A FORMAÇÃO DE DISCURSOS ENVOLVENTES SOBRE A DISCIPLINA DE LIBRAS POR DISCENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Autor
  • Denise Maria dos Santos Melo
  • Resumo
  • Devido a crescente presença de estudantes surdos das escolas, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornou-se disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores (Brasil, 2002), visando atender às especificidades linguísticas, metodológicas e culturais dos sujeitos surdos nesse espaço escolar. Assim, como parte do recorte da pesquisa de Mestrando realizada em 2024, esse trabalho tem como objetivo geral apresentar os Discursos Envolventes (Souto Maior, 2009, 2013), sobre a disciplina de Libras produzidos por estudantes ouvintes do curso de licenciatura em Letras-Português da UFAL campus Arapiraca e como objetivo específico descrever como esses Discursos Envolventes podem influenciar sua formação e atuação em sala de aula com os alunos surdos. Propomos para isso um estudo de abordagem qualitativa (Flick, 2009; André, 2005; Lüdke; André, 2022), de cunho etnográfico (Paiva, 2019), cujos instrumentos de construção de dados para essa etapa foram seleção e cotejo da produção de textos escritos no início e no final do semestre de 2023.2. Este trabalho insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada Indisciplinar (Moita Lopes, 2006), da LA Implicada (Souto Maior, 2022) e da análise discursiva bakhtiniana. Especificamente sobre a Libras e o ensino da Libras, centramo-nos nas reflexões de alguns autores como Pires (2018), Pires e Santos (2020), Quadros (2004, 2015, 2019, 2022) e Gesser (2006, 2009, 2008, 2019). Concluímos que esses Discursos Envolventes geram a formação de um loop discursivo, mas existe a possibilidade da quebrar desses loops, por meio de uma proposta curricular que parta dos problemas que vivenciamos nos territórios, na própria história do ensino de Libras, uma carga horária que considerasse a transdisciplinaridade dessa disciplina e por parte do professor de Libras, diante do cenário atual de marginalização e descriminação que circula sobre o surdo e sua língua, necessitam ter uma perspectiva e uma prática reflexiva metodológica.

  • Palavras-chave
  • Linguística Aplicada; Discursos Envolventes; Disciplina de Libras.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Linguística Aplicada e Línguas de Sinais
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  • Linguística Aplicada e Línguas de Sinais
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  • Políticas linguísticas e currículo
  • Lexicografia e Terminologia de Línguas de Sinais
  • Documentação de Línguas de Sinais

Comissão Organizadora

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Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
Dr. Alexandre Melo de Souza (UFAL)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
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Comissão Científica

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Dr. Guilherme Lourenço de Souza (UFMG)
Dr. Humberto Meira de Araujo Neto (UFAL)
Dr. Jair Barbosa da Silva (UFAL)
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Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges (UFAL)
Dra. Miriam Royer (UFCA)
Dr. Nágib José Mendes dos Santos (UFAL)
Dr. Paulo Rogério Stella (UFAL)
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congressointernellis@gmail.com

Publicação dos anais do II Congresso Internacional de Estudos em Linguística de Línguas de Sinais | Internellis - celebrando os 10 anos do curso de Letras-Libras da UFAL.

ISBN: 978-65-01-25702-0