ESTUDO DE MOLÉCULAS BIOATIVAS ATRAVÉS DE MODELAGEM MOLECULAR: UMA PROPOSTA INOVADORA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

  • Autor
  • Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves
  • Co-autores
  • Fernanda Souza Mendonça , Glaydson de Oliveira Araújo , Laura Coelho da Costa , Lorena Santos da Silva
  • Resumo
  •  

    Introdução: O trabalho teve como objetivo oportunizar aos alunos do 3º ano do ensino médio o estudo tridimensional de moléculas orgânicas através de programas computacionais. O estudo tridimensional perpassa pelas seguintes etapas: desenho da molécula, visualização em 3D, otimização molecular e realização de cálculos quânticos para a obtenção de propriedades físico-químicas, como por exemplo: energia de formação, orbital molecular mais alto ocupado (HOMO), orbital molecular mais baixo desocupado (LUMO) e mapa eletrostático. A obtenção e interpretação dessas propriedades auxiliam na compreensão de algumas propriedades, como por exemplo reatividade química e atividades biológicas que estas moléculas apresentam. Tais informações possibilitam aos alunos uma visão holística do ponto de vista molecular, pois é possível conhecer a influência que cada grupo funcional apresenta em determinada molécula. Objetivo: Realizar estudo quântico molecular de moléculas bioativas presente em 03 frutos da Amazônia (cupuaçu, guaraná e tucumã). Método: Foram selecionadas as moléculas as seguintes moléculas: ácido ascórbico, catequina, epicatequina e quercetina, pois as mesmas estão presente nos frutos selecionados, além  de apresentarem atividade antioxidante. Para realizar o desenho das moléculas, foi utilizado o software Chemsketch. Também foi utilizado como apoio metodológico o canal do YouTube “Organicamente UFPR”, que é administrado pelo Grupo de Pesquisa de Química Orgânica, Biológica e Computacional da UFPR - campus Palotina. Este canal disponibiliza tutoriais de Química Computacional que possibilita a obtenção de descritores quânticos: mapa eletrostático, energia de formação, potencial de ionização (PI), HOMO, LUMO, GAP (diferença entre valor de HOMO e LUMO). Além destes recursos, foram utilizados os programas Hyperchem e Guassian, os quais possibilitaram a otimização das estruturas das  moléculas e obtenção dos resultados. Impacto na Escola e na Comunidade: Promoveu aproximação do conteúdo teórico estudado em sala de aula com as práticas desenvolvidas do projeto, além disso, foi possível aplicar os conceitos básicos de Química Orgânica através do estudo teórico das moléculas bioativas estudadas. Também foi possível implementar uma metodologia para realização de estudos teóricos quânticos moleculares. Conclusão: Foi possível proporcionar aos participantes do projeto conhecimentos mais avançados em relação à Química Orgânica, pois possibilitou obter resultados relacionados à atividade antioxidante e a reatividade química das moléculas estudadas. Agradecimento: A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) pelo financiamento do projeto, por meio do programa PRODEB/FAPEAM, edital nº 006/2021.

  • Palavras-chave
  • Ensino de Quiímica; Química Orgânica; Metodologia Ativa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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