A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) do IFRJ campus NIterói é um evento de extensão que tem como objetivo divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2020, em sua 4ª edição, as atividades estão alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): Inteligência Artificial - A Nova Fronteira da Ciência Brasileira.
Durante os dias 20, 22, 27 e 29 de outubro de 2020, convidamos você a debater, refletir e aprender com a gente sobre a produção de conhecimento atravessada pela tecnologia. Nossa programação conta com palestras, seminários, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, workshops e apresentações artísticas - tudo online e gratuito, respeitando o contexto de isolamento social e desfrutando das potencialidades da internet.
Neste site, você encontra a programação completa, o acesso ao formulário de inscrição e as informações de contato da Coordenação de Extensão do IFRJ campus Niterói.
.
.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissão4º Encontro das Profissões Encontro com especialista · Fernando Sigal, Breno Vecci, Bruno Gomes, Bruno Pitta, Renato Cohen
Inteligência Artificial aplicada ao Mercado Financeiro Palestra · Bruno Pitta
[Pronunciamentos de abertura ]da IV Semana ETC Abertura · Eudes Souza, IFRJ, José Marcelo Velloso, Mariana Spacek, Michelle Abraão, Rafael Almada
Inteligência Artificial aplicada à saúde Palestra · Silvana Faceroli
[III Seminário ]de Pesquisa Seminário · Alice Moura, Alice Rancic, Anderson Lage, André Brito, Andréa Falcão, Anna Clara Penna, Elaine Cristina Passos, Gabriela Roque, Heloise Thompson, Jennifer Francis, Jorge Rodrigo, Kaylane de Cássia, Larissa Müller, Leticia Soares de Oliveira, Marcio Faustino, Maria Alice, Maria Eduarda Barreto, Maria Luiza Reis, Mariana Spacek, Matheus Felipe, Nathália Maia, Patrícia Freitas, Pedro Henrique Meira, Sérgio Luiz Rocha, Suellen Andrade, Tiago Barros, Vanessa Mota
Inteligência artificial: tecnologias e aplicações - mitos e verdades Palestra
Kkkrônicas: leitura interativa de uma literatura em rede Roda de Conversa · Milla Benício
Uso de ferramentas de tradução automática (Inglês -Português) para fins acadêmicos [ASSÍNCRONO] Minicurso · Luciana Bernardo
Data Science, Machine Learning e COVID-19: Como a pandemia está afetando a saúde mental de estudantes dos Institutos Federais? Palestra · Helvio Jr, Jonnathan dos Santos Carvalhoo
[II Seminário]de Extensão da Rede EPCT Seminário · Isis Villa, Janaína Rufino, Ana Clara Barbosa, Andressa Honorato, André Brito, Bruna Correia Coufal, Etiane Araldi, Jéssica Santos, Júlia Lobo, Kêila Pirovani, Larissa Gomes, Lívia Brum, Maria Eduarda Ilha, Maria Eduarda Marins, Michelle Abraão, Nathália Gouvêa, Raphaela Reis, Suelen Gonçalves Vasconcelos, Suellen Andrade
Economia Solidária e Tecnologias da Informação e Comunicação Palestra · Pedro Jatobá, Raphaela Reis
Oficina de prevenção de incêndio Oficina · André Brito, Juliana Castilho
O IFRJ tem seu charme [ASSÍNCRONO] Oficina · Marcus Azevedo, Valéria Alves
Literário do Clube de leitura IFRJ - Sermentes poéticas [ASSÍNCRONO] Sarau · Clauber Cruz, Suelen Gonçalves Vasconcelos
Vida sem fake: como parar de produzir e de distribuir informações e conhecimentos duvidosos? Workshop · Mariana Spacek, Michelle Abraão
[II Seminário ]de Ensino Seminário · Arben Hajrullah, Beatriz Cardoso, Felipe Velloso, José Marcelo Velloso, Letícia Caldas, Marcus Almeida, Mariana Spacek, Matheus Velloso, Monique Inocencio, Pedro Henrique Meira
4º IF In Concert - Festival Cultural Apresentação Artística · André Brito, Heloise Thompson, Michelle Abraão
Abertura do 4º Encontro das Profissões Abertura
Reserva: do sonho à realidade Palestra · Fernando Sigal
Empreendendo com a Mercatto Palestra · Renato Cohen
Computação: uma profissão transversal Palestra · Breno Vecci
O letramento crítico nas aulas de Língua Portuguesa e seus impactos na formação integral dos indivíduos Apresentação Oral · Gabriela Roque, Heloise Thompson, Nathália Maia
Literatro e o IFRJ campus Niterói: investigação dos impactos para a comunidade interna Apresentação Oral · Anna Clara Penna, Heloise Thompson
Friedrich Nietzsche e Luiz Antônio Simas: do Dionisíaco e Apolíneo grego ao Exusíaco e Oxalufânico carioca Apresentação Oral · Alice Rancic, Marcio Faustino, Tiago Barros
[Debate 1, 2, 3, 4 e 5]do III Seminário de Pesquisa Sessão de Perguntas
A percepção de barreiras para a prática de atividades físicas por estudantes do IFRJ Apresentação Oral · Anderson Lage
Mente ativa: como o jornalismo e a filosofia podem ser utilizados como instrumentos de esclarecimento na “Era da Informação” Apresentação Oral · Larissa Müller, Maria Eduarda Barreto
Reflexões acerca das perspectivas dos jovens em relação à plataformas digitais educacionais Apresentação Oral · Alice Moura, Maria Luiza Reis, Patrícia Freitas, Sérgio Luiz Rocha
Cine Humanidades - linguagens audiovisuais na escola Apresentação Oral · Andréa Falcão, Marina Espogeiro
Artistas e intelectuais negros - conheça mais sobre eles Apresentação Oral · Andréa Falcão, Cleia Marcelino
Histórias de vida de docentes do IFRJ campus Niterói como objeto de pesquisa histórica Apresentação Oral · Ana Clara Barbosa, André Brito, Jennifer Francis, Larissa Gomes, Maria Eduarda Ilha
Mulheres na informática Apresentação Oral · Kaylane de Cássia, Leticia Soares de Oliveira, Vanessa Mota
O Pink Money na formação técnica em Administração Apresentação Oral · Elaine Cristina Passos, Kaylane de Cássia, Vanessa Mota
Extensão universitária no IFRJ campus Nilópolis: notas preliminares Apresentação Oral
Cognição inventiva e dispositivos tecnológicos Apresentação Oral
Sistematização e estruturação de um sistema de inovação para suporte à criação de novos produtos eletrônicos Apresentação Oral · Maria Alice, Pedro Henrique Meira
Memes e (des)informação: os desafios dos novos letramentos Apresentação Oral · Jorge Rodrigo, Matheus Felipe, Suellen Andrade
Curso de capacitação online sobre a história e a cultura Afro-Brasileira e Africana Apresentação Oral · Andressa Honorato, Raphaela Reis, Suellen Andrade
Implementação de uma Incubadora Tecnológica de Economia Solidária no Campus Niterói Apresentação Oral · Etiane Araldi, Jéssica Santos
Direitos e autonomia para mulheres pós-pandemia Apresentação Oral · Kêila Pirovani, Michelle Abraão
[Debate sessões 1, 2 e 3]do II Seminário de Extensão da Rede EPCT Sessão de Perguntas
O projeto IF In Concert e a importância de atividades musicais na educação profissional científica e tecnológica Apresentação Oral · André Brito, Nathália Gouvêa
Inteligência Socioemocional: Reflexões sobre as fronteiras da Pandemia de Covid-19 Apresentação Oral · Isis Villa, Lívia Brum
IFRJ em ação: atividades esportivas e culturais no campus Niterói Apresentação Oral · Bruna Correia Coufal
Literatro: conjugação da linguagem digital e acesso Apresentação Oral · Júlia Lobo, Maria Eduarda Marins, Suelen Gonçalves Vasconcelos, Suellen Andrade
Elaboração de protótipos robóticos para participação em competições Apresentação Oral
[Palestra ]A Extensão e seus espaços: da representação ao discurso, no encerramento do II Seminário de Extensão da Rede EPCT Palestra · Janaína Rufino
O espelho de Narciso – atualidade de um conto de Machado de Assis frente a questões contemporâneas Apresentação Oral · Monique Inocencio
Um estudo de caso sobre o ensino de programação em escolas no Brasil e no Mundo Apresentação Oral
Blocos: meu primeiro contato com programação Apresentação Oral · Arben Hajrullah, Beatriz Cardoso, Felipe Velloso, José Marcelo Velloso, Letícia Caldas, Matheus Velloso, Pedro Henrique Meira
[Debate - ]do II Seminário de Ensino Sessão de Perguntas
[Roda de Conversa: ]Colocar a vida em ordem para (re)pensá-la durante e após a pandemia Roda de Conversa · Mariana Spacek
Ensino do gerenciamento da escrita Palestra · Marcus Almeida
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A Coordenação de Extensão do IFRJ campus Niterói é o setor responsável por estimular, orientar e executar as ações de extensão no Campus em consonância com as políticas de extensão dos Institutos Federais.
É responsável, também, por fortalecer a relação da extensão com a comunidade, ampliando as parcerias e o alcance dos projetos, além da promoção de cursos de extensão abertos às comunidades interna e externa, visando à formação, qualificação e treinamento profissional.
Falas institucionais
Engenheira Eletricista com mestrado e doutorado em Processamento Digital de Sinais. Professora dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação do Campus Juiz de Fora do IF SUDESTE MG. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas à Saúde e Coordenadora do LabTec Saúde.
Rafael Barreto Almada é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Doutor em Engenharia Química pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-aluno do IFRJ, possui formação em Técnico em Química (2001), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005), Licenciatura em Química (2009) e Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (2009) e Mestrado (2008) em Engenharia Química pela COPPE- Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD/UFF; Graduada em Pedagogia/UFJF; Coordenadora de Extensão e do Projeto Direitos e Autonomia para Mulheres Pós-Pandemia no IFRJ Campus Niterói; Conselheira Acadêmica de Extensão; Membro do GT de Elaboração do Manual de Extensão e Criação do Centro de Referência em Inovação Tecnológica Digital e Social pelo IFRJ; Presidente da Comissão Organizadora da Semana ETC
Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Trabalhou como docente na educação básica e ensino superior, onde lecionou disciplinas voltadas para a Geografia Humana e Regional. Atualmente é servidora do IFRJ – Campus Niterói, onde ocupa o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais.
Professora de Língua Portuguesa do IFRJ Campus Duque de Caxias; mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharel e licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Discente de licenciatura em dança na UFRJ e profissional sindicalizada do Movimento Charme
Coreógrafo, diretor artístico e profissional sindicalizado do Movimento Charme
Estudante do Curso Técnico em Administração no IFRJ campus Niterói. É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo às atividades de Extensão (PIBIEX Jr) através do projeto de extensão IF(RJ) In Concert: Atividades Musicais no campus Niterói, sob orientação do prof. André Souza Brito. Atualmente está regularmente matriculado no curso de canto coral no Centro Cultural da FAETEC.
É professor concursado no IFRJ. Ministra a disciplina História, nos cursos técnicos, e Desenvolvimento e a Crise Socioambiental, na Pós-Graduação. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o projeto de pesquisa “Trajetórias Educacionais e Profissionais de Docentes do IFRJ campus Niterói: história e memória” e o projeto de extensão “IF(RJ) In Concert: Atividades Musicais no campus Niterói”.
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), nas áreas de Filosofia Geral e de Ética, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Niterói.
Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CoPPI) no IFRJ/Campus Niterói.
Coordenadora do Laboratório de Humanidades (LABHUM) no IFRJ/Campus Niterói.
Membro do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Ambiente, Saúde e Sociedade (GEMASS).
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2016, na área de Bioética e Direitos Humanos.
Aluna do Ensino Médio Técnico em Informática, bolsista do programa de pesquisa Literatro e voluntária no projeto de extensão Literatro: Uma proposta de conjugação de linguagens.
Professor de Matemática, com especialização em Matemática e em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática e Mestrado em Matemática. Técnico Administrativo do IFRJ de 2007 a 2016 e após isso professor. Atualmente, além de professor do Ensino Técnico, da pós graduação e Diretor de Ensino do Campus Niterói, constrói e orienta alunos no grupo de desenvolvimento de aplicativos do Campus.
