Efeitos da atividade física na saúde cardiovascular em idosos institucionalizados

  • Autor
  • Leticia da Cruz Botolo
  • Co-autores
  • Flaviana Fernandes Cardozo , Ana Geovana Silva Santos , Lindamara Fernanda Bativa , Camila Oliveira de Andrade
  • Resumo
  • O projeto realizado no município de Jardim Alegre teve como principal objetivo conhecer melhor a realidade dos idosos da comunidade, por meio de uma pesquisa de campo voltada à saúde cardiovascular. Durante a atividade, foram aplicados questionários com perguntas simples e diretas sobre aspectos da saúde, acompanhamento médico, uso de medicamentos, hábitos de vida e prática de atividades físicas. Também foram observados fatores como convivência familiar, alimentação, sintomas frequentes e o nível de informação que os idosos possuem sobre prevenção de doenças cardíacas, buscando compreender como cuidam da saúde e enfrentam o processo de envelhecimento com autonomia e dignidade.

    A pesquisa foi conduzida de forma respeitosa, empática e acolhedora, garantindo que cada participante pudesse expressar suas experiências, sentimentos e opiniões com liberdade e confiança. Com os dados coletados, foi possível identificar que muitos idosos do município possuem histórico de pressão alta, diabetes e doenças cardíacas, mas também demonstram grande interesse em adotar hábitos mais saudáveis e participar de atividades físicas que promovam o bem-estar físico, mental e emocional.

     

    O projeto proporcionou aos estudantes envolvidos uma vivência prática, reflexiva e enriquecedora, aproximando-os da realidade social e dos desafios enfrentados pela população idosa. A experiência permitiu refletir sobre a importância da prevenção, do acompanhamento médico regular e do estímulo à prática de exercícios como forma de manter a autonomia, a autoestima e a qualidade de vida. Além disso, reforçou a necessidade de políticas públicas, programas de promoção à saúde e ações comunitárias que valorizem o envelhecimento ativo, saudável e feliz dos idosos de Jardim Alegre.

  • Palavras-chave
  • Atividade física; Idosos institucionalizados; Prevenção de doenças; Qualidade de vida;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Projetos Integradores – Ciências da Saúde
Voltar
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Humanas e Sociais
  • Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
  • Ciências Jurídicas
  • Projetos Integradores – Ciências da Saúde
  • Projetos Integradores – Ciências Humanas e Sociais
  • Projetos Integradores – Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
  • Projetos Integradores – Ciências Jurídicas
  • Relatos de Experiência

Comissão Organizadora

MOSTRA ACADÊMICA CIENTÍFICA
João Felipe Marques da Silva
Mariana Nunes dos Santos Sismeiro
Thassila Deorce da Rocha
Ediane Cavalheiro
Paulo Roberto Goes
Patricia Carvalho Da Silva
Joyce Franciele de |Souza

Comissão Científica

 

 

Avenida Brasil, 45 | Centro
Ivaiporã - PR

E-mail: secretariageral@fatecivaipora.com.br

(43) 3472-0201
(43) 99848-0053 Secretaria

REVISTA ELETRÔNICA FATEC IVAIPORÃ

V.8 N. 01 Jan/Dez. ANO. 2025