Neste relato de experiencia, propõe-se um modo de demostrar que a razão entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência resulta sempre na constante irracional pi. Sua representação decimal é infinita e não periódica. Esse número possui grande importância na matemática, especialmente em cálculos relacionados a figuras geométricas circulares, como o comprimento e a área de circunferências.
Os objetivos principais desta atividade foram: mostrar a obtenção do número irracional pi por meio da geometria; relacionar o comprimento e o diâmetro de uma circunferência; e calcular medidas de figuras circulares e de sólidos geométricos. Para isso, foram utilizados recursos simples, como quadro branco, pincel, apagador, régua, tesoura, barbante e objetos cilíndricos de diferentes tamanhos.
Após explorar o conceito de número irracional, levamos os alunos a relacionar o comprimento e o diâmetro de uma circunferência com o número irracional pi, bem como realizar cálculos que envolvam esse número. Para tanto, os alunos realizaram manipulações concretas, onde precisaram de barbante, régua, tesoura e vários objetos cilíndricos com tamanhos variados. Enquanto os alunos manipulam esses materiais cilíndricos, enfatizamos o significado de circunferência e diâmetro. Os alunos mediram o perímetro e o diâmetro dos objetos, registraram as medidas encontradas e a razão entre elas, e observaram que os resultados obtidos são muito parecidos, isto é, valor próximo a 3,14..., valor aproximado da constante pi, A partir desse resultado experimental, os alunos aplicaram a constante em fórmulas conhecidas, como o cálculo do comprimento da circunferência (C = 2pir) e da área da circunferência (A = pir²), ampliando a compreensão de sua aplicabilidade.
Foram selecionados dois alunos para realizar essa atividade, Breno da Silva Brasil e Raylane Lorane de Oliveira Santana, alunos do 8º ano, turma “A”, da escola municipal Dom Paulo Mc Hugh, município de Itacoatiara – Amazonas. Feita a fundamentação do número irracional pi, exploramos os conceitos deste número, a razão que existe entre circunferência e diâmetro, com a utilização de um barbante foi feita a medida do perímetro de uma tampa de lata de leite e colocada no quadro branco, posteriormente, foi feita a medida do diâmetro da tampa, colocando o barbante na borda da tampa, passando pelo ponto central e chegando a outra borda da tampa, medida coletada e colocada no quadro branco, dividindo a primeira medida (circunferência) pela segunda medida (diâmetro), obteve-se o número aproximado de 3,14..., que é número irracional pi. Com a obtenção desse número irracional, passamos a fazer outros cálculos como, comprimento de uma circunferência, área de uma circunferência, dentre outros.
Essa experiência foi replicada na IV Feira Amazonense de Matemática – 2024, realizada pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/UFAM), apresentação local na escola estadual Maria Ivone Leite, em Itacoatiara – Amazonas.
Esperamos, após a explanação do conceito de número irracional, relacionando o comprimento e o diâmetro de uma circunferência com o número irracional pi, e a realização dos cálculos, utilizando objetos de formas circulares e objetos cilíndricos, ficando assim enfatizado com clareza a importância desse número irracional especial.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica