O artista pelas lembranças do mercado: notas sobre uma entrevista com um produtor musical

  • Autor
  • Igor Lemos Moreira
  • Resumo
  • Entre pesquisadores dedicados a interface entre História e Música, o uso da História Oral tem possibilitado tanto uma forma de preencher lacunas acerca daquilo que não é registrado na mídia ou em performances, como fornecido um novo campo de análise, voltado as formas como relatos (auto)biográficos representam músicos, produções e movimentos (SANTHIAGO, 2016). Mesmo que, anteriormente, o uso das entrevistas por biógrafos e jornalistas tenha sido comum, essa nova abordagem tem possibilitado problematizar o cunho personalista, partindo da análise das memórias para compreender o funcionamento das indústrias da cultura e suas implicações na produção artística. A presente comunicação se insere nesse movimento, com foco em um segmento especifico, e pouco abordado na historiografia: os produtores musicais. A partir de entrevista concedida pelo produtor estadunidense Larry Stessel ao pesquisador em 2021, tematizada por sua experiência como produtor da cantora Gloria Estefan nos anos 1980, esse trabalho visa compreender de que forma, anos após a experiência de trabalho com a artista, ele produz um sentido acerca da trajetória. Ao longo de mais de sua carreira, Stessel trabalhou com figuras como Michael Jackson, Celine Dion, Sting, Bom Jovi e Pearl Jam, sendo considerado como um dos principais produtores do grande circuito das indústrias fonográficas no final do século XX. Em sua entrevista, é possível perceber dois eixos narrativos fundamentais: a visão mercadológica do que significava ser um artista pop nos anos 1980; uma projeção de memória que centralizava a experiência de uma artista em torno de si e do mercado. Orientado pelos pressupostos teórico-metodológicos da História do Tempo Presente na interface com a História Oral, a comunicação pretende problematizar ambos os eixos, analisando a elaboração de um relato (auto)biográfico centrado em um individuo que tenta afirmar um espaço ocupado e diminuir a própria agência de outros sujeitos em sua trajetória.

  • Palavras-chave
  • História Oral; Produtor Musical; Memórias; Música Pop; História do Tempo Presente.
  • Área Temática
  • Comunicações orais
Voltar Download

15º Encontro Regional Sudeste de História Oral: Memória Corpo Mundo - Textos completos

 

Apresentação

O imperativo das medidas de distanciamento social desde o ano de 2020, a partir da eclosão da pandemia da Covid-19, recolocou para o campo da história oral uma ampla pauta de reflexões que envolve as relações entre a produção de conhecimento narrativo e participativo e o corpo. Formulada como um encontro intersubjetivo entre interlocutores dotados de propósitos, repertórios culturais, marcas identitárias e saberes distintos – portanto como uma experiência que ganha relevo e significado na diferença – a entrevista de história oral foi reavivada como um encontro que é também intercorpóreo.

De um lado, recorrer a ambientes virtuais de diálogo e realizar entrevistas à distância pode ter redefinido alguns dos parâmetros da prática consolidada de história oral. De outro, porém, instituiu também uma espécie de “saudade do corpo”, enfim revalorizado como elemento central na constituição dos sujeitos históricos e das relações sociais. Se as bases conceituais sempre caras à história oral – a memória, a narrativa, o diálogo – insinuavam timidamente a presença do corpo, o conceito que o traz para a frente da cena – o de performance – merece agora maior investimento e presentificação.

15º Encontro Regional Sudeste de História Oral: Memória, corpo, mundo, promovido pela Regional Sudeste da Associação Brasileira de História Oral e sediado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP no mês de junho de 2023, convida toda a comunidade de história oral a se engajar em uma reflexão coletiva sobre o mais concreto, mas não por isso o mais decifrável, de nossos instrumentos de trabalho: o corpo, familiar e estranho, finito e prenhe de possibilidades criativas e interpretativas. Superando o mero exame da linguagem corporal em situações de diálogo, a percepção do corpo instaura uma pauta de questões cuja abordagem é inadiável.

Quais as contribuições oferecidas pelos pesquisadores de história oral e memória aos estudos sobre o corpo, e vice-versa? Como o corpo e a performance têm sido explorados em práticas de pesquisa em história oral, ou como eles podem funcionar como disparadores para novas interpretações para pesquisas já realizadas? De que forma o engajamento da história oral com grupos minoritários atualiza-se diante de corpos considerados fora do padrão? Como podem as narrativas pessoais expressar, hackear e questionar os mecanismos de controle, educação e gestão dos corpos? Como podem os arquivos de história oral – entidades protéticas, que insinuam a própria ausência do corpo, ao tomar seu lugar – melhor refletir e transmitir a experiência viva do encontro? De que maneira as artes performáticas – a dança, o teatro, a música, a performance – têm não apenas investigado narrativamente as experiências dos sujeitos históricos, mas proposto coreografias corporais para compartilhá-las? Motivados por essas questões, os textos apresentados pelos participantes do evento são reunidos nesta publicação eletrônica.

 

Dados de publicação

Publicação: Associação Brasileira de História Oral | Local: São Paulo | Ano: 2023 | ISBN: 978-65-00408-39-3

 

Ficha catalográfica

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

___

S234m
Encontro Regional Sudeste de História Oral (15. : 2023 : São Paulo, SP).
Memória Corpo Mundo [recurso eletrônico] : Anais do 15º Encontro Regional Sudeste de História Oral / [coordenação] Ricardo Santhiago - -- São Paulo, SP : Associação Brasileira de História Oral, 2023.
Disponível em: https://doity.com.br/anais/memoriacorpomundo

Vários autores.
ISBN: 978-65-00408-39-3
1. História oral 2. Pesquisa qualitativa 3. Congressos I. Título.

CDD 394

___

Coordenação

Ricardo Santhiago (Unifesp; EACH/USP)

 

Comissão Científica
(Coordenação dos Simpósios Temáticos)

Alejandra Luisa Magalhães Estevez (UFF)

Ana Maria Camargo (FFLCH/USP)

Ana Maria Mauad (UFF)

Andrea Casa Nova Maia (UFRJ)

Bernardo Buarque (CPDOC/FGV)

Carlos Eduardo Pinto de Pinto (UERJ)

Daisy Perelmutter (EACH/USP)

Elizabete Marin Ribas (IEB/USP)

Joana Barros (Unifesp)

Juliana Muylaert Mager (UFF)

Juliana Pedreschi Rodrigues (EACH/USP)

Juniele Rabêlo de Almeida (UFF)

Lívia Morais Garcia Lima (Unifesp)

Marcel Diego Tonini (CRFB/MF)

Marcela Boni Evangelista (USP)

Marcelo Vilela de Almeida (EACH/USP)

Maria Sílvia Duarte Hadler (CMU/Unicamp)

Marina Mesquita Camisasca (Unifesp)

Marta Gouveia de Oliveira Rovai (Unifal)

Martin Jayo (EACH/USP)

Miriam Hermeto (UFMG)

Ricardo Santhiago (Unifesp; EACH/USP)

Samuel Silva Rodrigues de Oliveira (Cefet-RJ)

Soraia Ansara (EACH/USP)

Suzana Lopes Salgado Ribeiro (Unitau)

Wladimyr Sena Araújo (Unirio)

15º Encontro Regional Sudeste de História Oral: Memória Corpo Mundo
 

Realização

Associação Brasileira de História Oral (ABHO)
Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)
 

Apoio

Centro de Memória Urbana (CMUrb/Unifesp)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (GEPHOM/EACH-USP)
Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
 

Coordenação geral

Ricardo Santhiago, Diretor Regional Sudeste da Associação Brasileira de História Oral
Valéria Barbosa de Magalhães, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP

Comissão organizadora local

Daisy Perelmutter, Pós-doutoranda junto ao GEPHOM-USP
Marcelo Vilela de Almeida, Curso de Lazer e Turismo / ProMuSPP
Martin Jayo, Curso de Gestão de Políticas Públicas / ProMuSPP / PPG Estudos Culturais
Juliana Pedreschi Rodrigues, Curso de Lazer e Turismo / ProMuSPP
Ricardo Santhiago, PPG Estudos Culturais
Soraia Ansara, ProMuSPP
Valéria Barbosa de Magalhães, Curso de Lazer e Turismo / ProMuSPP
 

Comissão organizadora

Daniel Lopes Saraiva, Universidade de São Paulo
Joana Barros, Universidade Federal de São Paulo
Juniele Rabêlo de Almeida, Universidade Federal Fluminense
Lívia Morais Garcia Lima, Universidade Federal de São Paulo
Miriam Hermeto de Sá Motta, Universidade Federal de Minas Gerais
Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas
Natália Batista, Pesquisadora independente
Priscila Ferreira Perazzo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
 

Comissão científica

Ana Maria Mauad, Universidade Federal Fluminense
Andrea Casa Nova Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Angela Maria de Castro Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense
Bernardo Borges Buarque de Hollanda, Escola de Ciências Sociais
Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais, Betim
Maria Sílvia Duarte Hadler, Centro de Memória-Unicamp
Marieta de Moraes Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mario Sergio Ignácio Brum, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Samuel Silva Rodrigues de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e Laboratório de Estudo da História dos Mundos do Trabalho
Syrléa Marques Pereira, Pesquisadora independente