A arquitetura e o sagrado — registro e exposição de capelas e igrejas da área rural do Vale do Ivaí

  • Autor
  • Jenifer Dos Santos Dias
  • Co-autores
  • Letícia Stéfany Aragão , Juan Gabriel Lunardelli Igunís , Geovana da Silva Mendes
  • Resumo
  • O presente projeto tem como tema as capelas e igrejas rurais do Vale do Ivaí, observadas sob a ótica da arquitetura vernacular. O estudo se concentra em evidenciar de que forma essas construções refletem os modos de vida, o convívio social e a produção cultural das comunidades que as circundam.

    O trabalho traz dois objetivos principais: levar esses espaços a conhecimento público, a fim de que eles e seus usuários, os moradores do campo da região, sejam valorizados; e evocar no público-alvo (jovens entre 11 e 15 anos) recordações ligadas a locais de culto, bem como a influência desses espaços na sua história de vida.

    Metodologicamente, o projeto desenvolve-se em três etapas: a visitação dessas capelas e igrejas, a fim de realizar fotografias e entrevistas semiestruturadas com indivíduos que conhecem a história do local; a ida até um colégio da rede estadual de Ivaiporã, visando transmitir o conhecimento obtido com o trabalho de campo à frente, efetuando, também, uma atividade que promove a integração do público-alvo com o estudo em questão, estimulando sua empatia; e, por fim, a divulgação dos registros obtidos com as visitas aos locais religiosos e ao colégio nas redes sociais, com o propósito de alcançar mais pessoas.

     

    Em suma, presume-se que o projeto trará valorização da produção cultural-arquitetônica regional e tradicional da área rural do Vale do Ivaí, ao colocar em foco as construções religiosas rurais, trazendo visibilidade ao espaço rural e seus habitantes. Além disso, almeja-se que o público atingido reconheça a importância das capelas rurais. Acredita-se que essa proposta irá promover um conhecimento mais plural e distinto sobre a arquitetura da região tanto aos graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo, quanto à população local, levando-os a compreender a relação entre sociedade e locais de devoção, e como essa relação influência em suas manifestações socioculturais.

  • Palavras-chave
  • capelas rurais, arquitetura vernacular, patrimônio cultural, Vale do Ivaí
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Projetos Integradores – Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Voltar
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Humanas e Sociais
  • Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
  • Ciências Jurídicas
  • Projetos Integradores – Ciências da Saúde
  • Projetos Integradores – Ciências Humanas e Sociais
  • Projetos Integradores – Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
  • Projetos Integradores – Ciências Jurídicas
  • Relatos de Experiência

Comissão Organizadora

MOSTRA ACADÊMICA CIENTÍFICA
João Felipe Marques da Silva
Mariana Nunes dos Santos Sismeiro
Thassila Deorce da Rocha
Ediane Cavalheiro
Paulo Roberto Goes
Patricia Carvalho Da Silva
Joyce Franciele de |Souza

Comissão Científica

 

 

Avenida Brasil, 45 | Centro
Ivaiporã - PR

E-mail: secretariageral@fatecivaipora.com.br

(43) 3472-0201
(43) 99848-0053 Secretaria

REVISTA ELETRÔNICA FATEC IVAIPORÃ

V.8 N. 01 Jan/Dez. ANO. 2025