Cidade e Patrimônio: traçados coloniais e modos de leitura

  • Autor
  • Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta
  • Resumo
  • Este estudo incide sobre o discurso de tombo do Centro Histórico da cidade de Cáceres-MT/2010, produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN. Esse tecido discursivo toma corporeidade no/pelo projeto aprovado pelo Edital 002/2024 - da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso/FAPEMAT e o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional/PDCTR/CNPq. A pesquisa inscreve-se na teoria da Análise de Discurso cunhada por M. Pêcheux, na Franca, e desenvolvida por Orlandi, no Brasil. A pesquisa traz uma reflexão teórica e analítica sobre a cidade, enquanto discurso (Orlandi, 2001), em interface teórica com a Sociologia, Arquitetura, História entre outras áreas de saberes, deslocando pelos movimentos dos gestos de leitura e interpretação. O corpus constitui-se de imagens fotográficas, leis, placas que mediam as relações de sentido entre sujeito/cidade/patrimônio. A fotografia desde o inventário, 1839, ensina um novo modo de olhar e ver (Sontag, 2004); todavia com que trajeto/sentido? Entende-se que o sentido atravessa a imagem, porém não se dá a ler de modo transparente (Pêcheux, 2007). Nesse liame, mobiliza-se conceitos teóricos acerca da leitura e interpretação, condição de produção, memória, como um modo de compreender, no contemporâneo, como a colonização, ocupação migratória, se circunscreve, no poder local, nas testadas, traçados dos casarios tombados pelo IPHAN, na diversidade de tipologias arquitetônicas: Colonial, Eclético, Neoclássico e Art Déco em face a memória nacional? E, ainda, de que modo a ambiência dos bens imóveis, as imagens do patrimônio histórico se significa para o ensino de leitura?

  • Palavras-chave
  • Sujeito, Discurso, Cidade, Patrimônio Histórico
  • Área Temática
  • Discursos Decoloniais na América Latina
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