I SIMPÓSIO REGIONAL DE ENSINO DE PRONÚNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA (I SIMREPLE)

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De 26 a 27 de novembro Todos os dias das 08h00 às 22h00

Sobre o Evento

ANAIS DO EVENTO: PARA TER ACESSO AOS TRABALHOS PUBLICADO NO EVENTO, CLICAR EM: https://doity.com.br/anais/isimreple

IMPORTANTE: Todos os links das atividades serão enviados para o e-mail informado no momento da inscrição. Por favor, acompanhem a caixa de entrada e também a pasta de spam para garantir que recebam tudo direitinho.

INSCRIÇÕES EM MINICURSOS E OFICINAS: Solicitamos que todos realizem a inscrição prévia na atividade que desejam participar. Cada curso tem limite de 20 vagas. Para se inscrever, acesse o site do evento (https://doity.com.br/isimreple), clique em “inscrições” e depois em “inscrição em atividade”, insira o seu n° de inscrição e selecione a oficina ou minicurso desejado.

O ensino de pronúncia é um dos pilares do processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, pois envolve não apenas a inteligibilidade e a fluência comunicativa, mas também a construção da identidade linguística dos falantes em formação. No caso da língua espanhola, a proximidade lexical e estrutural com o português não elimina os desafios fonéticos e fonológicos que professores e aprendizes enfrentam, sobretudo no que diz respeito às diferenças entre os sistemas sonoros das duas línguas.

Assim, discutir o ensino da pronúncia, métodos, abordagens e técnicas é de grande relevância para a formação de professores de espanhol, contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes.

No contexto do Rio Grande do Norte, onde há crescente demanda pela formação de docentes de língua espanhola, o evento se torna espaço de diálogo entre instituições formadoras, professores da educação básica e pesquisadores, fortalecendo a consolidação da área. Em âmbito nacional, o evento colabora para a ampliação das pesquisas e práticas didáticas relacionadas ao ensino de pronúncia, fomentando a integração entre teoria e prática, ensino e pesquisa.

Além disso, observa-se a escassez de pesquisadores e de pesquisas na área, tanto em nível nacional quanto regional, o que motivou a idealização deste evento por parte de seus organizadores.

Em sua primeira edição, o evento será realizado de forma remota nos dias 26 e 27 de novembro de 2025, com o intuito de alcançar um público mais amplo.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os interessados em submeter trabalhos ao evento deverão encaminhar resumo expandido, conforme as normas estabelecidas pela comissão organizadora.

Os trabalhos submetidos deverão estar diretamente relacionados a, pelo menos, um dos seguintes eixos temáticos:

  1. Fonética e Fonologia;
  2. Pronúncia;
  3. Ensino de Pronúncia;
  4. Variação.

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos apresentados no evento, submetidos no formato de resumos expandidos, serão avaliados e publicados nos Anais do SIMREPLE, com ISBN e disponibilização em formato digital de acesso aberto.

Além da publicação nos anais, os trabalhos apresentados no evento poderão ser submetidos à avaliação cega e, se aprovados por dois pareceristas, publicados em formato de artigo em e-book. Serão selecionados até 15 artigos para compor a obra.

COMISSÕES

Comissão organizadora

Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN/CAPF)

Profa. Dra. Maria Solange de Farias (UERN)

Profa. Dra. Carla Aguiar Falcão (IFRN)

Monitores

Gilson Cunha de Oliveira Neto (UERN/PPGE)

Maria Veridiane Alves (UERN/DLE/CAPF)

Comissão científica

Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN/CAPF)

Profa. Dra. Maria Solange de Farias (UERN)

Profa. Dra. Carla Aguiar Falcão (IFRN)

Prof. Dr. José Ricardo Dordron de Pinho (CPII – RJ)

Profa. Dra. Carolina Gomes da Silva (UFPB)

Prof. Dr. Davidson Martins Viana Alves (UFBA)

Prof. Dr. Fabrício Paiva Mota (UFS)

Profa. Dra. Kátia Cilene David da Silva (UFC)

Profa. Dra. Aline Fonseca de Oliveira (UFRPE)

Comissão de mídia e divulgação

Profa. Ma. Leila Leita Santana (UERN⁄CAPF)

Bianca Beatriz da Silva Costa (UERN)

Palestrantes

  • Dra. Ana M. J. Pacagnini
  • Dr. José Ricardo Dordron de Pinho
  • Dr. Fabrício Paiva Mota
  • Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto

Programação

07h50 Palavras iniciais Abertura
Local: Online

Abertura com organizadores

08h00 - Dr. José Ricardo Dordron de Pinho Conferência de abertura Palestra
Conferência de abertura
Local: https://meet.google.com/ram-iext-nzt

Tema: O ensino de pronúncia em língua espanhola no Brasil: perspectivas e desafios

Palestrante: Prof. Dr. José Ricardo Dordron de Pinho (CPII – RJ)

14h00 Oficina 1 Oficina
Oficina 1
Local: Online

Oficina 1: Explorando a prosódia do espanhol: teoria e prática

Ministrante: Profa. Dra. Carolina Gomes da Silva (UFPB)

14h00 Minicurso 1 Minicurso
Minicurso 1
Local: Online

Minicurso 1: Aspectos sociocognitivos de sotaque e pronúncia: em foco, as sibilantes espanholas

Ministrante: Prof. Dr. Davidson Martins Viana Alves (UFBA)

14h00 Oficina 2 Oficina
Oficina 2
Local:

Oficina 2: Pronúncia na Sala de Aula: Recursos e Práticas

Ministrante: Profa. Dra. Carla Aguiar Falcão

14h00 Minicurso 2 Minicurso
Minicurso 2
Local: Online

Minicurso 2: Un idioma, muchas voces: variaciones de pronunciación en el mundo hispánico

Ministrante: Profa. Dra. Maria Solange de Farias (UERN)

19h00 - Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto, Dra. Ana M. J. Pacagnini Mesa-redonda Mesa-redonda
Mesa-redonda
Local: https://meet.google.com/dcb-rehc-qrx

Título: Fonética, fonología y enseñanza: intersecciones necesarias

Palestrantes:

Dra. Ana Maria Judith Pacagnini (Universidad Nacional de Río Negro)

Dra. Kátia Cilene David da Silva (Universidade Federal do Ceará)

Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

08h00 Sessão de comunicação Apresentação Oral
Local: Online

SIMPÓSIO TEMÁTICO 1

Trabalhos

  1. 08:00A influência da língua materna na produção oral de aprendizes hispanofalantes de PLA no IFRN: reflexões sobre o sistema vocálico do português e do espanhol

    • Autores: Emanoel Silva Ferreira; Girlene Moreira da Silva; Julia Monique Costa de Souza

  2. 08:25O yeísmo rehilado no espanhol rioplatense: variação fonética e identidade cultural nas músicas de Tini Stoessel

    • Autora: Catharine Simões de Freitas Santos

  3. 08:50A realização dos fonemas /e/ e /o/ na interfonologia de potiguares estudantes de espanhol

    • Autoras: Hérika Wirnna Ferreira W. Costa; Maria Solange De Farias

  4. 09:15Entre voces y acentos: la interfonologia de los segmentos vocálicos medios del español como lengua extranjera

    • Autor: Gilson Cunha de Oliveira Neto

  5. 09:40¡El español suena diferente!: Un análisis de las variantes fónicas en “Nuevo español en marcha” y reflexiones sobre la enseñanza de la pronunciación

    • Autor: Gilson Cunha de Oliveira Neto


SIMPÓSIO TEMÁTICO 2

Trabalhos

  1. 08:00Variação fônica e ensino de pronúncia: análise do livro didático ¡Sí, se puede!

    • Autores: Erica Laura Xavier Gama; José Rodrigues de Mesquita Neto

  2. 08:25O sistema vocálico do português e suas interferências nas vogais médias do espanhol: desafios perceptivos e produtivos

    • Autoras: Daniela Marques da Silva; Jackeline Joyce Lima Gomes; Ester da Fonseca Pinheiro

  3. 08:50As variedades fônicas entorno das letras "ll" e "y" do espanhol: um estudo teórico e prático

    • Autoras: Maria Isabely Ferreira da Silva; Jamile Leite de Souza

  4. 09:15Erros de pronúncia na língua espanhola

    • Autores: Graziele Moreira Nazario Alves; Igor Monteiro Tavares; Daiana Santos Machado

  5. 09:40Análise comparativa de três aplicativos móveis para o ensino de espanhol como língua estrangeira

    • Autores: José Oliveira da Conceição; Davi Santana Barrêto

  6. 10:05Entre [b] e [v]: um olhar fonético sobre a pronúncia do /v/ no espanhol em tempos de internacionalização

    • Autoras: Graziele Moreira Nazario Alves; Daiana Santos Machado; Maria Aparecida Carvalho Brugger


SIMPÓSIO TEMÁTICO 3

Trabalhos

  1. 08:00Aprender espanhol jogando: uma ferramenta para a prática de oralidade

    • Autoras: Clara Flôr Moreira de Oliveira; Carla Aguiar Falcão; Luana Beatriz dos Santos Silva

  2. 08:25Fonologia e fonética: uso de elementos contrastivos do português e do espanhol em atividades de ensino

    • Autoras: Taciana Dayane de Oliveira; Carla Aguiar Falcão

  3. 08:50Formação de professores/as e consciência fonológica: uma ação do projeto Lumi para a integração de crianças migrantes falantes de espanhol

    • Autores: Greice de Nóbrega e Sousa; Marcelo Gercino da Silva; Letícia Branco Goes Silva Sousa

  4. 09:15O ensino da oralidade em línguas adicionais: os desafios enfrentados nas escolas públicas de Recife - PE

    • Autora: Marielle Fernanda Marques de Miranda

  5. 09:40Sequência didática voltada para o ensino da pronúncia: visando melhorar a produção de ordens e pedidos em espanhol como língua adicional

    • Autoras: Maria José Leticia Freire da Silva; Carolina Gomes da Silva

19h00 - Dr. Fabrício Paiva Mota Conferência de encerramento Encerramento
Conferência de encerramento
Local: https://meet.google.com/akh-mzrz-ree

Tema: Pronúncia em sala de aula: experiências e desafios

Palestrantes: Dr. Fabrício Paiva Mota (UFS)

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Organizador

José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN), Maria Solange de Farias (UERN) e Carla Aguiar Falcão (IFRN)

O SIMREPLE é uma iniciativa interinstitucional organizada em parceria pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com a participação dos campi de Mossoró e Pau dos Ferros.