O presente documento é um relato de experiência, originado da vivência da autora como bolsista do Programa Residência Pedagógica (RP) em instituição de ensino público, com o subprojeto de Física, entre 01 de outubro 2020 e 31 de março 2022, visava fomentar projetos institucionais de residência para acadêmicos da graduação, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação graduação. E o simulador PhET utilizado na pesquisa constitui uma ferramenta que congrega um conjunto de simuladores interativos de Ciências e Matemática, idealizados pela Universidade do Colorado (EUA), empregados no ensino de Física, Química, Biologia, Matemática e Ciências da Terra, permitindo a exploração visual e prática de conceitos.
?O objetivo central foi aplicar o simulador PhET nas aulas de física, que, devido à Pandemia da Covid-19, estavam em formato remoto, buscando uma aprendizagem significativa para discentes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, em Itacoatiara-AM. Os simuladores PhET foram usados por facilitarem a compreensão de fenômenos abstratos (ondas, circuitos, radiação, movimento, probabilidade, etc.), e utilizados para demonstrar os três princípios fundamentais da mecânica clássica: as leis de Newton. Para a sua aplicação, foram utilizadas apresentações elaboradas por discentes bolsistas do Programa Residência Pedagógica por meio da plataforma Google Meet.
?A pesquisa envolveu duas turmas da 1ª série (1º 05 e 1º 06) do turno vespertino. As aulas, ministradas em formato remoto, estabeleciam o contato com as turmas via aplicativo de comunicação WhatsApp. Em seguida, disponibilizava-se o link para a sala virtual do Google Meet. As aulas eram ministradas e, subsequentemente, questionava-se os discentes com a realização de uma atividade, que era encaminhada em formato pdf pelo WhatsApp. A correção era feita por meio de fotografias enviadas pelos estudantes no grupo da sala.
?A execução desta atividade foi considerada satisfatória, pois aguçou a curiosidade dos estudantes, promovendo uma interação significativa entre os discentes do programa e os alunos do Ensino Médio. A metodologia, apesar das dificuldades impostas pela Pandemia, foi relevante para ensinar e apresentar os fenômenos aos estudantes de forma interativa e lúdica.
?Portanto, a experiência demonstrou que o uso do simulador PhET, bem como outras ferramentas tecnológicas utilizadas, é uma estratégia eficaz no ensino de Física, pois promove a integração tecnológica, alinhando-se às diretrizes da BNCC e do PCNEM. Apesar dos desafios de acesso e gestão, os resultados positivos indicaram a relevância do uso da tecnologia como práticas permanentes no processo formativo, em especial na formação de professores e no ensino-aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica