O ensino de pronúncia ocupa um lugar central no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, constituindo-se não apenas como um componente técnico da comunicação, mas como um elemento formador da identidade linguística e cultural dos aprendizes. No caso da língua espanhola, embora haja uma reconhecida proximidade lexical e estrutural com o português brasileiro, as diferenças fonéticas e fonológicas entre os sistemas sonoros exigem atenção pedagógica especializada. Sons específicos, variações fônicas regionais e dificuldades de percepção auditiva configuram desafios que afetam a inteligibilidade, a fluência e a segurança comunicativa dos estudantes, especialmente no contexto brasileiro.
A escassez de pesquisas consolidadas na área de ensino de pronúncia em espanhol, tanto no âmbito regional quanto nacional, foi um dos principais motivadores para a criação do I Simpósio Regional de Ensino de Pronúncia em Língua Espanhola (I SIMREPLE), cuja primeira edição se realizou de forma remota nos dias 26 e 27 de novembro de 2025. Idealizado por pesquisadores comprometidos com o fortalecimento da área, o evento nasceu com o propósito de fomentar diálogos entre universidade, escolas de educação básica e programas de formação docente, ampliando espaços de discussão sobre fonética, fonologia, variação linguística e práticas didáticas voltadas ao ensino de pronúncia.
Este simpósio representou um marco significativo para o Rio Grande do Norte e para a região Nordeste, localidades em que cresce a demanda por professores de língua espanhola e pelas reflexões sobre sua formação inicial e continuada. Além de promover debates sobre métodos, abordagens e técnicas de ensino de pronúncia, o evento integrou ensino, pesquisa e extensão, reafirmando a importância da articulação entre esses três pilares na formação de professores. Ao reunir docentes universitários, pesquisadores, estudantes, bolsistas de programas institucionais (como PIBID e Residência Pedagógica) e professores da educação básica, o Simpósio consolidou-se como um espaço plural de construção coletiva de conhecimento.
Os Anais do I Simpósio Regional de Ensino de Pronúncia em Língua Espanhola reúnem pesquisas, relatos de experiências, estudos teóricos e investigações aplicadas que dialogam diretamente com as demandas contemporâneas do ensino de línguas. Os trabalhos aqui apresentados exploram temas como interfonologia, variação fônica, estratégias didáticas, análise de materiais didáticos, formação docente e práticas inovadoras para o desenvolvimento da oralidade. São produções que revelam a vitalidade da área, demonstrando que o estudo dos elementos segmentais e suprassegmentais ultrapassa o âmbito teórico e se concretiza em práticas comprometidas com o desenvolvimento do aprendiz.
Ao publicar estes Anais, buscamos registrar e ampliar as reflexões que emergem desta primeira edição, contribuindo para fortalecer o campo de estudos fonéticos no ensino de espanhol, incentivar novos pesquisadores e promover uma formação docente sensível à diversidade linguística e cultural do mundo hispânico. Desejamos que este material inspire professores, estudantes e pesquisadores a aprofundar seus olhares sobre o ensino de pronúncia, reconhecendo-o como um componente essencial para a construção de uma competência comunicativa crítica, consciente e inclusiva.
Que este seja o primeiro de muitos encontros dedicados a fazer o espanhol soar diferente, com rigor científico, sensibilidade cultural e compromisso pedagógico.
Os organizadores,
José Rodrigues de Mesquita Neto
Maria Solange de Farias
Carla Aguiar Falcão
EQUIPE ORGANIZADORA
COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO
Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN)
Profa. Dra. Maria Solange Farias (UERN)
Profa. Dra. Carla Aguiar Falcão (IFRN)
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN/CAPF)
Profa. Dra. Maria Solange de Farias (UERN)
Profa. Dra. Carla Aguiar Falcão (IFRN)
Prof. Dr. José Ricardo Dordron de Pinho (CPII – RJ)
Profa. Dra. Carolina Gomes da Silva (UFPB)
Prof. Dr. Davidson Martins Viana Alves (UFBA)
Prof. Dr. Fabrício Paiva Mota (UFS)
Profa. Dra. Kátia Cilene David da Silva (UFC)
Profa. Dra. Aline Fonseca de Oliveira (UFRPE)
COMISSÃO DE MÍDIA E DIVULGAÇÃO
Profa. Ma. Leila Leita Santana (UERN⁄CAPF)
Bianca Beatriz da Silva Costa (UERN)
COMISSÃO DE MONITORIA
Esp. Gilson Cunha de Oliveira Neto (UERN/PPGE)
Maria Veridiane Alves (UERN/DLE/CAPF)