Repensando a Formação em Enfermagem: Análise da Prática Docente

  • Autor
  • Ester Sueli do Nascimento Cadengo
  • Co-autores
  • Ana Lúcia Nunes de Sousa
  • Resumo
  •  

    Este artigo analisa a prática docente de um grupo de professores de um curso de enfermagem de uma universidade pública do Rio de Janeiro, buscando compreender como essa prática contribui para a formação de profissionais críticos, reflexivos e comprometidos com a equidade em saúde, à luz das pedagogias de Paulo Freire e de outras perspectivas decoloniais. O estudo, de abordagem qualitativa, utilizou um questionário Google Forms semiestruturado, aplicado a oito docentes de enfermagem de instituições de ensino superior na América Latina. A análise dos dados, baseada na técnica de análise de conteúdo de Bardin, revelou quatro categorias principais: Concepções sobre o cuidado em saúde e a decolonialidade; Concepções sobre educação em saúde e a descolonização do currículo; Contribuições da educação em saúde para o ensino de enfermagem; e Formação decolonial. Os resultados indicam que a formação em enfermagem deve fomentar a autonomia, a criticidade e a humanização do cuidado, formando profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) com uma perspectiva decolonial. A descolonização do currículo é fundamental para romper com epistemologias hegemônicas, valorizando saberes plurais e promovendo uma formação crítica, contextualizada e comprometida com a justiça social. Conclui-se que, embora haja avanços na incorporação de perspectivas decoloniais na formação em enfermagem, ainda são necessárias mudanças mais profundas nos currículos e nas práticas pedagógicas para promover uma educação mais equitativa e contextualizada à realidade sociocultural dos estudantes e das comunidades atendidas.

     

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde; Decolonialidade; Formação em Enfermagem; Prática Docente.
  • Área Temática
  • Educação e Decolonialidade na América Latina
Voltar Download
  • Gênero e Decolonialidade na América Latina
  • Epistemologias decoloniais
  • Filosofia latino-americana
  • Cultura e Patrimônio na América Latina
  • Economia e Políticas Decoloniais desde América Latina
  • Intersecções Decoloniais: Gênero, Raça e Meio Ambiente
  • Comunicação e decolonialidade na América Latina
  • Feminismos Decoloniais: Gênero, Corpo e Territórios
  • Geopolítica Decolonial
  • Fronteiras e Territorialidades Decoloniais na América Latina
  • Educação e Decolonialidade na América Latina
  • Discursos Decoloniais na América Latina
  • Religiões e Decolonialidade na América Latina
  • Mídia e Colonialidade: Narrativas Contemporâneas sobre a América Latina
  • América Latina e Europa em Diálogo Decolonial

Comissão Organizadora

EDITORA PHILLOS ACADEMY

Comissão Científica