Esta pesquisa analisa os efeitos de sentidos em torno do discurso sobre o sucesso produzido por quatro matérias jornalísticas publicadas pelos sites UOL e G1. A partir dos postulados da Análise de Discurso, especificamente, Orlandi (1999, 2006, 2012), objetiva-se analisar as condições de produção desse discurso e compreender de que modo as matérias jornalísticas se entrelaçam pensando a memória discursiva. Para isso, nos utilizamos também das noções de paráfrase e de polissemia. Pelas análises, depreendemos que o discurso sobre o sucesso, ao operar na sociedade, normaliza situações de sofrimento extremo enfrentadas por indivíduos que precisam superar grandes desafios para ingressar no ensino superior. Através do estudo, foi possível entender que o discurso produzido pelos jornais digitais aponta a ideia de “esforço” e “merecimento” como determinante para alcançar o “sucesso”. Assim, esse discurso legitima e naturaliza desigualdades e a falta de ações eficazes por parte das instâncias políticas, responsabilizando unicamente os sujeitos pelas suas conquistas (ou ausência delas). Para a análise, além de Orlandi, a pesquisa se fundamenta no trabalho desenvolvido por Ramires (2012), que discute os sentidos sobre o sucesso no mercado de trabalho.
Comissão Organizadora
EDITORA PHILLOS ACADEMY
Comissão Científica