OS “DITOS” E “NÃO-DITOS” NOS DISCURSOS OFICIAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

  • Autor
  • Vanessa Maria Costa Bezerra Silva
  • Co-autores
  • Ricardo Augusto da Silva
  • Resumo
  • Este artigo, resultado de uma pesquisa cujo objeto de estudo é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), analisa o fundamento pedagógico intitulado, como: Foco no desenvolvimento de competências, a fim de desvelar os sentidos dos “ditos” e “não-ditos” acerca da formação discente no referido documento e tecer reflexões sobre a proposta formativa dessa política educacional, partindo do seguinte questionamento: Qual formação discente a BNCC (2018) quer instaurar nas escolas de Educação Básica no Brasil? Para responder a essa problemática, efetivamos um estudo analítico de base documental, a partir de um enfoque qualitativo e com uma perspectiva exploratória.  Diante dos resultados, concluímos que a proposta formativa da política investigada se inseriu em um cenário de crise e instabilidade global, cujo direcionamento é preparar o discente, por meio de competências e habilidades, para o mercado de trabalho flexível e precarizado.

  • Palavras-chave
  • Políticas Educacionais, Educação Básica, Formação Discente, Competências, Habilidades.
  • Área Temática
  • Educação e Decolonialidade na América Latina
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