Estudante do Curso Técnico em Administração no IFRJ campus Niterói. É orientanda do prof. André Brito no projeto de pesquisa “Trajetórias Educacionais e Profissionais de Docentes do IFRJ campus Niterói: História e Memória”, atuando como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC EM) do IFRJ.
Estudante do Curso Técnico em Administração no IFRJ campus Niterói. É orientanda do prof. André Brito no projeto de pesquisa “Trajetórias Educacionais e Profissionais de Docentes do IFRJ campus Niterói: história e memória”, atuando como bolsista do Programa Jovens Talentos Para a Ciência, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Estudante do Curso Técnico em Administração no IFRJ campus Niterói. Sou orientanda do prof. André Brito no projeto de pesquisa “Trajetórias Educacionais e Profissionais de Docentes do IFRJ campus Niterói: História e Memória”, atuo como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC EM) do IFRJ.
Aluna do curso integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus- Niterói. Bolsista do NEABI (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas). Voluntária do Literatro: uma proposta de conjugação de linguagens. Integrante do projeto "Da piada a política: Um estudo dos memes mais populares da internet".
Aluna do curso integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus- Niterói. Bolsista do Literatro: uma proposta de conjugação de linguagens. Voluntária do NEABI (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas).
Professora de Gestão Pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus- Niterói. Coordenadora do projeto de extensão "Curso de Capacitação online sobre a História e a Cultura Afrobrasileira e Africana”.
Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no IFRJ/ Campus Niterói, atuando na disciplina de Matemática no Ensino Médio Integrado em Administração e na disciplina de Matemática Financeira no Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Administração. Coordenadora do Projeto de extensão "Turma OBMEP". Membro da Comissão Organizadora da IV Semana ETC.
Graduada em Psicologia (UFF), especialista em Clínica Psicanalítica (UFRJ), especialista em Psicoterapia Infanto-Juvenil (FIOCRUZ) e mestre em Saúde Coletiva (UFF). Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) e psicóloga na CoTP do IFRJ/Niterói. Membro do NEABI, do NAPNE, do LABHUM e do Projeto de Extensão Reflexões em Tempos de Pandemia de Covid-19: Qualidade de vida, Saúde e Políticas Públicas.
Possui doutorado (2017) e mestrado (2010) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017), especialização (2007) em leitura e produção de texto pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Letras - Português / Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus São Gonçalo. Tem experiência na área de ensino de língua materna, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento e desenvolvimento metalinguístico.
Aluna do Curso Técnico em Administração no IFRJ campus Niterói e estudante universitária de Letras português-japonês na UERJ. Escoteira, possui paixão por repassar todo conhecimento que adquirido. Monitora de Língua Portuguesa no IFRJ campus Niterói e professora voluntária de Língua Japonesa no 60° Grupo Escoteiro do Rio de Janeiro Imbuí.
Experiente diretor de tecnologia da informação no setor de serviços financeiros. Possui domínio das ferramentas de Engenharia de Sistemas e Melhoria de Processos de Negócios. Possui mestrado em Tecnologia da Informação com foco em Engenharia de Software
Diretor do Grupo BTG Pactual. Bacharel em Ciência da Computação (UFRJ). Experiência de atuação no setor financeiro.
Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG. Possui estágio técnico-doutoral na Université de Genève-Suíça em Análise do Discurso. É especialista em Extensão Universitária pela UFSJ e em Língua Portuguesa pela PUC-Minas. Atualmente é professora efetiva do IF Sudeste Campus SJDR Atua no momento ainda como Diretora de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do campus SJDR.
Graduada em Serviço Social (UFF) e Administração (UFF). Especialista em Gestão pela Qualidade Total - LATEC/UFF. Mestre em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (UFF). Assistente Social no IFRJ campus Niterói. Vice-Coordenadora do Nugeds. Membro do LABHUM e do Projeto de Extensão Reflexões em Tempos de Pandemia de Covid-19: Qualidade de vida, Saúde e Políticas Públicas. Conselheira do CRESS/RJ.
Mestrado em Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora de português e inglês IFRJ campus Niterói e coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do referido campus. Interesse em pesquisar as áreas de mulheres e direitos humanos, ensino de línguas e formação de educadores.
aluna do terceiro período do Ensino Médio Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Niterói. É bolsista do programa Jovens Talentos da FAPERJ no projeto “Literatro: uma proposta de aproximação dos alunos com o universo literário por meio da linguagem teatral”, coordenado pela professora Heloise Thompson.
Aluna do 2° período do curso técnico de administração integrado ao ensino médio. Bolsista do projeto IFRJ em Ação, voluntária dos projetos de Letramento Crítico e Iniciação em Tecnologias Aplicáveis a Marketing Digital. Tem como interesse temas como "educação" e "cultura".
Diretor de produto do Grupo Reserva. A Reserva conta com 1580 funcionários. A personalidade forte, o cuidado com o cliente, o design apurado e o investimento em inovação levaram a Reserva a se transformar em um grupo que hoje abriga 5 marcas. O grupo soma 65 lojas próprias nas principais capitais do Brasil, 8 franquias e tem presença em 1.400 multimarcas pelo país.
Aluna do segundo período do Ensino Médio Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Niterói. É bolsista PIBIC Jr no projeto de pesquisa “O letramento crítico nas aulas de Língua Portuguesa: percepções e impactos na formação integral dos indivíduos”, coordenado pela professora Heloise Thompson.
Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É líder do grupo Pesquisas em Línguas, Ensino e Aprendizagem (PLENA), coordenando projetos com foco em educação, cultura e ensino de Língua Portuguesa.
Aluna do segundo período do Ensino Médio Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Niterói. É bolsista do programa Jovens Talentos da FAPERJ no projeto de pesquisa “Por um ensino crítico de língua portuguesa: repensando a sala de aula”, coordenado pela professora Heloise Thompson.
Aluno do curso técnico integrado em informática do IFRJ Niterói, atua como bolsista do projeto "Uma Análise dos Setores de Serviços no Leste Fluminense: Saúde, Saneamento, Transporte, Assistência Social, Segurança Pública e Educação", e atua como voluntário no projeto "Programando em Blocos".
Aluno do curso técnico integrado em informática do IFRJ Niterói, bolsista do programa Jovens Talentos FAPERJ 2020, atuando no projeto "Programando em Blocos".
Responsável pela direção da marca Mercatto, bacharel em administração (UFF), MBA em finanças (IBMEC), Especializações em Marketing e Varejo (COPPEAD - UFRJ)
Jornalista graduada pela UFF, com especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado. Atualmente cursa pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias no IFRJ Campus Niterói. É fundadora e diretora executiva da Paiol Cultural, produtora cultural e de comunicação com foco em projetos de impacto social.
Psicóloga, doutora em Psicologia Social, professora do IFRJ Campus Niterói. Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Cultura Digital e coordenadora do projeto "Cognição inventiva e dispositivos tecnológicos"..
Aluna do curso de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Campus Rio de Janeiro). Bolsista PIBIC Jr
Aluna do curso de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Campus Rio de Janeiro). Bolsista PIBIC Jr
Prof. de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Campus Rio de Janeiro). Doutor em educação ProPEd/UERJ
Profa do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense
Estudante do Curso Técnico em Administração do IFRJ campus Niterói. É bolsista da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) através do projeto de pesquisa “Mente ativa: Como o jornalismo e a filosofia podem ser utilizados como instrumento de esclarecimento na “Era da informação”, sob a orientação da professora Mariana Spacek.
Estudante do Curso Técnico em Administração do IFRJ campus Niterói. É bolsista da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) através do projeto de pesquisa “Mente ativa: Como o jornalismo e a filosofia podem ser utilizados como instrumento de esclarecimento na “Era da informação”, sob a orientação da professora Mariana Spacek.
Estudante do curso de Meio Ambiente do Ensino Médio Técnico do IFRJ campus Rio de Janeiro. De agosto de 2019 a julho de 2020 participou do projeto de pesquisa “Apolíneo e Dionisíaco na Filosofia de Nietzsche” como pesquisadora PIVIC-Jr no IFRJ campus Rio de Janeiro.
Carlos Hilton é tradutor e intérprete de LIBRAS e coordenador do NAPNE no IFRJ Campus Niterói. É mestre em saúde, professor especialista em educação bilíngue para surdos, ensino, tradução e interpretação em LIBRAS, professor de educação inclusiva, pesquisador, escritor, palestrante e membro atuante na comunidade surda.
Débora Ricio é tradutora e intérprete de LIBRAS e coordenadora do NAPNE no IFRJ Campus Mesquita. É professora especialista em divulgação científica, professora de Letras - LIBRAS, pedagoga bilíngue, palestrante com experiência no ensino de LIBRAS na graduação, extensão, formação de professores e EaD.
Professora de Artes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e dos cursos de Pós graduação em Educação e Novas Tecnologias e Gestão de Projetos Ambientais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Niterói.
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias no IFRJ/Campus Niterói.
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Cultura Digital CNPQ.
Coordenadora da Comissão de Elaboração do Plano de Cultura do IFRJ.
Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), da Incubadora de Economia Solidária (ITES) e do Laboratório de Humanidades (LABHUM) no IFRJ/Campus Niterói.
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Antropologia.
Pós-doutoranda em Comunicação (UFF); doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ); professora adjunta do IFRJ-CNIT.
Aluno do curso técnico integrado em informática do IFRJ Niterói, atua como bolsista do programa "Treinamento Profissional do campus", e faz parte do projeto "Programando em Blocos".
Docente de português, inglês e literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Resende. Coordenador do projeto Clube de leitura do IFRJ – Sermentes Poéticas. Membro do NEABI IFRJ Resende.
Estudante do Curso Técnico em Administração no IFRJ campus Niterói. É orientanda do prof. André Brito no projeto de pesquisa “Trajetórias Educacionais e Profissionais de Docentes do IFRJ campus Niterói: história e memória”, atuando como bolsista do Programa Jovens Talentos Para a Ciência, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).".
Estudante do Ensino Médio Integrado em Informática, do IFRJ Campus Niterói, bolsista do projeto Uma Educação Feminista no Ensino de Língua Inglesa, vinculado ao programa PIBIC Jr. Tem interesse em diversidade de gênero e causas LGBT+.
Estudante do Ensino Médio Integrado em Administração, do IFRJ campus Niterói, bolsista do projeto "A bandeira da diversidade no IFRJ Campus Niterói: quais caminhos seguir?", vinculado ao programa Jovens Talentos para a Ciência. Tem interesse em pesquisar sobre diversidade de gênero e sexual e pautas sociais.
Docente de português, inglês e literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Niterói. Coordenadora do projeto Literatro: uma proposta de conjugação de linguagens. Membro do NEABI e do NUGEDS do campus Niterói. Membro do projeto Clube de leitura do IFRJ.
Aluna do curso integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus – Niterói. Integrante do projeto Literatro: uma proposta de conjugação de linguagens.
Professor de Filosofia do IFRJ campus Rio de Janeiro. Doutor, mestre, bacharel e licenciado em Filosofia pela UERJ. Líder do grupo de pesquisa FEST do CNPQ: https://festifrj.wordpress.com/. De agosto de 2019 a julho de 2020 coordenou o projeto de pesquisa “Apolíneo e Dionisíaco na Filosofia de Nietzsche” no IFRJ campus Rio de Janeiro.
Estudante do curso de Meio Ambiente do Ensino Médio Técnico do IFRJ campus Rio de Janeiro. De agosto de 2019 a julho de 2020 participou do projeto de pesquisa “Apolíneo e Dionisíaco na Filosofia de Nietzsche” como pesquisador bolsista PIBIC-EM no IFRJ campus Rio de Janeiro.
Aluno do curso integrado em informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Niterói, voluntário do projeto de iniciação em tecnologias aplicáveis a marketing digital e integrante do projeto Da piada a política: um estudo dos memes mais populares da internet
Aluno do curso integrado em informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Niterói, bolsista do projeto de iniciação em tecnologias aplicáveis a marketing digital e integrante do projeto Da piada a política: um estudo dos memes mais populares da internet.
Líder do Grupo de Pesquisa LAGEC, coordenador do curso técnico Integrado em Administração do IFRJ-CNIT, Doutor em economia. Tem experiência em empreendedorismo, políticas públicas e economia espacial.
16 anos, estudante do ensino médio técnico em informática do IFRJ campus Niterói, entusiasta na área de desenvolvimento software e games, futuro game-dev.
Possui graduação em Letras - Língua Inglesa pela Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Estudos da Linguagem pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). É professora do Instituto
Federal há 12 anos e recém chegada ao campus Niterói.
Estudante do curso técnico em Informática no IFRJ campus Niterói. Atua como bolsista do programa Jovens Talentos para a ciência da FARPEJ, no projeto de pesquisa "Programando em blocos".
Eudes Pereira de Souza Junior, Quimico Licenciado, Pos-Graduado em Engenharia de Produção e Docência Superior, Mestre em Metrologia e Qualidade, Ex-Aluno da ETFQ-RJ atual IFRJ, Diretor Geral e de Ensino do Campus Rio de Janeiro, Diretor Geral do Campus Niterói, Auditor Líder de Sistemas de Gestão ISO 9001 , ISO 17025, ISO 14001 e ISO 22000,Ex-Pesquisador do PRONAMETRO-MIDC-INMETRO.
Aluna do curso de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus - Niterói, orientanda da prof.ª Andréa Falcão. Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas - NEABI / CNIT. Voluntária do projeto de extensão "Curso de Capacitação online sobre a História e a Cultura Afrobrasileira e Africana”.
Tradutora e intérprete de LIBRAS na comunidade surda Tribo da LIBRAS. É pedagoga e tem experiência como mediadora. É membro atuante na comunidade surda.
Tradutora e intérprete de LIBRAS na comunidade surda Tribo da LIBRAS. É pedagoga habilitada em supervisão e administração escolar, professora do ensino fundamental e coordena o espaço de ensino da comunidade surda Tribo da LIBRAS. É membro atuante na comunidade surda.
Tradutora e intérprete de LIBRAS na comunidade surda Tribo da LIBRAS. É professora de Educação Física e especialista em tradução e interpretação em LIBRAS. Tem vasta experiência na prática esportiva como personal, natação, hidroginástica, treinamento funcional, dança adaptada e atividade para terceira idade. É membro atuante na comunidade surda.
Estudante do Ensino Médio Integrado em Informática, do IFRJ campus Niterói, ex bolsista do projeto Educação Feminista no Ensino da Língua Inglesa, vinculado ao programa PIBIC-EM e atual bolsista do projeto Sistematização e estruturação de um sistema de inovação para suporte à criação de novos produtos eletrônicos vinculado ao programa PIBIEx. Tem interesse em pesquisa sobre Informática, Linguística, Música, Física e Biologia.
Estudante do ensino médio técnico integrado de biotecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente, encontra-se no 7º período do curso. Sendo na atualidade, bolsista de iniciação científica no projeto: A percepção de barreiras para a prática de atividades físicas por estudantes do IFRJ.
Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ/COPPE/PESC)
Professor do IFRJ Campus Niterói. Vice Coordenador do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio.
Desenvolve pesquisas na área de Engenharia de Software com ênfase em Qualidade e Manutenção de Software (Grupo de Eng. de Software Experimental/PESC), e em Tecnologias aplicadas à Educação (Laboratório de Cultura Digital/IFRJ Niterói).
Bacharel em Ciência da Computação (UNICAP/UNISINOS), mestre em Gesta?o e Desenvolvimento Social (UFBA), Diretor do Instituto Intercidadania, Cooperado da EITA, Coordenador da Universidade Livre da Chapada Diamantina.
Aluna q gosta de pensar fora da caixa. Sempre amei tocar instrumentos musicais, jogar video game, e entender um pouco melhor de tudo ao meu redor. Como uma boa maker, procuro sempre desenvolver meu lado criativo e construir parte dos meus sonhos. Entrei no início do ano no IF e mesmo durante a pandemia, tem sido incrível ser aluna dessa instituição.
Doutor em Computação (UFF).
Professor do Instituto Federal Fluminense ( IFF) Campus Itaperuna. Atualmente é Coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFF Campus Itaperuna e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Sistemas Aplicados a Engenharia e Gestão (SAEG).
Desenvolve pesquisas nas áreas de Mineração de Dados, Inteligência Artificial, Data Science e Redes Sociais.
Estudante do curso técnico em informática do IFRJ Campus Niterói. Orientanda do Professor e Diretor Marcelo Velloso, atua como bolsista do projeto " Programando em blocos " do programa Jovens Talentos da FAPERJ.