FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIÁLOGO DUAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Autor
  • Maciliana de Souza Bezerra
  • Co-autores
  • Denilson Diniz Pereira
  • Resumo
  • A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a formação de professores que estão nos anos iniciais do ensino fundamental e como ocorre o diálogo com a Educação Inclusiva em uma escola da zona centro oeste do município de Manaus/Am. O objetivo geral da pesquisa é buscar  analisar o processo de inclusão dos alunos com deficiência nas turmas de ensino regular dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da zona centro oeste do município de Manaus/Am.  Averiguar como se constituiu a história e evolução da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e na educação. Discutir possibilidades para ampliação e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Contribuir para uma reflexão crítica quanto à postura dos profissionais da educação no exercício de suas práticas pedagógicas. Para alcançar o objetivo usamos uma abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa de campo é um método de pesquisa que envolve coleta de dados diretamente do ambiente onde ocorre o fenômeno.

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Formação de professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica