SEGURANÇA ALIMENTAR INDÍGENA E A IMPLEMENTAÇÃO DO PNAE NA ESCOLA KUMANI ALIANÇA

  • Autor
  • Luiz Manuel Pacaio Tananta
  • Co-autores
  • Joandrio Nogueira de Souza , Gerson Ribeiro Bacury
  • Resumo
  •  

    A alimentação escolar em comunidades indígenas amazônicas envolve cultura, território e políticas públicas. Este estudo analisou a efetivação das diretrizes do PNAE na Escola Indígena Kumani Aliança, com foco na valorização dos saberes alimentares tradicionais. A pesquisa qualitativa, com abordagem etnográfica, incluiu entrevistas com um gestor e duas merendeiras, além de observação direta. Os resultados apontam limitações na oferta de alimentos e ausência de ingredientes da dieta Kokama, como o peixe. A inclusão da agricultura familiar representa um avanço na valorização cultural e reforça a necessidade de políticas públicas que respeitem os modos de vida indígenas.

     

  • Palavras-chave
  • Alimentação Escolar; Cultura Indígena; PNAE; Saberes Tradicionais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica