Cultura do Jogo na Cidade de Manaus – Os Jogos Populares e sua relação com a sociedade moderna.

  • Autor
  • GUSTAVO QUEIROZ RAPOSO
  • Co-autores
  • IDA DE FÁTIMA DA COSTA AMORIM , SHEILA MOURA AMARAL
  • Resumo
  • A oficina, com duração de 1h30 e até 80 participantes, tem como objetivo discutir e vivenciar a cultura dos jogos em Manaus, relacionando tradições populares e práticas contemporâneas. Busca-se compreender a evolução dos jogos, analisar seus impactos na socialização, criatividade e desenvolvimento cognitivo e físico, além de valorizar e preservar a cultura lúdica regional. A proposta enfatiza a relação entre jogos tradicionais e populares em contraponto aos jogos atuais, destacando como ambos influenciam a formação cultural e social dos indivíduos. Nesse confronto, observa-se que, enquanto os jogos digitais e contemporâneos favorecem rapidez, individualismo e estímulos tecnológicos, os jogos tradicionais promovem cooperação, interação social e vínculos comunitários, aspectos fundamentais para o contexto escolar.

    A metodologia envolve acolhimento, roda de conversa, contextualização histórica e prática com jogos populares, seguida de reflexão coletiva. São observadas habilidades motoras, competências cognitivas e atitudes socioafetivas, registradas em ficha de observação. Os materiais incluem cones, cordas, bolas, quadro branco e recursos multimídia.

     

    A avaliação combina autoavaliação reflexiva dos participantes e observação contínua do facilitador, considerando engajamento, cooperação e respeito às regras. Dessa forma, a oficina evidencia como os jogos populares podem ser aplicados na escola como ferramentas pedagógicas eficazes para a formação integral, incentivando a preservação cultural e o equilíbrio entre tradição e modernidade no universo lúdico.

     

  • Palavras-chave
  • Cultura do Jogo, Jogos Populares, Jogo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Oficina temática
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  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
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  • Oficina temática
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