ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INDÍGENA COMO CAMINHO PARA A SUPERAÇÃO DE DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA AMAZÔNIA CONTINENTAL

  • Autor
  • Andréia Oliveira Rabelo
  • Co-autores
  • Hellen Cristina Picanço Simas , Jonise Nunes Santos
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta a experiência de estágio supervisionado em docência, realizado entre abril e agosto de 2024, na disciplina de Educação Indígena do curso de Pedagogia da UFAM. O estágio buscou integrar teoria e prática no processo formativo da pesquisadora-estagiária, com foco na valorização da diversidade cultural e no estudo da Lei nº 11.645/2008. A metodologia envolveu observação participante, regência de aulas, oficinas e debates reflexivos a partir da perspectiva decolonial. Os resultados evidenciam aprendizados, como a articulação entre conteúdos teóricos e práticas pedagógicas em contextos multiculturais, além do desenvolvimento de competências comunicativas e de gestão. Os desafios, como a resistência inicial dos alunos, foram superados com materiais decoloniais, atividades de valorização identitária e um evento coletivo com participação de indígenas e especialistas. Conclui-se que a formação docente é essencial para uma educação decolonial e inclusiva.

  • Palavras-chave
  • Narrativas autobiográficas; estágio docência; educação indígena.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica