Desenhando o Plano Educacional Individualizado a partir do Design Thinking: inovação colaborativa para a inclusão de estudantes autistas nível 1

  • Autor
  • Emanuelle Lorena Teixeira Chagas
  • Co-autores
  • Regina Marieta Teixeira Chagas
  • Resumo
  • Este estudo explora como o Design Thinking (DT) pode enriquecer a criação do Plano Educacional Individualizado (PEI), ferramenta vital para a inclusão de estudantes autistas de nível 1. O PEI, amparado pela Política Nacional de Educação Especial, é essencial para atender às necessidades únicas desses alunos. Contudo, pesquisas mostram que sua implementação ainda é limitada, com foco na burocracia e pouca participação escolar. O DT surge como uma abordagem inovadora, centrada no indivíduo, transformando a construção do PEI. Usando a Análise Textual Discursiva (ATD), organizamos três categorias: empatia no dia a dia escolar, criação de estratégias inclusivas e avaliação constante do PEI. Os resultados indicam que a união de DT e PEI impulsiona práticas criativas, colaborativas e focadas no aluno, promovendo a inclusão real.

  • Palavras-chave
  • Design Thinking; Plano Educacional Individualizado; Autismo nível 1
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica