AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO AMAZONAS: ENTRE A APROPRIAÇÃO CRÍTICA E A LÓGICA INSTRUMENTAL DO ESTADO AVALIADOR

  • Autor
  • Ana Patricia Peinado e Silva
  • Co-autores
  • Marúcio José Bezerra Mendonça
  • Resumo
  • Este artigo analisa como a formação continuada da rede estadual do Amazonas orienta a apropriação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A investigação discute se as formações promovidas pela Seduc/AM operam como estratégia do Estado avaliador, priorizando indicadores quantitativos em detrimento de uma apropriação crítico-reflexiva. Fundamenta-se na sociologia reflexiva bourdieusiana, utilizando objetivação participante e triangulação entre análise documental, entrevistas e observação participante. Os resultados preliminares mostram que, embora as formações busquem aproximar os dados da realidade local, predomina uma lógica técnico-instrumental. Como contraponto, a análise do Sigeam revela informações mais contextualizadas sobre a educação amazonense, mas pouco valorizadas nas estratégias formativas centradas no Saeb.

     

  • Palavras-chave
  • Saeb; Formação continuada; Estado avaliador; Amazonas; Sigeam.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica