Representação Surda em Histórias em Quadrinhos: Uma análise visual de “A Surda Absurda”

  • Autor
  • Ermans Quintela Carvalho
  • Co-autores
  • Jaqueline Vitória da Silva
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho traz como foco a análise dos elementos visuais da história em quadrinhos “A Surda Absurda”, da autora Cece Bell (2019), como recursos de aprendizagem acerca da representação, identidade e cultura surdas para crianças surdas. A referida história é narrada, de forma lúdica e autobiográfica, pela autora, que, ainda criança tornou-se surda. As experiências citadas no livro ocorrem no âmbito familiar, escolar e social. Objetiva-se compreender como os elementos visuais da história em quadrinhos “A Surda Absurda” contribuem para apreensão da representação, identidade e experiências de crianças surdas em uma cultura surda. De forma mais detida, propõe-se analisar a utilização de balões e de outros elementos gráficos como recursos visuais de aprendizagem, bem como discutir a relevância da representação visual das narrativas surdas para a conscientização sobre a comunidade surda. A pesquisa é fundamentada a partir das concepções de cultura surda (GESSER, 2012; QUADROS, 2019; STROBEL, 2018; entre outros), que englobam não apenas as línguas de sinais, como também as demais experiências e manifestações visuais do mundo surdo vivenciadas na comunidade. Baseia-se também nas reflexões acerca da aprendizagem de crianças surdas em ambientes que valorizem a expressão individual e coletiva das identidades surdas de forma visual (LIMA e SENNA, 2019). Ademais, fundamenta-se nos estudos dos elementos gráficos associados aos aspectos visuais das histórias em quadrinhos (EISNER, 1999; SCOVILLE e ALVES, 2018; VERGUEIRO, 2017). Em relação à natureza da metodologia utilizada, a pesquisa traz uma abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é exploratória, e, em termos de procedimentos técnicos, é caracterizada como bibliográfica (GRAY, 2012). A coleta de dados envolve a seleção de recortes das vinhetas da história em quadrinhos, com foco na análise dos balões e da história. O procedimento de análise inclui a identificação e interpretação dos recursos visuais utilizados para representar as experiências e a cultura surda. No que diz respeito aos resultados preliminares, destaca-se que as crianças surdas poderão reconhecer as experiências retratadas pela autora, familiares, escolares e sociais, como formas de identificação e representação da sua cultura. Identificou-se ainda que os elementos gráficos, como a supressão gradual ou total do texto em balões, a disposição das vinhetas e de outros recursos visuais da história em quadrinhos, podem ser utilizados de maneira a refletir a cultura e as línguas de sinais, facilitando a compreensão da narrativa e o aprendizado pelas crianças surdas. Conclui-se que as histórias protagonizadas por personagens surdos, em especial quando vivenciadas por autores também surdos, favorecem a pluralidade de representações e vivências na comunidade surda, sobretudo nas expressas visualmente na arte sequencial das histórias em quadrinhos, uma vez que as marcas de visualidade se sobressaem às marcas de escrita para crianças em processo de aquisição da língua.

  • Palavras-chave
  • Histórias em Quadrinhos. Representação Surda. Criança surda.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Linguística Aplicada e Línguas de Sinais
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