Experiência da Prática do Planejamento Urbano na Escola Humanizada

  • Autor
  • Eduardo Hounsell Marizeiro de Barros
  • Co-autores
  • Valdete Santos de Araújo , Carolina Cecília Carvalho Nogueira
  • Resumo
  •  

    O artigo apresenta uma iniciativa de extensão do Curso de Engenharia Civil da UEA, vinculada ao projeto Escola Humanizada, que promove a interação entre o conhecimento acadêmico e as vivências de crianças e adolescentes do NAAHS. O objetivo foi aprimorar a alocação de pontos comerciais e residenciais e incentivar a acessibilidade urbana por meio de maquetes. As atividades ocorrem desde 2023 e, em 2025, o foco passou a ser o impacto do trânsito na qualidade de vida e a influência da localização de áreas sociais no cotidiano. Identificou-se que 76% dos alunos possuíam pouco conhecimento sobre planejamento urbano, mas reconheceram sua importância ambiental. Observou-se maior engajamento com questões sustentáveis, mostrando que abordagens lúdicas facilitam a compreensão de conceitos como redução de acidentes e acessibilidade urbana. A Escola Humanizada contribuiu para estimular a investigação científica, a formação crítica e o fortalecimento de práticas urbanísticas desde a infância.

     

  • Palavras-chave
  • Planejamento urbano, NAAHS, Acessibilidade Urbana.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica