O projeto de pesquisa apresentado reflete sobre o desenvolvimento de projetos audiovisuais em escolas da rede pública a partir da experiência de 13 anos com o projeto MacacuCine realizado em Cachoeiras de Macacu, município do interior do Estado do Rio de Janeiro. O projeto em questão foi criado por estudantes de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense e tinha como objetivo central reaproximar os moradores da cidade do cinema. Os realizadores do evento perceberam que com o fechamento das salas comerciais na década de 90 o público desapareceu e que para a retomada destas atividades seria necessário contribuir para a formação de novas platéias e que para isso ser efetivo deveria acontecer a partir da escola. Neste sentido, foram propostas sessões de exibição de filmes de curta-metragem de produção nacional dentro das escolas (BRASIL, 2014). Depois de algumas edições surgiu a proposta de realizar Oficinas de Capacitação em Audiovisual. Ao longo do tempo, as oficinas se tornaram uma das principais ações do projeto, o que permitiu desenvolver uma metodologia própria através da qual foram produzidos mais de 60 filmes a partir de roteiros dos próprios alunos. As ações realizadas durante o ano letivo eram apresentadas no Festival Internacional de Cinema Escolar MacacuCine, que exibia produções realizadas em escolas do país e do mundo. O projeto ganhou visibilidade e a equipe começou a ser convidada para ministrar oficinas em outras cidades, como Foz do Iguaçu, Niterói e participar de eventos internacionais no Uruguai e na Argentina. A partir da experiência com o projeto MacacuCine foram identificadas uma série de questões que merecem atenção especial, como problemas desta pesquisa: as dificuldades do desenvolvimento de projetos culturais no ambiente escolar, falta de uma estabilidade em conseguir patrocínios fixos, rotatividade grande de alunos, falta de interesse por parte do professor, muitas vezes incompreensão da gestão da escola com o projeto, estar sujeito às mudanças com as alternâncias políticas que se enfrenta a cada dois anos, falta de uma política pública estruturada que garanta a vigência dos projetos. Assim, o objetivo da pesquisa é refletir sobre o desenvolvimento de projetos de uso das linguagens audiovisuais no ambiente escolar com o intuito de propor diretrizes para reforçar a difusão e o fortalecimento dessas ações. De modo geral, o projeto de caráter conceitual e prático se desenvolve a partir de um estudo de caso (LAKATOS, 2018) conjugado com outros procedimentos e instrumentos de pesquisa para produção e análise dos dados. A pesquisa teve início em 2020 e seguirá ao longo do ano de 2021, o trabalho começou com a sistematização das ações do projeto MacacuCine para na sequência, através de entrevistas com profissionais de destaque no campo do cinema e educação e revisão bibliográfica, identificar as principais ações e construir um pequeno histórico do campo do cinema e educação no Brasil. mapear a base legal e políticas de educação e cultura que dão sustentação a estas atividades; construir um referencial teórico que permita refletir de forma crítica sobre as experiências analisadas.
O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da IV Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - IV Semana ETC.
A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2020, em sua 4ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): Inteligência Artificial - A Nova Fronteira da Ciência Brasileira. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da IV Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o II Seminário de Ensino, o II Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o III Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 4º Encontro das Profissões, o 4º IF In Concert e Atividades Livres. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que permeiam a cultura e o conhecimento geral.
Comissão Científica
Débora Elena Speranza do Nascimento
Júlia Gabina Jogaib Lobo
Mariana Spacek Alvim
Michelle de Oliveira Abraão
Comissão Editorial
Débora Elena Speranza do Nascimento
Mariana Spacek Alvim
Michelle de Oliveira Abraão
Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Niterói
Coordenação de Extensão
E-mail: coex.cnit@ifrj.edu.br
Assessoria de Comunicação do IFRJ campus Niterói
E-mail: ascom.cnit@ifrj.edu.br
Portal Institucional
Redes sociais
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Comissão Organizadora - Portaria nº 01 de 12 de Junho de 2020
Bruno Silva de Moraes Gomes
Fátima Helena Martins de Oliveira
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Júlia Gabina Jogaib Lobo
Mariana Spacek Alvim
Michelle de Oliveira Abraão
Nathália Lopes de Gouvêa
Coordenação Geral
Michelle de Oliveira Abraão
Comissão Financeira
Fátima Helena Martins de Oliveira
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Comissão de Infraestrutura e Logística
Bruno Silva de Moraes Gomes
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Júlia Gabina Jogaib Lobo
Lenize do Nascimento Fontoura
Michelle de Oliveira Abraão
Nathália Lopes de Gouvêa
Comissão de Comunicação
Gabriel Rios Maia
Marília Nelas Milagres
Comissão de Parcerias
Fátima Helena Martins de Oliveira
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Confira matérias sobre as edições anteriores:
I Semana ETC (2017)
II Semana ETC (2018)
III Semana ETC (2019)