O artigo sintetiza dissertação defendida em 2023 no PPGIDH-UFG, que investigou a formação musical de adolescentes em medida socioeducativa no CASE Goiânia (2011-2022). Fundamentado em Paulo Freire, no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH), o estudo utilizou pesquisa-ação qualitativa com observação participante e análise de composições musicais. Constatou que a internação deve articular responsabilização e emancipação, e que a Oficina de Produção e Expressão Musical oferece espaço de ressignificação e criatividade. As músicas revelam desigualdades, racismo e exclusão, mas também autonomia, autoestima e pertencimento. A oficina, ao valorizar o protagonismo juvenil, rompe a lógica punitiva, reforça a socioeducação como prática pedagógica e humanizadora, e demonstra que ações culturais contribuem para efetivação dos direitos humanos e a ressocialização, sendo parte do processo registrada em gravações.
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