COLONIALIDADE, CIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DA EUGENIA

  • Autor
  • Lucenir da Silva Frazão
  • Co-autores
  • Luciana Passos Sá
  • Resumo
  • O trabalho analisa as intersecções entre colonialidade, ciência e formação docente, tendo a eugenia como dispositivo de poder. A investigação qualitativa e bibliográfica discute como a ciência moderna legitimou hierarquias raciais e sociais, sustentando exclusões. A eugenia, apropriada por elites latino-americanas, consolidou-se como expressão do racismo científico, orientando políticas de branqueamento, higienismo e seleção imigratória. No campo educacional, impôs currículos eurocêntricos e deslegitimou outros saberes. Evidencia-se a permanência dessa lógica colonial em áreas como a genética, a inteligência artificial e o racismo algorítmico. Reconhece-se a docência como prática social estratégica, que requer pedagogia crítica e decolonial. As Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 são marcos de ruptura, mas seguem ameaçadas por retrocessos. Conclui-se pela urgência de reorientar ciência e educação como campos de emancipação e dignidade, sobretudo em contextos periféricos e amazônicos..

  • Palavras-chave
  • Colonialidade; Eugenia; Formação docente; Educação científica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica