CONCEITOS ESPONTÂNEOS E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM UMA TURMA DE 8º ANO NA CIDADE DE MANAUS-AM

  • Autor
  • DEBORA REGINA SOARES DE OLIVEIRA
  • Co-autores
  • Evandro Luiz Ghedin , Lúcia Helena Soares de Oliveira
  • Resumo
  •  

    Este artigo, um recorte de dissertação de mestrado defendida na cidade de Manaus, investiga a formação de conceitos científicos em aulas de Ciências Naturais no 8º ano de uma escola pública de Manaus, com 39 alunos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na teoria de Vygotsky, utilizou entrevistas com a professora, observação em sala e grupo focal com estudantes. O foco da análise foi a relação entre conceitos espontâneos dos alunos e a contextualização no ensino. A análise revelou que a professora, apesar de valorizar a contextualização, demonstrou pouco domínio da teoria de Vygotsky, equiparando os conceitos espontâneos dos alunos à sua própria prática. O estudo conclui pela necessidade de maior aprofundamento epistemológico na formação de professores, para que compreendam a relação dialética entre os saberes dos alunos e os conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem mais eficaz.

  • Palavras-chave
  • Conceitos científicos; Contextualização; Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica