O projeto aborda os desafios do ensino de Física durante a pandemia de COVID-19, com o objetivo de manter o caráter prático da disciplina em um ambiente de aula virtual. Para isso, professores e residentes desenvolveram um projeto focado no uso de materiais de baixo custo para transformar a casa dos alunos em um laboratório.
O projeto foi dividido em duas etapas principais:Criação de Experimentos: Foram compiladas atividades práticas com materiais do dia a dia (garrafas, balões, moedas), com passo a passo e explicações teóricas simplificadas.Execução e Avaliação: Vídeos tutoriais e aulas online foram gravados para demonstrar os experimentos. Os alunos foram incentivados a reproduzi-los e a enviar vídeos ou relatórios. O feedback dos estudantes foi coletado para aprimorar as propostas.
O projeto gerou um impacto significativo, fortalecendo a colaboração entre educadores e aumentando o interesse dos alunos pela Física. A iniciativa mostrou que a ciência pode ser acessível e tangível, e que o conhecimento científico pode ser construído com recursos simples, disponíveis na realidade dos alunos. Em última análise, a experiência demonstrou que as limitações impostas pela pandemia podem ser catalisadoras de criatividade e inovação pedagógica.
Comissão Organizadora
PROPESP Eventos
Comissão Científica