Introdução
O ensino-aprendizagem de ensino de reações de oxirredução no Ensino Médio, apresenta diversos desafios devido à abstração dos conceitos de transferências de elétrons e o balanceamento de equações (LOPES, 2012; ZANON; SILVA, 2010). Pesquisas indicam que os estudantes tendem a memorizar conceitos sem compreendê-los (MORTIMER, 1996; SANTOS, SCHNETZLER, 2010). Este relato descreve uma experiência pedagógica que articulas as aulas teóricas e uma atividade experimental investigativa para auxiliar na aprendizagem de oxirredução.
Objetivo
Investigar a eficácia de uma aula teórico-experimental no ensino de conceitos de oxirredução.
Método.
Inicialmente, foram ministradas aulas expositivas e dialogadas, com exemplos do cotidiano como corrosão de metais e o funcionamento de pilhas. Após, os estudantes participaram de uma atividade prática utilizando sais de ferro sensíveis à luz para produzir imagens em papel. Durante a atividade, observaram a reação de oxidação e redução impulsionada pela luz do sol, discutiram os possíveis agentes envolvidos e balancearam as equações redox correspondentes.
Impacto na Escola e na Comunidade
A atividade foi interessante e estimulantes para os participantes, sendo possível observar a evolução de associar e relacionar os conceitos abstratos da oxirredução a fenômenos concretos. A prática experimental serviu como uma ferramenta motivacional, despertando um maior interesse dos participantes.
Conclusão
A junção entre teoria e prática favoreceu a compreensão conceitual e a motivação dos estudantes. A estratégia se mostrou promissora para o ensino de oxirredução, contribuindo para a formação de estudantes mais críticos e conscientes da presença da química no mundo.
Referências.
LOPES, A. R. C. Ensino de Química e Construção do Conhecimento. São Paulo: Cortez, 2012.
MORTIMER, E. F. Concepções dos estudantes e ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2010.
ZANON, L. B.; SILVA, A. C. T. Ensino de Química e cotidiano: propostas de atividades experimentais de baixo custo. Química Nova na Escola, v. 32, n. 4, p. 239-245, 2010.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica