Por uma pedagogia filosófica da libertação

  • Autor
  • Jonhn Leno Mariano de Lima
  • Resumo
  • Este trabalho analisa as conexões entre a pedagogia libertadora de Paulo Freire e a ética da libertação de Enrique Dussel, visando construir uma proposta de pedagogia filosófica da libertação. Parte-se da compreensão de que a educação não é neutra, mas um ato político que pode reproduzir ou transformar estruturas opressivas. A metodologia é qualitativa, baseada em análise bibliográfica das obras Pedagogia do Oprimido e Educação como Prática da Liberdade, de Freire, e Para uma Ética da Libertação Latino-Americana, de Dussel, além de estudos críticos sobre ambos os autores. A pesquisa identifica convergências entre os conceitos de libertação em Freire e Dussel, como a crítica à opressão, a centralidade do oprimido na construção do conhecimento e a necessidade de uma práxis transformadora. Destaca-se, ainda, o papel das metáforas freireanas, como a educação bancária e o inédito viável, na formulação de uma pedagogia emancipatória que dialoga com a proposta dusseliana de libertação ética. Conclui-se que o encontro entre Freire e Dussel fortalece a construção de uma filosofia da educação comprometida com a libertação, oferecendo bases para repensar a prática educativa em contextos de desigualdade e exclusão.

     
  • Palavras-chave
  • Paulo Freire; Enrique Dussel; pedagogia filosófica da libertação; ética da libertação.
  • Área Temática
  • Educação e Decolonialidade na América Latina
Voltar Download
  • Gênero e Decolonialidade na América Latina
  • Epistemologias decoloniais
  • Filosofia latino-americana
  • Cultura e Patrimônio na América Latina
  • Economia e Políticas Decoloniais desde América Latina
  • Intersecções Decoloniais: Gênero, Raça e Meio Ambiente
  • Comunicação e decolonialidade na América Latina
  • Feminismos Decoloniais: Gênero, Corpo e Territórios
  • Geopolítica Decolonial
  • Fronteiras e Territorialidades Decoloniais na América Latina
  • Educação e Decolonialidade na América Latina
  • Discursos Decoloniais na América Latina
  • Religiões e Decolonialidade na América Latina
  • Mídia e Colonialidade: Narrativas Contemporâneas sobre a América Latina
  • América Latina e Europa em Diálogo Decolonial

Comissão Organizadora

EDITORA PHILLOS ACADEMY

Comissão Científica