Residência Pedagógica - A Física do Cotidiano e o Ensino Remoto

  • Autor
  • Socorro Oliveira Ribeiro
  • Resumo
  • O projeto aborda os desafios do ensino de Física durante a pandemia de COVID-19, com o objetivo de manter o caráter prático da disciplina em um ambiente de aula virtual. Para isso, professores e residentes desenvolveram um projeto focado no uso de materiais de baixo custo para transformar a casa dos alunos em um laboratório.

    O projeto foi dividido em duas etapas principais: Criação de Experimentos: Foram compiladas atividades práticas com materiais do dia a dia (garrafas, balões, moedas), com passo a passo e explicações teóricas simplificadas.Execução e Avaliação: Vídeos tutoriais e aulas online foram gravados para demonstrar os experimentos. Os alunos foram incentivados a reproduzi-los e a enviar vídeos ou relatórios. O feedback dos estudantes foi coletado para aprimorar as propostas.

    O projeto gerou um impacto significativo, fortalecendo a colaboração entre educadores e aumentando o interesse dos alunos pela Física. A iniciativa mostrou que a ciência pode ser acessível e tangível, e que o conhecimento científico pode ser construído com recursos simples, disponíveis na realidade dos alunos. Em última análise, a experiência demonstrou que as limitações impostas pela pandemia podem ser catalisadoras de criatividade e inovação pedagógica.

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica, Ensino Remoto, Experimento de Baixo Custo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica