USO DA HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UM CENTRO EDUCACIONAL INFANTIL

  • Autor
  • JACINEIDE MARTINS DA SILVA
  • Co-autores
  • Giselle Soares Batista , Jacilene Martins da Silva , Suziane Souza e Souza
  • Resumo
  • Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados do “Projeto Horta Sustentável” do Centro Educacional Tia Dodó, localizado no distrito de Caburi, que pertence ao território campesino de Parintins/AM. Desenvolvido com crianças da Educação Infantil, buscou estimular a responsabilidade ambiental e sustentabilidade por meio da implementação de uma horta, melhorando a qualidade de alimentação e fornecendo segurança alimentar. De caráter qualitativo descritivo, contou com registros fotográficos e pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que a Horta se tornou uma pratica pedagógica eficaz, unindo teoria e pratica, favorecendo a aprendizagem nutricional, o cuidado com o ambiente e hábitos saudáveis, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, social e ambiental das crianças.

     

     

  • Palavras-chave
  • horta sustentável. Educação Infantil. Alimentação saudável. Potencialidades pedagógicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica