Competências Digitais e STEAM na Formação de Professores na Amazônia: Uma Revisão Sistemática

  • Autor
  • Carlos Giovanne Pereira Serejo
  • Co-autores
  • Sarah Pinheiro Barbosa , Gisely Sousa Serejo
  • Resumo
  • Esta revisão sistemática, analisou evidências sobre programas de formação continuada que integram competências digitais e a abordagem STEAM voltados a professores de Ciências e Matemática na Amazônia. A busca (2010-2024) incluiu quatro bases (Scopus, Web of Science, SciELO e LILACS) e literatura cinzenta (BDTD). O corpus final reuniu oito estudos. A maioria apresentou formações curtas, híbridas ou online, com ênfase em metodologias ativas e projetos investigativos. Os achados apontam avanços na autoeficácia docente e na produção de sequências STEAM, mas efeitos pouco claros na aprendizagem discente. Barreiras como conectividade limitada, infraestrutura precária e sobrecarga de trabalho emergem como críticas, enquanto mentoria, comunidades de prática e territorialização curricular se mostram facilitadores relevantes. Conclui-se que políticas públicas devem privilegiar modelos de longa duração, tecnologias acessíveis e soluções offline-first, considerando especificidades amazônicas.

  • Palavras-chave
  • formação de professores, competências digitais, STEAM, Amazônia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica