ARTE E LETRAMENTO NA “OCA”: EXPERIÊNCIAS NO REFORÇO ESCOLAR COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM PARINTINS AMAZONAS

  • Autor
  • BRENA DE MORAES PEREIRA
  • Co-autores
  • Rodrigo da Silva Pinheiro
  • Resumo
  • Este artigo relata a implementação de um modelo experimental de reforço escolar com alunos do Ensino Fundamental I em Parintins (AM), utilizando conteúdos da disciplina de artes como estratégia interdisciplinar. A proposta visa investigar os impactos da arte na aprendizagem e formação integral dos estudantes, com base em autores como Barbosa, Fusari e Ferraz, além dos PCNs e BNCC. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou observação participante e diário de campo. Os resultados apontam que o modelo favoreceu o engajamento, a socialização e o desenvolvimento de habilidades criativas, contribuindo para a autonomia dos alunos e avanços na leitura e escrita, especialmente entre estudantes com TEA e TDAH. A culminância foi uma exposição artística que evidenciou os progressos pedagógicos e emocionais, com conexões entre arte e outras disciplinas escolares.

  • Palavras-chave
  • arte, aprendizagem; sociabilidade; interdisciplinaridade; inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica