CARTOGRAFIAS DA DIVERSIDADE: Mulheres Professoras da Amazônia – saberes, desafios e (re)existência através da ciência

  • Autor
  • Maria Izaíra da Silva Gil
  • Co-autores
  • Maria Lúcia Tinoco Pacheco
  • Resumo
  •  

    1.       Relevância Acadêmica e Social:

    A Oficina CARTOGRAFIAS DA DIVERSIDADE: Mulheres Professoras da Amazônia – saberes, desafios e (re)existência através da ciência, coloca em evidência a colaboração de mulheres-professoras pesquisadoras do Amazonas que atuam com educação e diversidade na pós-graduação. Elas são fonte de inspiração para mulheres que estão vivenciando os desafios da licenciatura, ao passo que refletem outros desafios da sala de aula e da própria essência do ser mulher, em paralelo com a escrita acadêmica.

    Para tanto, partimos da reflexão sobre as diversas barreiras impostas socialmente à mulher, contextos históricos e atuais encontrados na identificação de temáticas vivenciadas dentro da escola e na prática docente, campus da diversidade que afloram em problemáticas da escola, que podem ser a fonte guia de interesse para a prática da escrita acadêmica, percursos das Diversidades Culturais: educação especial, experiências pedagógicas inclusivas advindas dos diferentes atores escolares, problemáticas que envolvem questões étnico-raciais, linguísticas, culturais e de gênero, em espaços escolares nas suas múltiplas dimensões.

    Acreditamos que a oficina com foco na escrita científica nos diferentes contextos da diversidade é uma colaboração do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico para a comunidade, trazendo referências da mulher na ciência, aspectos formativos da escrita acadêmica, e ainda servir de inspiração para mulheres que pretendem ser pesquisadoras. 

     

    2.     Objetivo: Construir a partir da reflexão sobre mulheres professoras no Amazonas que atuam com educação e diversidade na pós-graduação, suas próprias temáticas de pesquisa contextualizando com cenários da diversidade na escola;

    3.     Materiais: Data-show, cartolina, tesoura, pincéis, fita gomada.

    4.     Encaminhamento Metodológico:

    a)    Dinâmica de acolhimento – uma palavra para Educação no contexto da Diversidade;

    b)    Apreciação de vídeo – trecho de entrevista com professoras da pós-graduação que atuam com diversidade;

    c)     Roda de conversa – desafios para atuação no contexto da diversidade;

    d)    Exercício: Escrita de temática de interesse de pesquisa.

    e)    Socialização da temática.

    5.     Proposta de Avaliação:

    Socialização das percepções sobre o momento de aprendizagem. Preenchimento de Formulário Avaliativo, informando: aprendizagens e melhorias.  

     

  • Palavras-chave
  • Educação e Diversidade; Mulheres-Professoras; Educação na Amazônia.
  • Modalidade
  • Exposição
  • Área Temática
  • Oficina temática
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica