1. Relevância Acadêmica e Social:
A Oficina CARTOGRAFIAS DA DIVERSIDADE: Mulheres Professoras da Amazônia – saberes, desafios e (re)existência através da ciência, coloca em evidência a colaboração de mulheres-professoras pesquisadoras do Amazonas que atuam com educação e diversidade na pós-graduação. Elas são fonte de inspiração para mulheres que estão vivenciando os desafios da licenciatura, ao passo que refletem outros desafios da sala de aula e da própria essência do ser mulher, em paralelo com a escrita acadêmica.
Para tanto, partimos da reflexão sobre as diversas barreiras impostas socialmente à mulher, contextos históricos e atuais encontrados na identificação de temáticas vivenciadas dentro da escola e na prática docente, campus da diversidade que afloram em problemáticas da escola, que podem ser a fonte guia de interesse para a prática da escrita acadêmica, percursos das Diversidades Culturais: educação especial, experiências pedagógicas inclusivas advindas dos diferentes atores escolares, problemáticas que envolvem questões étnico-raciais, linguísticas, culturais e de gênero, em espaços escolares nas suas múltiplas dimensões.
Acreditamos que a oficina com foco na escrita científica nos diferentes contextos da diversidade é uma colaboração do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico para a comunidade, trazendo referências da mulher na ciência, aspectos formativos da escrita acadêmica, e ainda servir de inspiração para mulheres que pretendem ser pesquisadoras.
2. Objetivo: Construir a partir da reflexão sobre mulheres professoras no Amazonas que atuam com educação e diversidade na pós-graduação, suas próprias temáticas de pesquisa contextualizando com cenários da diversidade na escola;
3. Materiais: Data-show, cartolina, tesoura, pincéis, fita gomada.
4. Encaminhamento Metodológico:
a) Dinâmica de acolhimento – uma palavra para Educação no contexto da Diversidade;
b) Apreciação de vídeo – trecho de entrevista com professoras da pós-graduação que atuam com diversidade;
c) Roda de conversa – desafios para atuação no contexto da diversidade;
d) Exercício: Escrita de temática de interesse de pesquisa.
e) Socialização da temática.
5. Proposta de Avaliação:
Socialização das percepções sobre o momento de aprendizagem. Preenchimento de Formulário Avaliativo, informando: aprendizagens e melhorias.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica