REFLEXÕES A PARTIR DA DISCIPLINA ELETIVA LÍDER EM MIM: CAMINHOS PARA O AUTOCONHECIMENTO DE ALUNOS AUTISTAS CONECTADOS PELO ASPECTO SOCIOEMOCIONAL

  • Autor
  • ANDRÉA OLIVEIRA DE SOUZA
  • Resumo
  •  

     

    O artigo aborda a importância da inclusão educacional por meio da disciplina Líder em Mim e sua contribuição para o autoconhecimento de alunos autistas. Objetiva analisar como essa disciplina favorece competências socioemocionais, diante dos desafios da educação inclusiva. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, busca compreender percepções e experiências no processo de ensino-aprendizagem. Utiliza procedimentos bibliográficos, fundamentados em estudos sobre inclusão, socioemocional, da disciplina eletiva O Líder em Mim. A amostra é composta por alunos autistas, definida por amostragem aleatória simples. Conclui-se que a disciplina fortalece autoestima, promove liderança e convivência social, integrando ciência, tecnologia social e práticas pedagógicas inovadoras. Assim, configura-se como recurso pedagógico relevante para inclusão, protagonismo e valorização de potencialidades no contexto amazônico.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Autismo, Inclusão, Liderança, Amazônia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica