Introdução
A degradação ambiental é um dos maiores desafios da contemporaneidade, exigindo reflexão crítica e ações concretas no âmbito educacional. No município de Borba (AM), os jovens da educação básica convivem diretamente com problemas ambientais, como desmatamento, poluição e descarte inadequado de resíduos. Nesse contexto, a escola se apresenta como espaço privilegiado de sensibilização para a transformação socioambiental, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, capazes de compreender sua responsabilidade com o meio onde vivem. Nessa proposta, buscou-se inserir a temática ambiental na realidade escolar, por meio de práticas pedagógicas que puderam estimular a reflexão e o protagonismo estudantil, em consonância com a perspectiva crítica de Paulo Freire (1996) e a noção de meio ambiente como construção histórico-social, conforme Coelho (2004).
Objetivo
No objetivo geral do projeto foi analisado o pensamento ecológico dos jovens da 3ª série do Ensino Médio da EETI José Holanda Cavalcante, buscando compreender sua percepção crítica sobre a relação entre sociedade e meio ambiente. Especificamente, buscou-se assim: identificar o perfil ecológico dos estudantes; reconhecer ações humanas que representam desafios à sustentabilidade; estimular atitudes reflexivas sobre as questões ambientais; promover a formação de cidadãos-ambientais capazes de multiplicar esses conhecimentos em seus contextos familiares e comunitários.
Método
A pesquisa adotou abordagem qualitativa, articulando três etapas principais:
Pesquisa bibliográfica sobre meio ambiente e responsabilidade socioambiental, a partir de autores como Coelho (2004), Dias (2003) e Freire (1996);
Atividades pedagógicas em sala de aula, incluindo mesas-redondas, oficinas de produção de murais e elaboração de frases reflexivas e materiais de sensibilização;
Práticas extensionistas, como campanhas de preservação no espaço escolar e na comunidade.
O público-alvo foram estudantes da 3ª série do Ensino Médio, por estarem em fase final da educação básica, o que possibilitou maior maturidade para o engajamento em questões socioambientais.
Impacto na Escola e na Comunidade
O projeto ampliou a compreensão dos alunos sobre seu papel no meio ambiente, estimulando-os a ter uma postura ativa e crítica diante dos problemas ambientais. No espaço escolar, houve maior engajamento em campanhas de preservação e fortalecimento da consciência coletiva sobre os cuidados com o ambiente. Já na comunidade, o impacto aconteceu a partir da disseminação de informações e práticas socioambientais no entorno escolar, transformando os estudantes em multiplicadores de conhecimento. Dessa forma, a escola fortaleceu seu papel social, contribuindo para a construção de uma cidadania ambiental engajada com a sustentabilidade.
Conclusão
O despertar da responsabilidade socioambiental no espaço escolar reforçou a importância da educação como prática emancipadora. Mais do que transmitir conteúdos, o projeto promoveu atividades que levaram à mudanças de atitudes, incentivo à autonomia crítica dos educandos e consolidação da escola como espaço de transformação social. Ao articular reflexão teórica e práticas educativas contextualizadas, reafirma-se o compromisso ético da educação com a preservação da vida e com a construção de sociedades sustentáveis.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica