Autismo Nível 1 e os Desafios da Inclusão Escolar: entre a invisibilidade e a necessidade de suporte

  • Autor
  • Emanuelle Lorena Teixeira Chagas
  • Co-autores
  • Regina Marieta Teixeira Chagas
  • Resumo
  • Este estudo examina as dificuldades enfrentadas por alunos autistas de nível 1 no processo de inclusão escolar, concentrando-se nos obstáculos que restringem sua participação integral no ensino regular. Com base em uma revisão da literatura e utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2007), constata-se que a falta de visibilidade das demandas desse grupo, a carência de formação docente especializada e a ausência de estratégias adaptativas intensificam os processos de exclusão simbólica, mesmo que esses indivíduos estejam formalmente matriculados. A discussão que emergiu após a aplicação da ATD ao corpus de análise aponta que a inclusão efetiva requer mudanças estruturais, formação continuada, suporte interdisciplinar e um olhar atento às singularidades do nível 1 do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

  • Palavras-chave
  • Autismo Nível 1; Educação Inclusiva; Análise Textual Discursiva
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica