XXIII SEINPE e I FICTEA

CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A AMAZÔNIA NOS CONECTA

Faça sua inscrição
De 23 a 26 de setembro Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

XXIII SEINPE - Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação

I FICTEA - Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas

Os eventos intitulados XXIII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – SEINPE e a I FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO DO AMAZONAS: a Amazônia nos conecta, integram as ações de ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas na direção da promoção de um amplo diálogo sobre as questões educacionais e a agenda de pesquisa que têm se desenhado nos cenários local, nacional e internacional nas duas últimas décadas.

Estes eventos têm como pressuposto o fortalecimento das ações interdisciplinares de educação por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação docente.

O evento será realizado no período de 23 a 26 de setembro de 2025, este ano de forma híbrida, e contará em seu escopo científico palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações de trabalho nas modalidades: Comunicação Oral e Pôster Digital.

O Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (SEINPE) vem traçando uma tradição no estado do Amazonas, desde 1999, na direção da promoção de um amplo diálogo sobre as questões educacionais e a agenda de pesquisa que têm se desenhado nos cenários local, nacional e internacional nas duas últimas décadas.

Os docentes, pesquisadores e discentes da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) protagonizam há vinte edições o encontro entre diferentes atores educativos e escolares, propiciando trocas constantes de experiências, ideias e resultados de pesquisas que, por sua vez, expressam e fortalecem o pensamento educacional que vem sendo desenvolvido na região.

Nesta edição o evento terá como temática "Educação, Ciência e Tecnologia: A Amazônia nos Conecta” e terá, além das tradicionais palestras, comunicações, posteres e rodas de conversa, a I Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia da Educação do Amazonas (I FICTEA).

Venha conosco construir essa reflexão e compartilhar de toda programação do evento! Contamos com sua participação.

Data do evento

De 23 de setembro, 8h30 até 26 de setembro de 2025, 19h00.

LOCAL DO EVENTO

Faculdade de Educação/FACED/PPGE/UFAM - Avenida Rodrigo Otávio, Coroado, Manaus – Amazonas

ANAIS DO XXII SEINPE PUBLICADO: ACESSE AQUI

Programação

17h00 Apresentação Cultural: Paulinho Kokay Apresentação Artística
Apresentação Cultural: Paulinho Kokay
Local: Hall do Auditório Rio Amazonas FES (Faculdade de Estudos Sociais)

Músico profissional desde 1985, quando fez parte da Banda Estado de Coma. Iniciou seu trabalho solo em 1988, tocando por cinco anos consecutivos no bar Club da Skina, que ficava na esquina das avenidas Joaquim Nabuco e Tarumã. Tocou também nos principais bares de Manaus nas décadas de 1980 e 1990, como Paulo's Bar, Consciente, Asa Delta, UTI bar, Espaço Livre, Galvez, entre outros. Apresentou também em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Goiás, no Pará, em Minas Gerais, onde venceu o I Festival Canto de Minas, no município de Passa-Quatro. Também apresentou em Lisboa, Portugal. Além do Festival de Passa-Quatro, participou e foi premiado no Festival da Canção de Itacoatiara - FECANI e do Festival Universitário de Música. Afastou-se da noite em 2015, atuando exclusivamente como produtor e compositor. Durante a pandemia, passou a fazer lives semanais, com três horas de música. Neste ano de 2024, retornou gradativamente à noite, se apresentando novamente em bares de Manaus.

08h00 PROGRAMAÇÃO PRÉVIA Abertura
PROGRAMAÇÃO PRÉVIA
Local: Faculdade de Educação/FACED/PPGE/UFAM, 69080-900, Avenida Rodrigo Otávio, Coroado, Manaus, Amazonas

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA

23 de setembro – TERÇA-FEIRA

ABERTURA OFICIAL

Manhã

  • 08h00 – Credenciamento e entrega de material
  • 09h00 – Abertura oficial: Mesa de autoridades e boas-vindas institucionais
  • 09h30 – Apresentação cultural
  • 10h30 – MOSTRA – I FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS (I FICTEA)
    • apresentações dos projetos da educação básica
  • 12h30 – Almoço e Interação Social

Tarde

  • 14h00 – Palestra de Abertura “Ciência, Educação e Tecnologia: A Amazônia nos conecta”
    • Palestrante a confirmar
  • 16h00 – Rodas de Conversa I FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS
  • 18h00 – Divulgação da Premiação I FICTEA
  • 18h30 – Apresentação cultural

24 de setembro – QUARTA-FEIRA

Manhã

08h00 – Mesa Redonda: “Ciência, Educação e Tecnologia: Educação Especial/Inclusiva em contextos amazônicos”

  • Palestrantes a confirmar

09h30 – Apresentações posteres XXIII SEINPE

12h00 – Almoço e Interação Social

Tarde

  • 14h00 – Mesa Redonda: “Direitos Humanos, Ciência, Educação e Tecnologia: as Meninas, os indígenas e os quilombolas na formação”
    • Palestrantes a confirmar
  • 16h00 – Rodas de Conversa – comunicações orais XXIII SEINPE
  • 18h00 - Mostra audiovisual - curtas, vídeos e produções escolares
  • 18h00 - Lançamento de Livros e de soluções inovadoras e/ou tecnológicas

25 de setembro – QUINTA-FEIRA

Manhã

  • 08h30 – Mesa Redonda: “Educação, Ciência e Sustentabilidade Social”
    • Palestrantes a confirmar
  • 10h00 – Rodas de Conversa – comunicações orais XXIII SEINPE
  • 12h00 – Almoço e interação social

Tarde

  • 14h00 – Mesa redonda: “Educação Indígena e Saberes Tradicionais: o que a sociedade do século XXI precisa saber”
    • Palestrantes a confirmar
  • 16h30 – Apresentações posteres XXIII SEINPE
  • 16h30 – Salão dos Egressos
  • 18h00 – Sarau cultural e mostra artística

26 de setembro – SEXTA-FEIRA | ENCERRAMENTO

Manhã

  • 08h30 – Mesa Redonda “Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia”
    • Palestrantes a confirmar
  • 10h00 – Construção de Redes Colaborativas: Organização da carta “Ciência, Educação e Tecnologia: A Amazônia nos conecta” – salões por eixo temático
  • 12h30 – Almoço e interação social

Tarde

  • 14h00 – Leitura das Cartas do Eixos Temáticos e votação para carta oficial do Evento
  • 16h00 – Palestra de encerramento
    • Palestrante a confirmar
  • 15h30 – Leitura da Carta do Evento
  • 16h00 – Encerramento oficial com atrações culturais e confraternização
08h00 PROGRAMAÇÃO PRÉVIA Abertura
PROGRAMAÇÃO PRÉVIA
Local: Faculdade de Educação/FACED/PPGE/UFAM, 69080-900, Avenida Rodrigo Otávio, Coroado, Manaus, Amazonas

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA

23 de setembro – TERÇA-FEIRA

ABERTURA OFICIAL

Manhã

  • 08h00 – Credenciamento e entrega de material
  • 09h00 – Abertura oficial: Mesa de autoridades e boas-vindas institucionais
  • 09h30 – Apresentação cultural
  • 10h30 – MOSTRA – I FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS (I FICTEA)
    • apresentações dos projetos da educação básica
  • 12h30 – Almoço e Interação Social

Tarde

  • 14h00 – Palestra de Abertura “Ciência, Educação e Tecnologia: A Amazônia nos conecta”
    • Palestrante a confirmar
  • 16h00 – Rodas de Conversa I FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS
  • 18h00 – Divulgação da Premiação I FICTEA
  • 18h30 – Apresentação cultural

24 de setembro – QUARTA-FEIRA

Manhã

08h00 – Mesa Redonda: “Ciência, Educação e Tecnologia: Educação Especial/Inclusiva em contextos amazônicos”

  • Palestrantes a confirmar

09h30 – Apresentações posteres XXIII SEINPE

12h00 – Almoço e Interação Social

Tarde

  • 14h00 – Mesa Redonda: “Direitos Humanos, Ciência, Educação e Tecnologia: as Meninas, os indígenas e os quilombolas na formação”
    • Palestrantes a confirmar
  • 16h00 – Rodas de Conversa – comunicações orais XXIII SEINPE
  • 18h00 - Mostra audiovisual - curtas, vídeos e produções escolares
  • 18h00 - Lançamento de Livros e de soluções inovadoras e/ou tecnológicas

25 de setembro – QUINTA-FEIRA

Manhã

  • 08h30 – Mesa Redonda: “Educação, Ciência e Sustentabilidade Social”
    • Palestrantes a confirmar
  • 10h00 – Rodas de Conversa – comunicações orais XXIII SEINPE
  • 12h00 – Almoço e interação social

Tarde

  • 14h00 – Mesa redonda: “Educação Indígena e Saberes Tradicionais: o que a sociedade do século XXI precisa saber”
    • Palestrantes a confirmar
  • 16h30 – Apresentações posteres XXIII SEINPE
  • 16h30 – Salão dos Egressos
  • 18h00 – Sarau cultural e mostra artística

26 de setembro – SEXTA-FEIRA | ENCERRAMENTO

Manhã

  • 08h30 – Mesa Redonda “Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia”
    • Palestrantes a confirmar
  • 10h00 – Construção de Redes Colaborativas: Organização da carta “Ciência, Educação e Tecnologia: A Amazônia nos conecta” – salões por eixo temático
  • 12h30 – Almoço e interação social

Tarde

  • 14h00 – Leitura das Cartas do Eixos Temáticos e votação para carta oficial do Evento
  • 16h00 – Palestra de encerramento
    • Palestrante a confirmar
  • 15h30 – Leitura da Carta do Evento
  • 16h00 – Encerramento oficial com atrações culturais e confraternização
08h00 PROGRAMAÇÃO PRÉVIA Abertura
Local: Faculdade de Educação/FACED/PPGE/UFAM, 69080-900, Avenida Rodrigo Otávio, Coroado, Manaus, Amazonas

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA

23 de setembro – TERÇA-FEIRA

ABERTURA OFICIAL

Manhã

  • 08h00 – Credenciamento e entrega de material
  • 09h00 – Abertura oficial: Mesa de autoridades e boas-vindas institucionais
  • 09h30 – Apresentação cultural
  • 10h30 – MOSTRA – I FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS (I FICTEA)
    • apresentações dos projetos da educação básica
  • 12h30 – Almoço e Interação Social

Tarde

  • 14h00 – Palestra de Abertura “Ciência, Educação e Tecnologia: A Amazônia nos conecta”
    • Palestrante a confirmar
  • 16h00 – Rodas de Conversa I FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS
  • 18h00 – Divulgação da Premiação I FICTEA
  • 18h30 – Apresentação cultural

24 de setembro – QUARTA-FEIRA

Manhã

08h00 – Mesa Redonda: “Ciência, Educação e Tecnologia: Educação Especial/Inclusiva em contextos amazônicos”

  • Palestrantes a confirmar

09h30 – Apresentações posteres XXIII SEINPE

12h00 – Almoço e Interação Social

Tarde

  • 14h00 – Mesa Redonda: “Direitos Humanos, Ciência, Educação e Tecnologia: as Meninas, os indígenas e os quilombolas na formação”
    • Palestrantes a confirmar
  • 16h00 – Rodas de Conversa – comunicações orais XXIII SEINPE
  • 18h00 - Mostra audiovisual - curtas, vídeos e produções escolares
  • 18h00 - Lançamento de Livros e de soluções inovadoras e/ou tecnológicas

25 de setembro – QUINTA-FEIRA

Manhã

  • 08h30 – Mesa Redonda: “Educação, Ciência e Sustentabilidade Social”
    • Palestrantes a confirmar
  • 10h00 – Rodas de Conversa – comunicações orais XXIII SEINPE
  • 12h00 – Almoço e interação social

Tarde

  • 14h00 – Mesa redonda: “Educação Indígena e Saberes Tradicionais: o que a sociedade do século XXI precisa saber”
    • Palestrantes a confirmar
  • 16h30 – Apresentações posteres XXIII SEINPE
  • 16h30 – Salão dos Egressos
  • 18h00 – Sarau cultural e mostra artística

26 de setembro – SEXTA-FEIRA | ENCERRAMENTO

Manhã

  • 08h30 – Mesa Redonda “Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia”
    • Palestrantes a confirmar
  • 10h00 – Construção de Redes Colaborativas: Organização da carta “Ciência, Educação e Tecnologia: A Amazônia nos conecta” – salões por eixo temático
  • 12h30 – Almoço e interação social

Tarde

  • 14h00 – Leitura das Cartas do Eixos Temáticos e votação para carta oficial do Evento
  • 16h00 – Palestra de encerramento
    • Palestrante a confirmar
  • 15h30 – Leitura da Carta do Evento
  • 16h00 – Encerramento oficial com atrações culturais e confraternização

15h00 Credenciamento dos participantes Credenciamento
Credenciamento dos participantes
Local: Hall do Auditório Rio Amazonas FES (Faculdade de Estudos Sociais)

Momento para credenciamento dos inscritos.

19h30 Conferência de Abertura: “Formação Docente, Saberes e Práticas Educacionais: Cenários no Século XXI” Conferência
Conferência de Abertura: “Formação Docente, Saberes e Práticas Educacionais: Cenários no Século XXI”
Local: Auditório Rio Amazonas FES (Faculdade de Estudos Sociais) | Ufam

Palestrante: Professora Doutora Selva Guimarães

Palestrante convidada da Região Sudeste do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED | UFU).

08h15 Atividade para crianças 1: Bruxinha Lepap Conta Histórias, com Eli Neuza Soares Atividade Prática
Local: Laboratório de Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação (Faced) | Ufam

Olá!

Estamos muito felizes com a sua participação no XXII SEINPE "Formação nas Amazônias: espaços, tempos, sujeitos e projetos sociais e educacionais", que acontecerá entre os dias 05 e 08 de novembro de 2024, em diferentes espaços do setor norte da Ufam (auditórios e salas de aula da Faced, auditórios do IFCHS e auditório da FES).

Nesta edição do evento, durante parte da programação do XXII SEINPE, ofertaremos gratuitamente atividades lúdicas às crianças de 06 a 12 anos incompletos, filhos(as) de mães/pais/responsáveis inscritos no encontro.

Essas atividades contarão com a coordenação da professora Dra. Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo, da Faced/Ufam, responsável pelo Laboratório de Alfabetização e Letramento, além do apoio de estudantes de pedagogia da Ufam, e com a participação da professora da rede básica de ensino de Manaus e contadora de histórias, Eli Neuza Soares Silva.

As atividades estão programadas para acontecer entre os dias 06 e 07 de novembro, período manhã (das 8:15 às 12:00).

Se você se interessou, por favor, preencha o formulário até o dia 27 de Outubro, no seguinte link: https://forms.gle/EX6rzkAKVhgMZyQWA, pois as vagas são limitadas.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora do XXII SEINPE
Com o apoio do Laboratório de Alfabetização e Letramento da Faced/Ufam e da Comissão de Política Materna do Ensino Superior (PPGE/Ufam).

08h30 Sessão Especial 1: “Universidade e Democracia: Relações Étnico-Raciais, Gênero e a Pesquisa na Pós-Graduação” Conferência
Sessão Especial 1: “Universidade e Democracia: Relações Étnico-Raciais, Gênero e a Pesquisa na Pós-Graduação”
Local: Auditório Rio Amazonas FES (Faculdade de Estudos Sociais) | Ufam

Palestrante: Professor Doutor Fabson Calixto

Palestrante convidado da Região Nordeste da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc - AL).

Palestrante: Professora Doutora Cândida Soares da Costa

Palestrante convidada da Região Centro-Oeste do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso / PROCAD/AMAZÔNIA (PPGE | UFMT).

Mediadora: Professora Doutora Selva Guimarães

Mediadora convidada da Região Sudeste do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED | UFU).

10h30 Mesa Redonda 1: 'Trabalho, Gênero, Educação e questões climáticas na Amazônia' Mesa-redonda
Mesa Redonda 1: "Trabalho, Gênero, Educação e questões climáticas na Amazônia"
Local: Auditório Rio Alalaú Faced (Faculdade de Educação) | Ufam

Participação: Professora Doutora Arminda Rachel Botelho Mourão

Professora Titular e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Participação: Professora Doutora Silvia Cristina Conde Nogueira

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Mediadora: Professora Doutora Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel

Professora Titular e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).


10h30 Mesa Redonda 2: 'Atendimento Educacional Especializado: reflexões sobre o acesso e a permanência de estudantes com deficiência no interior do Amazonas' Mesa-redonda
Mesa Redonda 2: "Atendimento Educacional Especializado: reflexões sobre o acesso e a permanência de estudantes com deficiência no interior do Amazonas"
Local: Auditório Rio Jatapu Faced (Faculdade de Educação) | Ufam

Participação: Mestra Dorimar Ferreira Gomes

Gestora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc - AM) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Participação: Professora Mestra Merianne da Silva Lima

Professora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc - Parintins - AM) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Mediador: Professor Doutor João Otacilio Libardoni dos Santos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam) e líder do Grupo de Pesquisa Estudo do Desempenho Humano).

10h30 Mesa Redonda 3: 'A Pesquisa em Educação na Graduação: enfrentamentos necessários' Mesa-redonda
Mesa Redonda 3: "A Pesquisa em Educação na Graduação: enfrentamentos necessários"
Local: Auditório Rio Negro IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais) | Ufam

Participação: Professor Doutor Paulo Ricardo Freire de Souza

Coordenador do turno matutino do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced | Ufam).

Participação: Professora Doutora Marinês Viana de Souza

Coordenadora do turno vespertino do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced | Ufam).

Participação: Professora Doutora Pérsida da Silva Ribeiro Miki

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam) e líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação (GPHE | Ufam).

Mediador: Professor Doutor Cláudio Gomes da Victória

Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced | Ufam).

12h00 Almoço Almoço
Local: Livre

Intervalo para almoço.

14h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade Pôster Apresentação Pôster
Apresentação de trabalhos - Modalidade Pôster
Local: Hall do CDC (Centro de Convivência) | Setor Norte | Ufam

Apresentação de pôsteres dos estudantes de graduação dos programas:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
  • Programa de Residência Pedagógica
  • Estágio Curricular
  • Extensão

14h00 Sessão Extra | Minicurso: Literatura de autoria indígena, ler para suspender o céu Atividade Teórica/Prática
Local: Laboratório de Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação (Faced) | Ufam

Professora: Lucila Bonina

Vagas: 15

Link para inscrição: https://forms.gle/p6cB5n5Z2YefkqAY6

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT1 Comunicação científica
Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT1
Local: Sala 26 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Os impactos da política de bonificação educacional da Seduc Amazonas na totalidade escolar.
Autores: William de Farias Barros, Arminda Rachel Botelho Mourão, Vanessa Fernandes Miranda

2. Relato de Experiência: Projeto “Samicnho e Mariazinha” em uma Escola do Campo.
Autores: Eunice de Lima Garcia, Marcelle Nogueira da Silva

3. Desempenho escolar no contexto amazônico: um estudo bibliográfico sobre as prova do Sadeam
Autora: Eliana de Macedo Medeiros

4. Sobre políticas e práticas autoritárias: por uma democracia nutrida no posicionamento e na prática docente
Autores: Doraney Baía Mota, Pedro Augusto Hercks Menin

5. Resistências e criação de contrapoderes: experiências de participação das discentes de pedagogia em estágio não obrigatório no contexto amazônico
Autores: Maria Manoela de Oliveira da Silva

6. (Re) pensar o conceito de sustentabilidade a partir das contradições do modo de produção capitalista
Autores: Arminda Rachel Botelho Mourão, Iraci Carvalho Uchôa, Antonio de Souza Braga

7. A Educação municipal de Manaus e a interface da COVID – 19: o Programa Educa+ Manaus
Autores: Edilberto Santos Moura, Cibele Lima Pinto

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT1 Comunicação científica
Local: Sala 31 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Cônego Walter Nogueira | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Mulheres indígenas nas Universidades: desafios e possibilidades do acesso e permanência no ensino superior
Autores: Aucimara Souza do Nascimento, Vanessa Miranda

2. Gênero e formação de professores/as no Curso de Pedagogia: uma análise das Diretrizes que regulamentam o curso
Autora: Victória Soares dos Santos

3. Violência contra as mulheres: a crescente de casos durante a pandemia de COVID-19 no Brasil e a importância de políticas públicas de enfrentamento
Autores: Jefferson Araújo do Nascimento, Fernanda Machado Melo

4. Avaliação da Educação Infantil em Manaus - AM: um estudo documental sobre as metas de avaliação educacional.
Autora: Caroline Oliveira da Silva

5. Educação do Campo, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas: o protagonismo feminino das comunidades Vila do Puraquequara e Bela Vista no Lago do Puraquequara.
Autora: Ana Rita de Oliveira Paulino

6. Protagonismo feminino indígena Yanomami na perspectiva educacional
Autora: Jorgiane Silva Tenazor

7. Cinema da na escola: aprendizagem por meio de filmes antigos mudos e em preto e branco
Autoras: Daniele Silva de Almeida, Diana da Silva Ribeiro

8. Breves olhares sobre o Ensino Técnico Integrado ao Novo Ensino Médio
Autores: Aldenize Pinto de Melo do Nascimento, Maria Simone Ribeiro da Silva Cruz, João Luiz Nunes do Nascimento

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT1 Comunicação científica
Local: Sala 27 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Cônego Walter Nogueira | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Reformas educacionais no Brasil e no Chile: análise comparativa das políticas curriculares em relações étnico-raciais e educação intercultural indígena
Autora: Fernanda Cardoso Almeida

2. As brincadeiras de rua no processo ensino-aprendizagem de textos injuntivos
Autores: Maison Antonio dos Anjos Batista, Luciana Batista da Silva, Lilian Francisca da Silva Oliveira Schüler

3. Trajetória escolar de crianças Lgbt+: interseccionalidades no contexto amazônico
Autor: Frank Lindoso da Silva

4. Políticas públicas e avaliação de larga escala: o papel do Cepan Digital na formação continuada no amazonas
Autores: Ana Patricia Peinado e Silva, Ana Lucy Martins Cavalcante

5. O Projeto Aula em Casa e o ensino remoto realizado em 2020 na Pandemia da COVID-19
Autores: Jorge Luiz da Silva Granjeiro, Alisson Moris Torres

6. Políticas de formação de educadores(as) do campo na amazônia parintinense
Autores: Soliana de Souza e Souza, Rildo Alberto Pantoja, Priscila Soares Lima

7. Grupos Reflexivos no Tribunal de Justiça do Amazonas: surgimento e atuação do/a pedagogo/a na prevenção da violência contra as mulheres
Autora: Flávia Eugênia Rodrigues de Souza

8. As classificações sociais e os modelos de avaliação do sistema educacional brasileiro
Autores: Ruth Araujo da Cunha, Camila Ferreira da Silva

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT2 Comunicação científica
Local: Sala 23 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Reflexões sobre educação, psicologia e direitos humanos no contexto amazônico: Educação Escolar Indígena como direito humano.
Autor: Igor Câmara

2. Documentação de conteúdos para o currículo da Educação Escolar Indígena no amazonas (Povo Munduruku)
Autores: Hely Brasil do Nascimento, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas

3. Reflexões sobre as experiências leitoras do Projeto Aprende Mais da Semed Manaus 2024
Autoras: Ana Paula Lima Carvalho de Oliveira, Michelle de Freitas Bissoli

4. Estágio Supervisionado no Parfor em comunidades indígenas
Autores: Rosilei Cardozo Moreira, Luzia Braga Pereira de Melo, Gerson Ribeiro Bacury

5. Pedagogia dialético-crítica no amazonas: um caminho de permanência e emancipação dos povos dos rios, terras e florestas
Autoras: Luciana Pereira da Costa e Silva, Márcia Alessandra Beltrão Soares, Angelina Júlio Chadreque

6. Narrativas (auto)biográficas de mulheres amazônidas: desafios no processo de doutoramento em educação
Autoras: Silvane Mascarenhas de Almeida, Maria Izabel Barbosa de Sousa, Suelen Coelho Lima de Andrade

7. A interculturalidade como possibilidade para pensar a Educação na Amazônia
Autoras: Pâmella Câmara de Souza, Nayara Ferreira Costa, Priscila Thayane de Carvalho Silva

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT2 Comunicação científica
Local: Sala 24 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Aulas de Ecologia: histórias e possibilidades por educadores de Manaus- Am
Autora: Carmel do Nascimento Pereira

2. O Estágio em Docência do Ensino Superior na Faculdade de Educação: reflexões sobre o processo formativo do pós-graduando
Autora: Patricia Marques Freire Hosterno

3. Princípios norteadores e formativos do Estágio em Docência no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/Ufam
Autoras: Vannessa Ribeiro da Silva, Fernanda Cardoso Almeida

4. Interculturalidade e formação de professores: contribuições do Festival de Cirandas de Manacapuru para a educação.
Autor: Robson França Francisco Rodrigues

5. Linguagem oral e escrita na Educação Infantil: práticas e mediações no Cime José Aldemir
Autores: Adketlen Queiroz Pinto, Miracelva Vasconcelos Brandão

6. Pedagogia histórico-crítica e formação continuada de professores(as): uma experiencia no Programa Escola da Terra.
Autores: Ed Carlos Viana da Silva, Adketlen Queiroz Pinto, Priscila Soares Lima

7. Promovendo a etnossustentabilidade: um olhar sobre A I Fecind E Iv Feciu em Roraima
Autores: Rhayder Abensour Souza, Monaliza Nayara Ribeiro Silva

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT2 Comunicação científica
Local: Miniauditório do PPGE | Faced | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Relato de experiência no estágio na docência: Conscientização ambiental sobre a malária no Sul do Amazonas, Brasil
Autores: Doraci Brito de Souza, Renato Abreu Lima

2. Caminhada Ecológica: entre o saber e a experiência
Autores: Adriane de Andrade Costa Tavares, Victor José Machado de Oliveira, Jeanne Silva Carvalho

3. Interculturalidade crítica e a importância do seu papel para a Educação Escolar Indígena.
Autoras: Jessica Diana da Cruz Carvalho, Andréia Oliveira Rabelo, Hellen Cristina Picanço Simas

4. Estudos e experiências vivenciadas no Programa Projovem Campo Saberes da Terra
Autoras: Bruna Cristina Soares Pinheiro, Nilce Lene Torres de Lima

5. Estágio docente no Ensino Superior: relato de experiência
Autoras: Priscila Soares Lima, Antelmara de Sousa Silva, Adketlen Queiroz Pinto

6. A formação inicial de professores: a influência das políticas educacionais e a trajetória acadêmica
Autores: Cecília Creuza Melo Lisboa Holanda, Lucas Leal da Silva

7. Decolonialidade como base teórica necessária ao desenvolvimento profissional docente: alguns apontamentos de professores/as de uma escola pública de
Manaus
Autor: Lucenir da Silva Frazão

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT3 Comunicação científica
Local: Sala 21 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Estratégias pedagógicas para educandos autistas em salas de recursos multifuncionais: possibilidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Autora: Hellen Cristina Rezende de Lima

2. Eficácia das políticas de educação inclusiva em Moçambique
Autores: Hermenegildo Moisés Nhabanga, Raquel de Carvalho Vieira, João Otacílio Libardoni dos Santos

3. Educação de surdos: o Modus Operandi dos professores da sala comum
Autores: Danilza de Souza Teixeira, Aldair Oliveira de Andrade

4. A satisfação do aluno quanto à acessibilidade no ensino superior: tecendo reflexões acerca das produções acadêmicas
Autores: Geane das Chagas Silva, Lúcio Fernandes Ferreira

5. Novo ensino médio e a [in]exclusão escolar: um estudo de caso em uma escola pública de Roraima
Autores: Monique de Souza Lima, Cinara Franco Rechico Barberena, Reinaldo Oliveira Menezes

6. O estudante com autismo: marcos teóricos e legais que subsidiam seu acesso, permanência, participação e aprendizagem
Autoras: Regina Oliveira Tiradentes, Maria Almerinda de Souza Matos

7. O estado da arte sobre o instrumento de avaliação do repertório básico para a alfabetização: em estudo de revisão
Autores: Marliele Silva Antunes, Mateus Richard Ribeiro Batista

8. Formação docente, educação inclusiva e direitos humanos: diálogos frente à vulnerabilidade social
Autores: Osmarina Guimarães de Lima, Jackeline dos Santos Monteiro, Vitor de Lima Gonçalves

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT3 Comunicação científica
Local: Sala 22 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Gestão escolar e educação inclusiva em Roraima: um relato de experiência
Autores: Lúcio Mário Felipe de Santana, Reinaldo Oliveira Menezes

2. Funções executivas na idade escolar: possíveis impactos no aprendizado
Autores: Mateus Richard Ribeiro Batista, Marliele Silva Antunes, Tacio Pereira Marcos

3. Tecnologia assistiva para escolares com transtorno do espectro autista: uma análise do tratamento docente
Autores: Marcia Jean Barreiros, Cleverton José Farias de Souza, Maria Bethânia de Lima Santos

4. Crianças com transtorno do espectro do autismo: educação e saúde
Autoras: Priscilla Matos Lopes, Wania Ribeiro Fernandes

5. Comunicação alternativa aumentativa e currículo funcional natural: perspectivas e reflexões necessárias
Autores: Suelen Coelho Lima de Andrade, João Luiz da Costa Barros

6. Reflexões sobre os dilemas da educação matemática inclusiva: o conhecer dos saberes docentes sobre a discalculia na região do trapézio amazônico
Autores: Keiziane Rodrigues de Oliveira, Otoniel Coelho Antunes

7. Aspectos epistemológicos controvertidos do conceito de autismo
Autores: Raiana Rosa Alfaia da Costa, Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim

8. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Tcd): principais impactos e desafios na vida escolar e social da criança
Autores: Maria Bethânia de Lima Santos, Marcia Jean Barreiros

15h00 Salão dos egressos Comunicação científica
Salão dos egressos
Local: Sala 30 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Cônego Walter Nogueira | Ufam

Apresentação de trabalhos de egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | /Ufam), de outros Programas de Pós-Graduação (PPGs) e o campo profissional da pesquisa aplicada (Programa Ciência na Escola / Fapeam, Programa Nacional de Matemática para escolas Públicas e Privadas (Obemep), Feira de Ciências.

1. Dança Na Escola: Uma Proposta Norteada Por Elementos Da Cultura Amazônica
Autor: Muriell Gonçalves da Silva

2. Um Estudo Sobre A Experiência Da Política De Cotas Na Universidade Federal Do Amazonas: Caminhos Para Uma Política Universitária Antirracista
Autoras: Priscila Thayane de Carvalho Silva, Camila Ferreira da Silva

3. Ferramentas educativas tecnológicas: A utilização do software Geogebra na experimentação matemática na abordagem significativa dos conteúdos razão e
proporção.
Autores: Frankson dos Santos e Santos, Felipe Arantes Matos

4. Experiências do estágio de docência na disciplina de Botânica II no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/Ufam)
Autores: Renato Abreu Lima, Fernanda Mota da Silva, Fabiana Caetano Furtado

5. Violência Sexual Contra As Crianças Na Idade Pré-Escolar Pela Ótica Das Gestoras: Resultados De Uma Dissertação
Autores: Rosana Trindade de Matos, Márcio de Oliveira

6. O ensino de literatura na educação básica: repensando dialogicamente as práticas docentes
Autora: Priscila Vasques Castro Dantas

18h00 Apresentação Cultural: 'Sarau Poéticas das margens: dissidência e resistência' Apresentação Artística
Local: Hall da Faced (Faculdade de Educação) | Ufam | Setor Norte

Movimentação dedicada a dar voz e protagonismo para expressões que partem das margens. Através de uma perspectiva descentralizada, as poéticas são ferramentas importantes de lutas e resistência para pessoas de grupos periféricos. Assim, as escritoras Aritana Tibira, Teresa Manicongo Puri, Keth Braz e Márcia Antonelli estarão compondo o sarau e apresentando seus trabalhos literários. Corpos tidos como dissidentes se movimentam não necessitando do "Centro" para circular com suas histórias, narrativas e poesias. E ocupar espaços acadêmicos é uma forma de "rasurar" o sistema e permitir maior pluralidade no corpo social. Essa é a proposta dessa ação literária de dissidência e resistência no XXII Seinpe.

Escritoras

Márcia Antonelli: Escritora, contista, novelista e ensaísta. Autora dos livros Hematofilia (novela) e Rasgada ao Meio (contos).

Teresa Manicongo Puri: Conhecida também como Onça Clandestina, é artista marginal da cena manauara, travesty y indígena do povo Puri. Como escritora, tem seu trabalho “Rastros Trans margynays”. Vogue performer na cena ballroom local, princesa da casa Jabutt, também artista visual, modelo y atriz. Faz parte dos coletivos Miriã Mahsã (de indígenas LGBTQIAPN+ do Amazonas), Juventude Manifesta Amazonas y parcerias com Arte Ocupa.

Keth Braz: Poeta manauara. Escreve desde os 12 anos, mas há uns cinco anos, decidiu retirar algumas escritas da gaveta e publicá-las. Tem participações em Antologias, Coletâneas e Revistas Literárias. É uma mulher que escreve o que lhe inquieta, mas não lhe paralisa. A liberdade ganha asas nos seus versos, poesias e rimas.

Aritana Tibira (Maicol Barbosa): Ficcionista, poeta slam e drag manauara. Autora de 5 livretos/zines de horror. Possui influências de literatura transgressiva e o espaço urbano de Manaus. Membro da Casa Shaolin, da cena Ballroom de Manaus. Mestrando em Letras - Estudos Literários (PPGL), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pesquisando Literatura LGBTQIAPN+ na região Norte.

08h15 Acolhimento das crianças por meio de atividades lúdicas Atividade Prática
Local: Laboratório de Alfabetização e Letramento da FACED/UFAM

Atividade desenvolvida com o apoio da Coordenadora do Laboratório de Alfabetização e Letramento da FACED/UFAM, a Profa. Dra. Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo.

08h00 Acolhimento das crianças por meio de atividades lúdicas Atividade Prática
Local: Laboratório de Alfabetização e Letramento da FACED/UFAM

Atividade desenvolvida com o apoio da Coordenadora do Laboratório de Alfabetização e Letramento da FACED/UFAM, a Profa. Dra. Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo.

08h15 Acolhimento das crianças por meio de atividades lúdicas Atividade Prática
Local: Laboratório de Alfabetização e Letramento da FACED/UFAM

Atividade desenvolvida com o apoio da Coordenadora do Laboratório de Alfabetização e Letramento da FACED/UFAM, a Profa. Dra. Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo.

08h30 Sessão Especial 2: “A Formação de Professores Para a Educação Básica: Tempos, Espaços, Sujeitos e Projetos Sociais e Educacionais” Conferência
Sessão Especial 2: “A Formação de Professores Para a Educação Básica: Tempos, Espaços, Sujeitos e Projetos Sociais e Educacionais”
Local: Auditório Rio Amazonas FES (Faculdade de Estudos Sociais) | Ufam

Palestrante: Professora Doutora Cinara Franco Rechico Barberena

Palestrante convidada da Região Norte. Professora Titular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e líder do Grupo de Pesquisa em Inclusão e Práticas Escolares.

Palestrante: Professora Doutora Selva Guimarães

Palestrante convidada da Região Sudeste do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED | UFU).

Mediadora: Professora Doutora Cândida Soares da Costa

Mediadora convidada da Região Centro-Oeste do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso / PROCAD/AMAZÔNIA (PPGE | UFMT).

08h30 Sessão Extra | Minicurso: A arte de contar histórias: contando e encantando com Origami Atividade Teórica/Prática
Local: Laboratório de Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação (Faced) | Ufam

Professora: Eli Neuza Soares da Silva

Vagas: 15

Link para inscrição: https://forms.gle/MFignWnNtnSrUQK9A

10h30 Mesa Redonda 1: 'Oportunidades e Desafios para a Internacionalização da Pós-Graduação' Mesa-redonda
Local: Auditório Rio Alalaú Faced (Faculdade de Educação) | Ufam

Participação: Professora Doutora Fabiane Maia Garcia

Vice-Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced | Ufam) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Participação: Professora Doutora Hellen Cristina Picanço Simas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Participação: Professora Mestra Kátia de Oliveira Lima

Professora Secretaria Municipal de Educação (Semed – Manaus) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Mediadora: Mestra Gabriella Machado Nobre

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

10h30 Mesa Redonda 2: 'Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: tessituras contra a negligência e o desconhecimento' Mesa-redonda
Mesa Redonda 2: "Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: tessituras contra a negligência e o desconhecimento"
Local: Auditório Rio Jatapu Faced (Faculdade de Educação) | Ufam

Participação: Professor Doutor Lúcio Fernandes Ferreira

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | UFAM) e líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Participação: Professor Doutor Cleverton José Farias de Souza

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | UFAM) e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Mediadora: Professora Mestra Samia Darcila Barros Maia

Professora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc - AM) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed - Manaus) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | UFAM).

10h30 Mesa Redonda 3: 'A pesquisa na Extensão: Participação da Universidade na Comunidade' Mesa-redonda
Mesa Redonda 3: "A pesquisa na Extensão: Participação da Universidade na Comunidade"
Local: Auditório Rio Negro IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais) | Ufam

Participação: Professora Doutora Eulina Maria Leite Nogueira

Membro do Comitê Avaliador Proext, docente do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação (DTF | Faced | Ufam) e docente do Programa de Pós-Graduaçao do Mestrado em Ensino: Ciências e Humanidades (Campus Humaitá | Ufam).

Participação: Professora Doutora Jonise Nunes Santos

Docente do curso de Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação (Faced | Ufam) e líder do Grupo de Pesquisa Nepepam (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Povos e Comunidades Tradicionais da Pan-Amazônia).

Participação: Professora Doutora Rita Floramar Fernandes dos Santos

Docente do curso de Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação (Faced | Ufam) e chefe do Departamento de Educação Escolar Indígena.

Mediador: Professor Doutor Lucas Antunes Furtado

Docente do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação (DTF | Faced | Ufam) e membro da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (Uepa | UFPA).

10h30 Mesa Redonda 4: 'As mulheres na História da Educação no Amazonas: relatos de pesquisas' Mesa-redonda
Local: Auditório Rio Solimões IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais) | Ufam

Participação: Mestra Vannessa Ribeiro da Silva

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Participação: Mestre Ernandes Herculano Saraiva

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Mediadora: Professora Doutora Pérsida da Silva Ribeiro Miki

Professora Doutora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação (DMT | Faced | Ufam) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam) e líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação (GPHE | Ufam).

12h00 Almoço Almoço
Local: Livre

Intervalo para almoço

14h00 Minicurso: Altas habilidades ou superdotação: concepções legais, políticas e teóricas Minicurso
Local: Auditório Rio Alalaú Faced (Faculdade de Educação) | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/pLG8HQtxGL8yxnVJ8

Responsáveis: Dra. Maria Almerinda de Souza Matos (Professora da PPGE/Ufam); Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim (Mestrando do PPGE/Ufam); Raiana Rosa Alfaia da Costa (Mestranda do PPGE/Ufam)

14h00 Minicurso: Curso de análise exploratória de indicadores educacionais Minicurso
Local: Sala do Educanorte | Bloco do PPGE | Faced | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/NeCTu4etrs7dDGhT6

Responsáveis: Sarah Pinheiro Barbosa (Doutoranda do PPGE/Ufam); Hadaquel da Silva Alcântara (Doutoranda do PPGE/Ufam)

14h00 Minicurso: Interculturalidade e decolonialidade na práxis educativa de educadoras e educadores das/nas amazônias Minicurso
Local: Auditório Rio Solimões IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais) | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/VvBLcNc1PJrQULcN7

Responsáveis: Dra. Elciclei Faria dos Santos (Professora da Universidade Federal do Amazonas/Ufam); Dra. Rita Floramar Fernandes dos Santos (Professora da Universidade Federal do Amazonas/Ufam)

14h00 Minicurso: Por uma pedagogia originária: alfabetização de alunos com TEA a partir de narrativas orais indígenas Minicurso
Local: Sala da Linha de Pesquisa 3 do PPGE | Faced | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/YpnWELbDn9gQg3cRA

Responsável: Dra. Mariana Vieira Mitozo (Professora em estágio pós-doutoral/PPGLA/UEA)

14h00 Oficina: Ateliê Biográfico: tecendo e entrelaçando histórias ressignificando nossas práticas docentes Oficina
Local: Sala da Linha de Pesquisa 1 do PPGE | Faced | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/prR6zETXMt1iTS316

Responsáveis: Ma. Tereza de Jesus dos Santos (Professora Semed/Seduc-AM); Dr. Tarcisio Serpa Normando (Professor do Instituto Federal do Amazonas/Ifam)

14h00 Oficina: Corpo em movimento na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental Oficina
Local: Auditório Rio Jatapu Faced (Faculdade de Educação) | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/EjAqhwi6W5jm7rVE9

Responsável: PhD. João Luiz da Costa Barros (Professor Permanente do PPGE/Ufam)

14h00 Oficina: Estratégias de leitura literária para crianças (educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental) Oficina
Local: Miniauditório do PPGE | Faced | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/k3C219JQ2LNeHLJ6A

Responsáveis: Ma. Ana Paula Lima Carvalho de Oliveira (Pedagoga da Semed/AM); Dra Michelle de Freitas Bissoli (Professora da Universidade Federal do Amazonas)

14h00 Oficina: Normalização de trabalhos acadêmicos no Microsoft Word Oficina
Local: Auditório Rio Negro IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais) | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/Sg9ZiCCfscGQDKWF9

Responsáveis: Estrela Dinamar Vinente Santarém (Doutoranda do PPGE/Ufam); Andréa Sebastiana do Rosário Cavalcante Machado (Doutoranda do PPGE/Ufam)

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT1 Comunicação científica
Local: Sala 27 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Metodologias Ativas e a formação nas amazônias: um relato de experiência realizado com professores no Lab Crie-Rr
Autoras: Rizia Maria Gomes Furtado, Edineide Rodrigues dos Santos

2. Alfabetização matemática - percursos formativos nas classes multisseriadas na Educação do Campo/Semed/Manaus
Autora: Sirlene da Silva Solimoes

3. Tipos e tipologias de estruturas escolares
Autores: Kamily Victoria de Barros Quintas, Elbert Franklin de Souza Cunha, Beatriz Ribeiro Rocha

4. Estratégias pedagógicas para mediar a ansiedade na transição escolar na educação infantil para os anos iniciais
Autoras: Beatriz Ribeiro Rocha, Maria Angélica Dias Moya, Kamily Victoria de Barros Quintas

5. Fluxo da experiência docente no ensino de ciências mediado por Tecnologia do Centro de Mídias de Educação do Amazonas - CEMEAM, Seduc-Amazonas.
Autores: Dayson José Jardim-Lima, Manuella Serejo Cabral dos Anjos, Risôlda Maria Silva Farias

6. Avaliação em larga escala: primeiras impressões sobre o termo qualidade que perpassa os subsistemas avaliativos externos no Brasil
Autora: Kassia Silva Almeida

7. Aula – Passeio na Educação Infantil do Campo: fonte de conhecimentos dos ambientes natural e sociocultural
Autor: Bruno de Souza Oliveira

8. Relato de experiência como aluna especial na Disciplina Trabalho, Movimentos Sociais e Educação do Campo no PPGE/Ufam
Autores: Marcelle Nogueira da Silva, Heloisa da Silva Borges

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT1 Comunicação científica
Local: Sala 26 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Educação Integral: um estudo das políticas públicas e suas implicações sociais e educacionais
Autoras: Simone Machado de Seixas, Joseane de Brito Bezerra Nunes

2. Uma análise do currículo escolar municipal da educação infantil sob a perspectiva da sociologia da infância
Autores: Mey Ling Oliveira de Queiroz, Lucianny Thais Freire Matias

3. Percepções dos estudantes de ensino médio sobre o Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade Estadual do Amazonas.
Autoras: Mariá de Nazaré Conceição Sena, Maria Simone Ribeiro da Silva Cruz

4. Educação Infantil e Cultura Maker: a formação continuada docente
Autores: Veracilda Izidio de Oliveira, João Raimundo dos Santos Silva Júnior

5. A historicidade do ensino de ciências no Brasil: um estudo do conhecimento de jornadas e desafios
Autores: Rosineide Campos Chaves, Geiziane Gama dos Santos

6. Os centros de EJA de Manaus e o Padrão de Qualidade de Referência (PQR): um estudo sobre a educação em condições de qualidade
Autoras: Darlyng Maria Gomes Tavares, Maria da Conceição Monteiro Ferreira, Silvia Cristina Conde Nogueira

7. O ser professor no ensino superior: um relato de experiência em estágio de cocência
Autores: Geiziane Gama dos Santos, Renato Abreu Lima

8. Tríplice fronteira amazônica: Brasil, Peru e Colômbia desafios e perspectivas do vencimento inicial docente
Autora: Claudia Alves Perei

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT1 Comunicação científica
Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT1
Local: Sala 25 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Educação e trabalho: relações que se constroem nas necessidades e lutas dos sujeitos do campo no contexto amazônico
Autores: Antelmara de Sousa Silva, Soliana de Souza e Souza, Iraci Carvalho Uchôa

2. O Trabalho infantil na região norte: o que dizem as pesquisas do repositório da Capes?
Autoras: Maria Crysla Melo de Souza, Maria Nilvane Fernandes

3. O Patrimônio histórico-cultural da cidade de Manaus: o diário de bordo do citytour dos estudantes de graduação do curso de Pedagogia
Autoras: Leslye Anne Monteiro Moutinho, Izequiel Brito Santos, Pérsida da Silva Ribeiro Miki

4. O Projeto Modernizante de Educação e a Escola Universitária Livre de Manáos
Autores: Cristina da Silva Araújo, Fabio Souza Correa Lima

5. As sinópses estatísticas do Enem e o índice de particações no amazonas entre 2015 e 2022
Autoras: Miriane Feitoza dos Santos, Fernanda Pinto de Aragão Quintino

6. Mobilidade acadêmica e a internacionalização do PPGE/Ufam: relato de experiência
Autoras: Maria Nilvane Fernandes, Idelvani da Conceição Bezerra Thiago, Nayara de Souza Costa

7. Percursos escolares de jovens do interior no amazonas: significados de acesso, permanência e sucesso
Autoras: Meiry Jane Cavalcante Rattes, Riulma Ventura Muller

8. Desafios na qualificação profissional para indústria 4.0: a digitalização do mercado de trabalho
Autora: Erika Braz Rosos

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT2 Comunicação científica
Local: Sala 24 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. A importância da criatividade no espaço escolar: desafios e perspectivas de mudanças na educação brasileira
Autores: Ednilza Maria Corrêa da Silva, Angelina Júlio Chadreque

2. Avaliação na formação de professores: impactos na prática pedagógica e no desempenho dos alunos
Autora: Gisele Batista de Carvalho

3. Identidade amazônica na literatura Catando Piolhos – contando histórias: relação com a disciplina de Língua Portuguesa
Autores: Andressa Aline de Queiroz Sena, Fabrício da Silva Valentim, Márcio de Oliveira

4. Gerontogeografia: os desafios de trabalhar a pessoa idosa na educação básica – Eeti Marcantonio Vilaça II - 2º Cmpm
Autores: Lilian Francisca da Silva Oliveira Schüler, Nelcioney José de Souza Araújo

5. Alfabetização científica: um levantamento de teses e dissertações de PPG’s da região amazônica publicados nos últimos 6 anos
Autora: Brenda Serrão de Freitas

6. Mini-histórias, narrativas, documentação pedagógica, desenvolvimento infantil, educação humanizada.
Autoras: Keila Neves da Mota, Maria Nelciane Alencar da Silva, Rayane Santos Borges de Albuquerque

7. Educação Sexual: narrativas de professores sobre seu histórico formativo, abordagem laborativa em sala de aula e possíveis impactos comteporâneos da internet para o abuso sexual de adolescentes
Autora: Gisele da Silva Siza

8. Discussões sobre a Formação de Professores e a mulher-professora pesquisadora
Autora: Maria Izaíra da Silva Gil

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT2 Comunicação científica
Local: Sala 23 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Persistência acadêmica e retenção em cálculo diferencial e integral: análise da formação de professores de matemática na Ufam à luz da Teoria de Vincent Tinto
Autores: Josias da Silva Gomes, Saulo Cézar Seiffert Santos

2. As contribuições da teoria das Inteligências Múltiplas na Educação Infantil.
Autora: Nathalie Carril Pontes Lopes

3. Resistência ambiental e cultural na amazônia: uma anális à luz de Marilena Chaui
Autores: Raquel de Carvalho Vieira, Hermenegildo Moisés Nhabanga

4. Alfabetização científica e tecnológica: uso da aprendizagem baseada em problemas para abordar cosmologias científica e indígena sobre a origem do universo
Autores: Laiz Stephane Veiga da Silva, Saulo Cézar Seiffert Santos

5. Tolerância e intolerância religiosa: embates históricos e a relação no contexto educacional
Autoras: Anne Ariadne Alves Menezes Ponce de Leão, Alesse de Oliveira Lima

6. “Lendas Amazônicas à luz do Multiletramento – Projeto Amazon to the world: um intercâmbio cultural com as escolas públicas do Arizona/Estados Unidos, um
relato de experiência na Seduc/AM
Autora: Bruna de Freitas Araújo

7. Artistando entre a educação como produção de afetos na e pela didática
Autores: Guilherme Araújo Soares, Maria Ione Feitosa Dolzane

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT2 Comunicação científica
Local: Sala 22 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. O Museu do Seringal Vila Paraíso e a educação na amazônia: preservação da Belle Époque e reflexões sobre as histórias que queremos contar
Autores: Luziene Pinheiro Passos, Carla Caroline Brandão Jacqminut, Evandro Ghedin

2. A atenção na era digital: um estudo no Curso de Pedagogia da Faced/Ufam
Autores: Celeste Artica, Josué Cordovil Medeiros

3. O entrelaçamento entre Saberes Acadêmicos e Saberes Tradicionais na Formação de Professores Indígenas
Autores: Luzia Braga Pereira de Melo, Luiz Manuel Pacaio Tananta, Gerson Ribeiro Bacury

4. Intersecção entre Educação, Neurociência e Formação de Professores: um relato de experiência no contexto da discência na Pós-Graduação Ufam
Autoras: Carla Caroline Brandão Jacqminut, Davila Oliveira da Silva

5. Projeto interdisciplinar visando o desenvolvimento das inteligências múltiplas nos educandos da Eja.
Autores: Gracely Godinho da Matta, Aliomar Saraiva da Silva

6. A formação de conceitos científicos no ensino de ciências: percepções a partir de uma pesquisa de mestrado na cidade de Manaus.
Autora: Débora Regina Soares de Oliveira

7. O papel do professor facilitador no desenvolvimento das competências socioemocionais em um colégio federal em Manaus
Autoras: Antonia Martins Ferreira, Gleycia Letícia Rodrigues dos Santos

15h00 Apresentação de trabalhos - Modalidade de Comunicação Oral GT3 Comunicação científica
Local: Sala 21 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Apresentação alunos de Pós-Graduação (mestrandos e doutorandos).

1. Inclusão migratória e a educação básica em Boa Vista - Roraima
Autoras: Luana Priscila Wunsch, Francisca Silva e Silva

2. Educação especial para gestão escolar em uma perspectiva inclusiva
Autoras: Joseane de Souza Cortez, Marilda Vinhote Bentes

3. Physical Literacy de crianças de uma escola pública de Manaus: um estudo de caracterização
Autores: Victor Gabriel Rodrigues de Souza, Thiago da Cruz de Almeida

4. Educação inclusiva e a formação docente nas escolas amazônicas
Autores: Maria Francisca Nunes de Souza, Renilson da Silva Perez, Maria Almerinda de Souza Matos

5. Direitos humanos e educação inclusiva: sob uma perspectiva autobiogràfica amazônida
Autores: Suanny da Silva Alves, Sansuely Pereira Xavier de Castro, Fernanda Priscila Alves da Silva

6. Letramento literário: a contribuição dos contos infanto-juvenis no desenvolvimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais dos anos finais do ensino fundamental na escola estadual regina Fernandes, município de Manacapuru
Autores: Joseia da Silva Reis, Elcenira Matos de Araújo, Zuleide Gouvea Cardoso

7. Educação inclusiva e governamentalidade: um estudo na perspectiva da Educação do Campo
Autoras: Maisa Lemos de Lima, Wania Ribeiro Fernandes

8. Desafios na formação de professores: o fazer da inclusão escolar em Presidente Figueiredo/AM
Autores: Adélia Cristina Alves de Almeida, Luis Sergio Castro de Almeida

9. Alfabetização em mediação do assessor pedagógico: relato de experiência.
Autoras: Sansuely Pereira Xavier de Castro, Suanny da Silva Alves

15h00 Salão dos egressos Comunicação científica
Salão dos egressos
Local: Sala 30 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Cônego Walter Nogueira | Ufam

Apresentação de trabalhos de egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | /Ufam), de outros Programas de Pós-Graduação (PPGs) e o campo profissional da pesquisa aplicada (Programa Ciência na Escola / Fapeam, Programa Nacional de Matemática para escolas Públicas e Privadas (Obemep), Feira de Ciências.

1. Políticas públicas e a organização da educação primária na província do amazonas durante o segundo reinado (1872-1889)
Autor: Fábio Rodrigo Severiano Guelber

2. Educação Física no NEM noaAmazonas: o abismo entre os novos objetos de conhecimento da PCP-AM e a práxis dos professos da disciplina atuantes na
Seduc-AM
Autora: Isabela Valente de Bessa

3. A reforma do ensino médio no amazonas
Autora: Nayara Ferreira Costa

4. Saberes docentes para as práticas de letramentos digitais no chão da escola: uma experiência formativa à luz da análise dialógica do discurso
Autora: Amanda Ramos Mustafa

5. Atividade maker na pré-escola: piano das vogais com Makey Makey
Autora: Marcela dos Santos Barbosa

18h00 Apresentação Cultural: 'Bailado Acadêmico Ufam' Apresentação Artística
Apresentação Cultural: "Bailado Acadêmico Ufam"
Local: Hall ao lado da cantina do IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais) | Ufam

O grupo Bailado Acadêmico reúne discentes apaixonados pela dança e pela cultura amazônica, com uma proposta que vai além do simples movimento corporal. Enraizados na tradição regional, o grupo valoriza e promove a rica cultura do Amazonas, especialmente o emblemático ritmo do Boi-Bumbá de Parintins. A dança é uma forma de celebrar essa herança cultural, com a energia vibrante e colorida das toadas de Caprichoso e Garantido.

08h15 Acolhimento das crianças por meio de atividades lúdicas Atividade Prática
Local: Laboratório de Alfabetização e Letramento da FACED/UFAM

Atividade desenvolvida com o apoio da Coordenadora do Laboratório de Alfabetização e Letramento da FACED/UFAM, a Profa. Dra. Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo.

08h15 Atividade para crianças 2: Bruxinha Lepap Conta Histórias, com Eli Neuza Soares Atividade Prática
Local: Laboratório de Alfabetização e Letramento da Faculdade de Educação (Faced) | Ufam

Olá!

Estamos muito felizes com a sua participação no XXII SEINPE "Formação nas Amazônias: espaços, tempos, sujeitos e projetos sociais e educacionais", que acontecerá entre os dias 05 e 08 de novembro de 2024, em diferentes espaços do setor norte da Ufam ( auditórios e salas de aula da Faced, auditórios do IFCHS e auditório da FES).

Nesta edição do evento, durante parte da programação do XXII SEINPE, ofertaremos gratuitamente atividades lúdicas às crianças de 06 a 12 anos incompletos, filhos(as) de mães/pais/responsáveis inscritos no encontro.

Essas atividades contarão com a coordenação da professora Dra. Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo, da Faced/Ufam, responsável pelo Laboratório de Alfabetização e Letramento, além do apoio de estudantes de pedagogia da Ufam, e com a participação da professora da rede básica de ensino de Manaus e contadora de histórias, Eli Neuza Soares Silva.

As atividades estão programadas para acontecer entre os dias 06 e 07 de novembro, período manhã (das 8:15 às 12:00) .

Se você se interessou, por favor, preencha o formulário até o dia 27 de Outubro, no seguinte link: https://forms.gle/EX6rzkAKVhgMZyQWA, pois as vagas são limitadas.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora do XXII SEINPE
Com o apoio do Laboratório de Alfabetização e Letramento da Faced/Ufam e da Comissão de Política Materna do Ensino Superior (PPGE/Ufam).

08h30 Minicurso: A ação-reflexão-ação na construção da identidade educacional do Professor inclusivo Minicurso
Local: Sala 24 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/Ft9BxahJhRAPzAyC6

Responsável: Ma. Silvia Janaina de Oliveira Pimentel (Professora da Seduc-AM)

08h30 Minicurso: Como estruturar um projeto de pesquisa de mestrado e doutorado? Minicurso
Local: Auditório Jatapú | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/jWgNANq2Y3TM4xov9

Responsáveis: Vannessa Ribeiro da Silva (Doutoranda do PPGE/Ufam); Fernanda Cardoso Almeida (Doutoranda do PPGE/Ufam)

08h30 Minicurso: Educação para a saúde e desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social Minicurso
Local: Sala da Linha de Pesquisa 3 do PPGE | Faced | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/ytbzWD36vkAT8XFi7

Responsáveis: Dr. Victor José Machado de Oliveira (Professor da Universidade Federal de Goiás); Dr. João Luiz da Costa Barros (Professor da Universidade Federal do Amazonas)

08h30 Minicurso: O uso das tecnologias no CAS-AM no ensino de libras como metodologia de l2 Minicurso
Local: Sala 30 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Cônego Walter Nogueira | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/SEaaDZM3kkaRDoLU6

Responsáveis: Me. Eduardo Figueira Rodrigues (Professor da Seduc-AM); Ma. Geceilma Oliveira Pedrosa (Doutoranda em Linguística na UFSC)

08h30 Minicurso: Recursos Educacionais Abertos – REA: vídeos Minicurso
Local: Sala 26 | Faced | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/Wn52iV48MTEZhPcR8

Responsáveis: Ma. Sandra Rejane Viana De Almeida (Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Ufam); Ma. Luciana Carla Lima Da Silva Viana (Secretaria Estadual de Educação/Seduc-AM/Ufam)

08h30 Oficina e Minicurso: Meu registro e o livro de folhas ao vento Oficina
Local: Sala 27 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Cônego Walter Nogueira | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/wjJqghJhEb3MtrAB7

Responsáveis: Hely Brasil do Nascimento (Mestrando do PPGE/Ufam); Dra. Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas (Professora do IEAA/Ufam)

08h30 Oficina PEI - Plano de Ensino Individualizado, uma construção possível e necessária Oficina
Local: Sala 31 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Cônego Walter Nogueira | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/AQCNoeuKwjXqSxYa8

Responsável: Esp. Joelma de Souza Maricaua (Professora)

08h30 Oficina: Educação e artes visuais: a pintura abstrata como potencializadora do processo criativo – praticando o abstracionismo com paisagens amazônicas Oficina
Local: Sala 23 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/EkUUkL7NHzUtW1jE6

Responsável: Aucimara Souza do Nascimento (Mestranda do PPGE/Ufam)

08h30 Oficina: Mini-histórias: Observar o cotidiano para comunicar e eternizar memórias do cotidiano de bebês e crianças bem pequenas Oficina
Local: Sala 25 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Link para inscrições: https://forms.gle/SasqjiZQtLghmZ2o9

Responsáveis: Ma. Keila Neves da Mota Mestra em Educação Profissional Tecnológica (Professora da Semed/Manaus); Esp. Maria Nelciane Alencar da Silva (Professora da Semed/Manaus)

08h30 Oficina: Pesquisa sobre/com/para crianças na(s) amazônia(s): desafios teóricos, metodológicos e éticos Oficina
Local: Sala 22 da Faced (Faculdade de Educação) | Pavilhão Professor Orlando Falcone | Ufam

Link para inscrição: https://forms.gle/tyuwJmH7y9zUxroA9

Responsáveis: Dra. Darianny Araújo dos Reis (Professora Adjunta da Ufam); Dra. Alexandra Nascimento de Andrade (Universidade do Estado do Amazonas-UEA)

10h30 Mesa Redonda 1: 'Duas Décadas de Ações Afirmativas no contexto educacional nacional e regional amazônico: História, Desenvolvimento e Perspectivas Futuras (2003-2023)' Mesa-redonda
Mesa Redonda 1: "Duas Décadas de Ações Afirmativas no contexto educacional nacional e regional amazônico: História, Desenvolvimento e Perspectivas Futuras (2003-2023)"
Local: Auditório Rio Alalaú Faced (Faculdade de Educação) | Ufam

Participação: Professora Mestra Marcineuza Santos de Jesus

Professora da Secretaria Municipal de Educação (Semed – Manaus) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Participação: Mestra Audrilene Santos de Jesus

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Participação: Mestra Fernanda Cavalcanti Gama

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Mediadora: Professora Doutora Fabiane Maia Garcia

Vice-Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced | Ufam) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

10h30 Mesa Redonda 2: 'Formação, Ensino e Práticas Curriculares: Diálogos Interdisciplinares' Mesa-redonda
Mesa Redonda 2: "Formação, Ensino e Práticas Curriculares: Diálogos Interdisciplinares"
Local: Miniauditório do PPGE | Ufam

Participação: Professora Doutora Luana Priscila Wunsch

Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

Participação: Professor Doutor Dhemy de Brito

Professor assistente convidado do Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC | Universidade do Minho

Mediadora: Professora Doutora Vaenssa Miranda

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam) e Coordenadora do XXII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Seinpe)

10h30 Mesa Redonda 3: 'Formação de professores nas Amazônias: amarras e vivências' Mesa-redonda
Mesa Redonda 3: "Formação de professores nas Amazônias: amarras e vivências"
Local: Auditório Rio Negro IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais) | Ufam

Participação: Professora Doutora Nara Falcão

Docente do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (DTF | Faced | Ufam).

Participação: Professor Mestre Ademar Vieira dos Santos

Docente do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (DTF | Faced | Ufam) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | Ufam).

Mediadora: Professora Doutora Heloísa da Silva Borges

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | Ufam) e Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Amazonas (Parfor | Ufam).

10h30 Mesa Redonda 4: 'Política Linguística e Educação Inclusiva no contexto da Educação Escolar Indígena' Mesa-redonda
Local: Auditório Rio Solimões IFCHS (Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais) | Ufam

Participação: Professor Mestre Rauciele da Silva Cazuza

Professor da Secretaria de Estado de Educação (Seduc - AM) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | Ufam).

Participação: Mestre Reinaldo Oliveira Menezes

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE | UFAM) e membro do Núcleo de Estudo de Linguagens (NEL - Amazônia).

Mediadora: Professora Doutora Hellen Cristina Picanço Simas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE | Ufam).

12h00 Almoço Almoço
Local: Livre

Intervalo para almoço.

14h00 Conferência de Encerramento: “Educação Inclusiva, Gênero e Práticas Escolares no Currículo Brasileiro: desafios e esperanças” Conferência
Conferência de Encerramento: “Educação Inclusiva, Gênero e Práticas Escolares no Currículo Brasileiro: desafios e esperanças”
Local: Auditório Rio Amazonas FES (Faculdade de Estudos Sociais) | Ufam

Palestrante: Professora Doutora Cinara Franco Rechico Barberena

Convidada da Região Norte, Professora Ttular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e líder do Grupo de Pesquisa em Inclusão e Práticas Escolares.

16h00 Apresentação Cultural: 'Coral da Ufam' Apresentação Artística
Apresentação Cultural: "Coral da Ufam"
Local: Auditório Rio Amazonas FES (Faculdade de Estudos Sociais) | Ufam

O Coral Vozes pertence a Associação dos Economiários do Amazonas e possui 20 Anos de História, na cidade de Manaus. A Comissão do Coral é, assim, organizada:

Presidência: Cristina Laan
Regência: Maestro Marcelo Bargas
Preparação Vocal e Direção Artística: Humberto Vieira
Assessoria Músico-Cultural: Brenda Zane
Assessoria Estético-Artística: Rosejane Farias

Trata-se de um Coro de Vozes Polifônicas, formado pelos Naipes: Soprano, Contralto, Tenor e Baixo, primando por Arranjos Contrapontísticos, na Execução Musical. Integrado por Coristas com uma longa trajetória no Canto Coral, os cantores e cantoras têm dedicado seus Estudos de Música a fim de performar Musicalidade, Harmonia e Padronização Vocal. Do Renascimento ao Barroco até à Música contemporânea e, com um vasto Repertório, do Erudito ao Popular, o Coral Vozes executa Gêneros Musicais como Rondós, Motetos, Madrigais. Hoje, sob a Regência do Exímio Maestro Marcelo Bargas, o Coral Vozes apresenta um Repertório Amazônico, ao SEINPE, cantando sua Identidade, seu Lugar, sua Floresta, sua Riqueza Musical... Cantai, cantai, da Capo ao Fim.

Tenham todos um Bom Espetáculo Musical!!

16h00 Confraternização Encerramento
Confraternização
Local: Hall do Auditório Rio Amazonas FES (Faculdade de Estudos Sociais) | Ufam

Encerramento do evento com apresentação cultural.

Carregando área de inscrição

Local

Faculdade de Educação/FACED/PPGE/UFAM, 69080-900, Avenida Rodrigo Otávio, Coroado, Manaus, Amazonas
Ver no mapa

Organizador

Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM

O Programa de Pós-Graduação em Educação é constituído pelos Cursos de Mestrado e Doutorado. O PPGE no ano de 2021 comemora mais de trinta anos, já que em 1987 ingressa a primeira turma do Mestrado em Educação. É o programa mais antigo da região norte.