de Almeida (Unicamp)
Dr. Guilherme Lourenço de Souza (UFMG)
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dra. Lígia dos Santos Ferreira (UFAL)
Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)
Dra. Miriam Royer (UFCA)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima (UFAL)
congressointernellis@gmail.com
Publicação dos anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguística de Línguas de Sinais | Internellis - celebrando os 10 anos do curso de Letras-Libras da UFAL.
ISBN: 978-65-01-25702-0