AULA-PASSEIO E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE CÉLESTIN FREINET

  • Autor
  • Paula Rejane de Araujo Valente
  • Co-autores
  • Diego Pires de Souza , Pérsida da Silva Ribeiro Miki
  • Resumo
  •  

    O texto relata a experiência formativa de dois doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Amazonas (UFAM), durante o estágio na disciplina de Conteúdo e Metodologia do Ensino de História e Geografia, no curso de Licenciatura em Pedagogia. A atividade central analisada foi uma aula-passeio ao Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), fundamentada na pedagogia de Célestin Freinet. A pesquisa é de natureza qualitativa e adota o relato de experiência como procedimento metodológico, apoiado na técnica da pesquisa-formação, que valoriza a construção coletiva do saber docente e a análise crítica da prática pedagógica. Concluímos que a experiência pedagógica vivida e a contribuição dos autores utilizados no decorrer do texto enfatizam a importância de práticas educativas significativas, que rompam com o ensino tradicional e livresco, e contribuam para a construção de uma docência crítica, emancipadora e socialmente comprometida.

     

  • Palavras-chave
  • Formação inicial de professores; Práticas de ensino; Ensino Superior; Estágio acadêmico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica