Formação de professores indígenas: o que nos mostram as pesquisas?

  • Autor
  • KACIA NETO DE OLIVEIRA
  • Co-autores
  • CINARA CALVI ANIC , JONISE NUNES SANTOS
  • Resumo
  •  

    A formação dos professores indígenas é complexa, sendo um dos grandes desafios para implementação da Educação Escolar Indígena. Nesse sentido, o presente texto investiga como as pesquisas dos últimos anos abordam a formação dos professores indígenas? Neste fim, elege-se como objetivo central mapear em teses e dissertações o que as pesquisas estão discutindo sobre desses professores no período de 2018 a 2024. O percurso metodológico contou com mapeamento parcialmente sistemático (Coelho, 2022), com análise a partir de Creswell (2017), em uma abordagem qualitativa da pesquisa. Os resultados nos revelam que a formação do professor deve ser intercultural, específica, diferenciada e contextualizada, princípios  indispensáveis a valorização dos conhecimentos indígenas, bem como suas identidades culturais, conclui-se ainda que a continuidades das políticas públicas e o apoio institucional são condições necessárias a formação do professor indígena.

  • Palavras-chave
  • mapeamento; Formação de Professores Indígenas; Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica