O Projeto Atlas, desenvolvido em Itacoatiara em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) por meio do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), teve como foco o mapeamento das dificuldades de aprendizagem da educação básica e a integração da comunidade escolar com a universidade. A iniciativa surgiu da necessidade para enfrentar lacunas de aprendizagem em Matemática, Ciências e Tecnologia. Inspirado em metodologias ativas e na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), articulou teoria e prática em atividades semanais que impactaram docentes, discentes e a comunidade.
O objetivo central foi capacitar e atualizar professores das redes estadual e municipal, fortalecendo suas práticas pedagógicas com metodologias inovadoras baseadas na abordagem STEAM. Paralelamente, buscou-se proporcionar aos alunos experiências de aprendizagens significativas que estimulassem autonomia, raciocínio lógico e criatividade, contribuindo para corrigir lacunas escolares detectadas no processo escolar.
A metodologia envolveu encontros semanais de formação no ICET, onde monitores e preceptores elaboravam planos de aula, discutiam estratégias e recebiam orientações. Aos sábados, alunos de escolas municipais e estaduais participavam de atividades em álgebra, geometria e lógica, sempre com o estudante como protagonista do conhecimento.
Foram utilizadas metodologias ativas como jogos matemáticos, desafios lógicos e recursos digitais, aproximando a Matemática do cotidiano. Entre as práticas destacaram-se jogos online, Torre de Hanói, Tangram Matemágico e atividades lúdicas. Também foi criado um laboratório interativo em três escolas da cidade, apresentado em exposições externas com ampla participação da comunidade.
O impacto do Projeto Atlas foi perceptível em diferentes dimensões. Para licenciandos em Ciências: Matemática e Física, houve ampliação das práticas pedagógicas e maior integração entre teoria e prática, A formação semanal contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem desses discentes alinhada à BNCC e as demandas do Novo Ensino Médio. Para alunos da educação básica, as atividades despertaram interesse pelas disciplinas Matemática e Ciências de forma pratica, divertida e envolvente, melhoraram o desempenho escolar e reduziram lacunas de aprendizagem. Para a comunidade, o projeto aproximou a universidade da realidade escolar, promovendo uma integração e fortalecendo a educação como processo coletivo.
O Projeto Atlas demonstrou que a integração entre universidade, escola e comunidade gera resultados significativos na formação docente e discente. A abordagem STEAM mostrou-se eficaz para dinamizar a prática pedagógica e despertar o interesse dos alunos, contribuindo para a valorização da formação continuada e para o fortalecimento dos vínculos entre ensino superior e educação básica.
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