PROJETO DE PESQUISA SOBRE O PROCESSO INCLUSIVO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM DEFICIÊNCIA NOS CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL NO AMAZONAS

  • Autor
  • Hellen Cristina Silva Matute
  • Co-autores
  • José Ricardo Oliveira Dutra , Regina Marieta Teixeira Chagas
  • Resumo
  • A proposta propõe investigar a inclusão de estudantes com deficiência (PcD) no Ensino Médio dos Centros de Educação em Tempo Integral do Amazonas, à luz da Lei da Lei nº 13.146/2015). Visa compreender tais alunos são inseridos nas classes regulares, considerando adaptações necessárias. Adota abordagem qualitativa com aporte quantitativo, um estudo de escolas estaduais, envolvendo análise documental, entrevistas e coleta de dados com os principais atores envolvidos no processo. A interpretação seguirá a Análise Textual Discursiva. O referencial abrange políticas públicas, gestão escolar, práticas pedagógicas inclusivas e formação docente. Dados do Censo Escolar 2024 indicam aumento de matrículas, sobretudo de PcDs com deficiência intelectual, TEA e deficiência física. Persistem, contudo, desafios na qualidade do atendimento, sobretudo em áreas rurais e ribeirinhas. O estudo pretende identificar lacunas e propor recomendações para fortalecer a educação inclusiva no contexto amazônico.

  • Palavras-chave
  • Inclusão Escolar, Pessoa com Deficiência, Escola de Tempo Integral, Ensino Médio.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica