O projeto tem como objetivo promover a parceria entre escola e família no processo da inclusão de estudantes autistas em uma escola pública de Parintins-AM. Diante do aumento de matrículas de crianças TEA na educação básica, torna-se fundamental buscar estratégias colaborativas que possam contribuir para o desenvolvimento educacional e socioemocional desse estudante. O projeto pretende promover mais práticas pedagógicas, promovendo uma cultura escolar participativa, inclusiva e adaptadas as especificidades individuais do estudante com TEA. Vale ressaltar, a importância de fortalecer os vínculos entre os profissionais da educação e os responsáveis contribuindo para a construção contínua de uma rede de apoio eficaz no desenvolvimento do protagonismo socioemocional e educacional da criança TEA, além de criar espaços de discussões e deliberações importantes para os fortalecimentos de políticas públicas no âmbito da educação inclusiva na região amazônica. Por meio do projeto espera-se melhorias na comunicação entre escola e família nesse processo de inclusão de crianças autistas na escola de rede pública no município de Parintins-AM. Fomentar estratégias de acolhimento dos responsáveis e sensibiliza-los a reflexões críticas que irão ampliar as possibilidades pedagógicas e socioemocionais de estimulação do protagonismo e aprendizagem dos estudantes TEA, prevenindo a exclusão social e garantindo o acesso e permanência do direito à educação de qualidade para todos as crianças TEA nas escolas de rede pública.