Iniciação em pesquisa laboratorial universitária de adolescente com altas habilidades e superdotação

  • Autor
  • Juliana da Costa Luz
  • Co-autores
  • Rayssa Lima de Almeida , Ellen Raphael
  • Resumo
  • Crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação (AHS) necessitam de atividades desafiadoras com estímulos adequados para manterem-se engajadas, evitar o tédio e frustações, além de melhor desenvolverem seu potencial. O programa Escola Humanizada de Aplicação, em colaboração com a MENSA Brasil, oferece oficinas interativas para alunos AHS, proporcionando experiências educacionais que atendem às suas áreas de interesse. A presente proposta é desenvolvida no laboratório ILUM, na Universidade do Estado do Amazonas, com a orientação de uma docente e discentes do curso de Engenharia Química. Atualmente, conta com a participação de um adolescente que participa das atividades, demonstrando progresso significativo no domínio prático de técnicas laboratoriais e ampliando seus conhecimentos em sua área de interesse dentro do contexto universitário.

  • Palavras-chave
  • Altas habilidades; superdotação; engenharia química; laboratório; integração.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica