IDEOLOGIA E SILENCIAMENTO NA POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS

  • Autor
  • Carla Caroline Brandão Jacqminut
  • Co-autores
  • Andrea Celeste Artica Castro , Luziene da Silva Pinheiro
  • Resumo
  •  

    Este trabalho analisa a política de alfabetização baseada em evidências científicas na rede municipal de Manaus, a partir da hermenêutica crítica de Ricoeur. Tendo como corpus documentos oficiais e normativas locais, mobiliza as categorias de ideologia (Chauí) e de práxis (Freire) para problematizar as contradições entre o discurso de eficácia científica e a prática docente. Argumenta-se que a centralidade conferida às neurociências, em detrimento da Pedagogia, funciona como estratégia ideológica que aliena o trabalho docente e reduz professores a executores de prescrições. O silenciamento dos docentes aparece como efeito de uma política que reifica sua prática e esvazia a dimensão crítica da alfabetização. A discussão articula Chauí, Freire e outros, mostrando como a política expressa disputas hegemônicas e reforça uma pedagogia de domesticação. Conclui-se pela necessidade de retomar a dialética crítica como método de resistência e reafirma-se a atualidade da pedagogia freiriana.

  • Palavras-chave
  • alfabetização, ideologia, políticas públicas, práxis docentes, hermenêutica crítica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
Voltar Download
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão
  • LANÇAMENTO DE LIVROS
  • I FICTEA - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social: pesquisas, práticas e experiências pedagógicas envolvendo povos indígenas, quilombolas, do campo, das florestas e das águas
  • I FICTEA - EIXO 1 - Inovação, Educação Especial e Inclusão em contextos amazônicos: explorar metodologias; processos educativos inovadores; experiências, práticas; tecnologias em espaços educacionais amazônicos
  • I FICTEA - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura: enfrentamentos necessários para/na Amazônia
  • Oficina temática
  • XXIII SEINPE - EIXO 1 - Inovação e Educação
  • XXIII SEINPE - EIXO 2 - Educação, Ciência e Sustentabilidade Social
  • XXIII SEINPE - EIXO 3 - Escola, Cidadania e Cultura
  • XXIII SEINPE - EIXO 4 - Educação e Inclusão

Comissão Organizadora

PROPESP Eventos

Comissão Científica