ESCOLA E FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS

  • Autor
  • Gabrielle Pauxis Ribeiro
  • Co-autores
  • Bruna dos Santos Prata
  • Resumo
  •  

    O projeto tem como objetivo promover a parceria entre escola e família no processo da inclusão de estudantes autistas em uma escola pública de Parintins-AM. Diante do aumento de matrículas de crianças TEA na educação básica, torna-se fundamental buscar estratégias colaborativas que possam contribuir para o desenvolvimento educacional e socioemocional desse estudante. O projeto pretende promover mais práticas pedagógicas, promovendo uma cultura escolar participativa, inclusiva e adaptadas as especificidades individuais do estudante com TEA. Vale ressaltar, a importância de fortalecer os vínculos entre os profissionais da educação e os responsáveis contribuindo para a construção contínua de uma rede de apoio eficaz no desenvolvimento do protagonismo socioemocional e educacional da criança TEA, além de criar espaços de discussões e deliberações importantes para os fortalecimentos de políticas públicas no âmbito da educação inclusiva na região amazônica. Por meio do projeto espera-se melhorias na comunicação entre escola e família nesse processo de inclusão de crianças autistas na escola de rede pública no município de Parintins-AM. Fomentar estratégias de acolhimento dos responsáveis e sensibiliza-los a reflexões críticas que irão ampliar as possibilidades pedagógicas e socioemocionais de estimulação do protagonismo e aprendizagem dos estudantes TEA, prevenindo a exclusão social e  garantindo o acesso e permanência do direito à educação de qualidade para todos as crianças TEA nas escolas de rede pública.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Jogos, Meio Ambiente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica