HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CAMINHOS, FONTES E POSSIBILIDADES DE PESQUISA

  • Autor
  • Vannessa Ribeiro da Silva
  • Co-autores
  • Diego Pires de Souza , Paula Rejane de Araújo Valente
  • Resumo
  •  

     

    A História da Educação é um campo consolidado, mas que segue em constante renovação por meio da ampliação das fontes e da adoção de novas perspectivas teóricas e metodológicas. Esta oficina oferecerá aos participantes um panorama introdutório, situando a importância da Escola dos Annales (1929), da Nova História, e da incorporação de diferentes tipos de fontes documentais. Na história tradicional, predominava o uso de documentos oficiais e escritos como praticamente as únicas fontes válidas. A partir de 1929, ampliaram-se as possibilidades de investigação, incorporando outros tipos de registros como jornais, cartas, iconografia, relatos orais e distintas manifestações culturais que permitem mostrar os sujeitos e experiências antes invisibilizados. Assim, serão discutidas as potencialidades dessas abordagens e apresentados exemplos de pesquisas que exploraram jornais e outras fontes não tradicionais, de modo a inspirar novos percursos investigativos e estimular a reflexão sobre os desafios e possibilidades atuais da pesquisa em História da Educação.

     

  • Palavras-chave
  • Educação; Historiografia; Documentos; Formação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Oficina temática
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica