‘ONDE NÃO CABIAM, PASSAM A EXISTIR’: FORMAÇÃO MUSICAL DE ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NO CASE, EM GOIÂNIA-GO

  • Autor
  • Erick Christhian Barroso Braga
  • Co-autores
  • Elson Santos Silva
  • Resumo
  •  

    O artigo sintetiza dissertação defendida em 2023 no PPGIDH-UFG, que investigou a formação musical de adolescentes em medida socioeducativa no CASE Goiânia (2011-2022). Fundamentado em Paulo Freire, no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH), o estudo utilizou pesquisa-ação qualitativa com observação participante e análise de composições musicais. Constatou que a internação deve articular responsabilização e emancipação, e que a Oficina de Produção e Expressão Musical oferece espaço de ressignificação e criatividade. As músicas revelam desigualdades, racismo e exclusão, mas também autonomia, autoestima e pertencimento. A oficina, ao valorizar o protagonismo juvenil, rompe a lógica punitiva, reforça a socioeducação como prática pedagógica e humanizadora, e demonstra que ações culturais contribuem para efetivação dos direitos humanos e a ressocialização, sendo parte do processo registrada em gravações.

     

  • Palavras-chave
  • Direitos Humanos; Socioeducação; Adolescentes; Oficinas Musicais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica