BioCode Amazônia: Mapeando a Biodiversidade da escola com Ciência e Tecnologia

  • Autor
  • NELCILENE DE ALMEIDA PONTES
  • Co-autores
  • Leudirson Furtado Clovis
  • Resumo
  •  

    Introdução

    O projeto BioCode Amazônia integra ciência, tecnologia e preservação ambiental, incentivando os alunos a explorar a biodiversidade local por meio do registro de espécies e criação de QR Codes interativos, que fornecem informações detalhadas sobre cada uma delas. Pesquisas indicam que o uso de QR Codes em projetos educacionais favorece a aprendizagem e aumenta a interação entre estudantes e meio ambiente. O projeto segue iniciativas como o “Páginas da Biodiversidade”, que despertou o interesse de visitantes ao disponibilizar informações sobre espécies em espaços públicos (LEAL; MESTRE, 2024). Além disso, o “Jardim Digital” em Manaus integrou o uso de QR Codes com o levantamento de espécies vegetais, promovendo ciência e conscientização ambiental (BRITO et al., 2021). Essas iniciativas mostram como a tecnologia é uma aliada importante na educação e preservação da biodiversidade regional, conforme afirmado por Sá et al. (2019).

    Objetivo

    Promover a observação, análise e registro da biodiversidade local, desenvolvendo habilidades de pesquisa científica e uso de tecnologias digitais, criando um Mapa Interativo da Biodiversidade com QR Codes.

    Método

    O projeto é realizado na Escola Estadual José Carlos Martins Mestrinho, em Itacoatiara-AM, com alunos da 1ª série do ensino médio. A primeira fase incluiu a preparação da turma e a divisão em grupos (2-4 alunos), que escolheram um trajeto dentro da escola para registrar de 3 a 5 plantas e animais. Foram anotados dados como local, data, características visuais e usos culturais. A coleta foi feita de forma responsável, utilizando apenas folhas e sementes caídas, que foram armazenadas em sacos de papel. Após a coleta, os alunos realizaram uma identificação preliminar das espécies.

    Na fase seguinte, os alunos criaram fichas educativas com as informações coletadas, destacando nome científico, popular, características e cuidados de conservação. Em seguida, criaram conteúdos digitais no Google Docs/Drive, com fotos e textos explicativos. Cada espécie recebeu um QR Code, inserido nos cartazes informativos. Ao final, os alunos apresentaram suas descobertas à comunidade escolar, demonstrando como usar os QR Codes.

    Impacto na Escola e na Comunidade

    O projeto tem promovido engajamento ativo dos alunos, permitindo uma compreensão mais profunda da biodiversidade local. Os estudantes aprenderam sobre a importância das espécies e aprimoraram suas habilidades tecnológicas ao utilizar QR Codes e ferramentas digitais. Na comunidade escolar, o projeto gerou conscientização ambiental por meio de cartazes e fichas educativas, destacando os usos culturais e ecológicos das plantas e animais registrados. A exposição interativa com QR Codes oferece acesso direto à informação, promovendo o engajamento coletivo na preservação ambiental.

    Conclusão

    O projeto tem proporcionado aprendizado significativo para os alunos e fortalecido o vínculo entre a escola e a comunidade. A metodologia adotada promove conscientização ecológica e cultural, além de valorizar o conhecimento local. Ao integrar atividades de observação, coleta, identificação e produção digital, o projeto contribui para a preservação ambiental e para o desenvolvimento de habilidades essenciais na formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente.

  • Palavras-chave
  • QR Codes, Interação digital, Mapeamento da biodiversidade, Metodologias ativas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
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