Redox além da teoria: experimento e aprendizagem

  • Autor
  • Duliane da Costa Gomes
  • Co-autores
  • Ana Beatriz Galvão Valente , Bruno Felipe de Almeida Rocha , Isabele da Silva Victor
  • Resumo
  •  

    Introdução

              O ensino-aprendizagem de ensino de reações de oxirredução no Ensino Médio, apresenta diversos desafios devido à abstração dos conceitos de transferências de elétrons e o balanceamento de equações (LOPES, 2012; ZANON; SILVA, 2010). Pesquisas indicam que os estudantes tendem a memorizar conceitos sem compreendê-los (MORTIMER, 1996; SANTOS, SCHNETZLER, 2010). Este relato descreve uma experiência pedagógica que articulas as aulas teóricas e uma atividade experimental investigativa para auxiliar na aprendizagem de oxirredução.

    Objetivo

    Investigar a eficácia de uma aula teórico-experimental no ensino de conceitos de oxirredução.

    Método.

    Inicialmente, foram ministradas aulas expositivas e dialogadas, com exemplos do cotidiano como corrosão de metais e o funcionamento de pilhas. Após, os estudantes participaram de uma atividade prática utilizando sais de ferro sensíveis à luz para produzir imagens em papel. Durante a atividade, observaram a reação de oxidação e redução impulsionada pela luz do sol, discutiram os possíveis agentes envolvidos e balancearam as equações redox correspondentes.  

    Impacto na Escola e na Comunidade

    A atividade foi interessante e estimulantes para os participantes, sendo possível observar a evolução de associar e relacionar os conceitos abstratos da oxirredução a fenômenos concretos. A prática experimental serviu como uma ferramenta motivacional, despertando um maior interesse dos participantes.

    Conclusão

    A junção entre teoria e prática favoreceu a compreensão conceitual e a motivação dos estudantes. A estratégia se mostrou promissora para o ensino de oxirredução, contribuindo para a formação de estudantes mais críticos e conscientes da presença da química no mundo.

    Referências.

    LOPES, A. R. C. Ensino de Química e Construção do Conhecimento. São Paulo: Cortez, 2012.

    MORTIMER, E. F. Concepções dos estudantes e ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1996.

    SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2010.

    ZANON, L. B.; SILVA, A. C. T. Ensino de Química e cotidiano: propostas de atividades experimentais de baixo custo. Química Nova na Escola, v. 32, n. 4, p. 239-245, 2010.

  • Palavras-chave
  • oxirredução, ensino-aprendizagem, experiências
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica