Inclusão de Surdos no Ensino Superior: um olhar no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia-ICSEZ/UFAM

  • Autor
  • Dalila Araujo de Sousa
  • Co-autores
  • Danilza de Souza Teixeira , José Luiz Pereira da Fonseca
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa foca na inclusão de estudantes Surdos no Ensino Superior, especialmente no Curso de Administração do ICSEZ/UFAM. O objetivo principal é compreender a inclusão desses discentes nas perspectivas de docentes e a coordenação do Núcleo de Acessibilidade. Foram consideradas as políticas públicas vigentes para a inclusão de Surdos, os serviços oferecidos pelo núcleo de acessibilidade aos discentes Surdos, o planejamento de ensino e os conteúdos elaborados pelos professores para trabalhar com discentes Surdos, além dos desafios e perspectivas dessa inclusão, adotou-se a pesquisa qualitativa e a abordagem fenomenológica, tendo os dados coletados por meio de entrevistas narrativas. A pesquisa constatou que, embora as políticas públicas garantam os direitos educacionais dos Surdos no ensino superior, é fundamental oferecer formação e capacitação aos docentes para que a inclusão se efetive com qualidade e eficácia no ensino.

     

  • Palavras-chave
  • Inclusão, Surdos, Educação, Ensino Superior.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica